O Reinado dos Reis Servidores: Governantes Serão Servos

Você está aqui

O Reinado dos Reis Servidores

Governantes Serão Servos

Download (Baixar)
MP3 Audio (54.72 MB)

Download (Baixar)

O Reinado dos Reis Servidores: Governantes Serão Servos

MP3 Audio (54.72 MB)
×

O Reino de Deus durante o milénio será muito diferente deste mundo. Uma grande diferença será como os governantes governarão. Este sermão aborda este tema e a importância de nos prepararmos agora para este reinado. O que é que devemos estar a desenvolver? Senão entendermos o que devemos desenvolver e senão nos mantermos fieis até ao fim, é possível que não sejamos considerados e escolhidos para ser parte deste governo mundial. Certamente não desejamos que isso aconteça. Nós temos uma parte importante a fazer para não cairmos e desviarmos-nos.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O reinado dos reis servidores.

Ou de outra maneira talvez seria reis e governantes tem que realmente serem servos.

Como é que o mundo pode ser mudado para um melhor mundo?

Só há uma solução possível irmãos pois só vai haver um governo que vai resolver estes problemas e muitos cristãos tem uma ideia errada acerca do governo de Deus e do Reino de Deus.

E por causa disso podem perder a sua recompensa ou a oportunidade de governarem ou de estarem no Reino de Deus.

Qual é a razão das primícias? Por que é que Deus planejou um plano com o estágio de primícias? O segundo do período destes festivais do plano de salvação representado pelos Dias Santos e festivais de Deus.

O que é que nós como cristãos o que é que vamos fazer ou qual é a nossa missão?

Na futura idade, sim, nas primícias nos revelam esse plano e tem que haver um grupo de pessoas que tem que ir primeiro e pessoas que vão estar escolhidas para estar em primeiro para se qualificarem como santos e não é somente para que estejam no Reino de Deus, mas eles vão ter ou o Reino de Deus vai ser deles.

Quando a igreja recebeu o Espírito Santo no grupo original no dia dos apóstolos os irmãos e cristãos estavam ali no dia de Pentecostes e se tornaram filhos de Deus através de uma geração e se tornaram irmãos de Jesus Cristo.

Esses e nós nesta era estamos a nos qualificar para sermos os primeiros a serem admitidos no Reino de Deus através de uma ressurreição e por isso que diz: abençoados aqueles que estão na primeira ressurreição porque a segunda morte não terá poder sobre eles.

Uma coisa que o mundo não entende é que Deus não está a tentar e esforçar-se e fazer tudo quanto é possível para converter o mundo hoje, sim, Ele não está a tentar converter o mundo todo hoje.

Até os apóstolos eram para serem testemunhas de Jesus Cristo até o fim e nós devemos pregar a Boa Nova do Reino de Deus, MT 24:14, como testemunho até o fim.

AP 12 diz que a igreja era para ser um testemunho de Jesus Cristo e por isso temos que ser fieis, sim, temos que ser fieis, mas tudo isso em preparação para a próxima era.

Para a próxima era quando a população mundial será dada a oportunidade, a grande oportunidade, de se virarem para Deus e se arrependerem e esse será então o período quando Deus vai salvar o mundo.

O período em que Deus vai salvar o mundo vai ser o Reino Milenial e não é neste reino e não é neste período em que vivemos agora de satanás.

Nesse período então as pessoas vão entender a verdade e Deus salvará as pessoas e realizará o seu propósito porque Deus tem um propósito para eles e por isso tem um propósito para nós.

Porque agora Ele está a qualificar u grupo de pessoas que estão sendo preparadas para o próximo passo no processo de criação porque Deus é um Criador e Deus não acabou a criação pois está a criar filhos e filhas Dele.

Este processo de criação continuará por muito tempo e porque deveria de parar° E por isso agora Deus está a desenvolver a capacidade para poder fazer isso no futuro através dos verdadeiros cristãos que estão a ser chamados agora.

Antes de andar para o próximo passo seguinte e estágio irmãos Deus tem um propósito extremamente enorme para muito além do que nós possamos imaginar e por isso neste momento Deus está a preparar um pequeno grupo de pessoas a sua igreja e está a preparar-nos e está a preparar esse grupo para a próxima fase do seu processo criativo e por isso nós vamos ter uma responsabilidade nessa posição como um povo de fundação básica que vai ser vital no desenvolvimento desse mundo do amanhã.

E vamos ter uma posição para toda a eternidade e para um propósito central e básico e extremamente importante e esse propósito é para garantir que o propósito de Deus vai ser executado com sucesso para toda a eternidade aí fora.

E também para adiante e além disso outras metas que Deus venha a instituir e por isso é vital e vitalíssimo que nós aprendamos hoje e agora debaixo destas circunstâncias muito especiais que agora estejamos a ser preparados para esse grande e maravilhoso e poderoso futuro.

E agora onde vivemos é o único local para nós aprendermos o que Ele quer que nós aprendamos e nos vai ajudar nesta preparação para podermos executar a responsabilidade que Ele tem para você e para mim no mundo do amanhã na próxima idade e a próxima era.

E por isso não é simplesmente o que Deus quer que nós venhamos a ser mas é o que Deus quer que nós estejamos a fazer porque nós vamos ter uma obra muito grande como seus servos e uma obra muito especial e muito importante no mundo do amanhã!

E por isso que Ele está a preparar hoje u povo e por isso vamos ver hoje uma característica principal para nos qualificarmos para a próxima idade próxima era e para as eras daí em diante.

Porque Deus está nos chamar hoje em dia não simplesmente para a salvação, sim, estamos a ser salvos para a salvação mas há muito mais do que isso.

Quando o Evangelho é pregado é o Evangelho do Reino de Deus e as pessoas, nós, as que respondem as que são chamadas e as que respondem desta chamada tem que responder a chamada da responsabilidade do Reino de Deus.

Isto é, para o seu lugar e a sua posição que vão ter no Reino porque Deus está a qualificar seres humanos para estarem no Reino.

Queridos irmãos o mundo não entende isto.

Queridos irmãos não estamos aqui simplesmente para recebermos a salvação na frente dos outros, não, nós estamos aqui para aprender a assistir Cristo para nós com Ele debaixo das instruções e da guia de Cristo no mundo do amanhã ajudemos a Cristo a realizar através de Cristo a realizar o golo Dele e a ter outras pessoas no Reino de Deus como filhos e filhas de Deus.

Para ajudar essas pessoas e ensinar essas pessoas e está claro para ao fim disso essas pessoas virem a ter a vida eterna como filhos fieis para que também venham a ser gerados pelo Pai para ficarem filhos do Pai e também irmãos de Cristo.

Queridos irmãos no AP lemos que Cristo veio para governar e Ele qualificou-se e está a fazer tudo da maneira que Deus quer as então por que que o Reino vai ser dado aos santos?

Vejam e RM 8:17 diz assim: “somos filhos mas também herdeiros de Deus”; queridos irmãos quando herdamos é que as coisas pertencem a nós e vamos herdar o Reino de Deus.

“e co-herdeiros com Cristo”.

Vejam e LC 12:42: “disse o Senhor: quem é, pois, o mordomo fiel? E prudente a quem o Senhor confiará os seus conservos para dar dar-lhes o sustento no seu tempo”; estamos a ver aqui u servo e mordomo, servo fiel e prudente e para que? Para dar-lhes o seu sustento a seu tempo e para dar-nos o Reino de Deus.

“e bem aventurado aquele servo que o Senhor quando vier o achar fazendo assim verdadeiro vos digo: confiará todos os sus bens”; vai nos ser confiado a responsabilidade de governar no Reino de Deus e vai nos ser dado no Reino de Deus.

MT 25 fala sobre a preparação para o tempo do fim e depois diz: “venham herdar o Reino preparado para vocês desde a fundação do mundo”.

Então quais são uma das qualificações importante para herdarmos o Reino de Deus? Sim sabemos que começando em GN o mundo digamos assim foi castrado pela serpente as pessoas deixaram o caminho de Deus mas desde o tempo de Abel Deus tem tentado construir e a desenvolver este Seu plano para ter filhos e filhas Dele no Reino Dele.

E por isso agora vivemos num mundo no qual temos que aprender lições neste mundo que é governado pelo diabo e temos que aprender lições e que fazer essas lições agora!

Porque esta é a nossa hora para vencermos e aprendermos  e vocês vejam profecias como em DN 7 que digamos assim é paralelo a DN 2 em DN 7 fala acerca vamos começar no v. 13-14: “estava olhando nas minhas visões da noite e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem” está aqui a ver Jesus Cristo; “e dirigiu-se ao Ancião de Deus e o fizera chegar até ele”; tá aqui uma visão Cristo ainda não tinha vindo na carne por isso era uma visão como um Filho do Homem  e está claro Ele é o Filho do Homem as é uma visão e por isso estava a ver desta maneira e disse assim no v. 14: “foi Lhe dado domínio”; foi dado a Jesus Cristo domínio; “e glória e o Reino para que os povos, nações e os homens de todas as línguas o servissem e o Seu domínio é domínio eterno que não passará e o Seu Reino jamais  será destruído”; vai ser Rei dos reis e de sempre.

Por isso está a descrever nos v. 15-16 que ele estava a ver isto e viu estes quatro animais no v. 17: “são quatro reis que se levantarão da terra” e quando lemos isto comparado com DN 2  são estes quatro grupos de reis quer dizer Babilônia, Medo Persa, a Grécia e depois o império romano com suas ressurreições que é a última destas quatro bestas que está escrito e DN 7 da maneira que interpreta isto é por quatro bestas representando uma vez mais Babilônia, Medo Persa, a Grécia e depois o romano e o romano continuará através das suas ressurreições até a vinda de Cristo e é o que diz aqui.

E depois diz aqui no v. 18: “mas os santos do Altíssimo receberão o Reino”; quer dizer ao fim deste período os santos do Altíssimo aqueles que são ressuscitados na primeira ressurreição vão receber o Reino e não é simplesmente estar no Reino pois vão receber o Reino.

“e o possuirão para todo o sempre de eternidade em eternidade”; isso não vai ser uma coisa temporária e não vai ser um governo por 3 ou 4 anos vai ser eterno! E você e eu temos que estar preparados no momento da ressurreição dos mortos para herdar isto se não, não vamos herdar.

Temos que nos preparar agora pois está a descrever que veio a conhecer este animal que é esta quarta besta que vai dominar e controlar tudo e depois vê-se no v. 21 que vai ter um controle e que vai fazer guerra contra os santos quer dizer que este é um governo que vai lutar contra os santos desde o início do estabelecimento da igreja até a vinda de Cristo.

É este reino que vai fazer isto debaixo desta igreja falsa e que sabemos que é o reino romano que é estabelecido a volta da Europa e a igreja romana que tem afetado as ressurreições deste império romano e que afetará no futuro.

Afetará e estas pessoas serão oprimidas diz assim: “até que veio o Ancião de dias, no v. 22. E fez justiça aos santos do Altíssimo e veio o tempo em que os santos possuíram o Reino”; os santos possuíram o Reino o Reino de Deus para reinar sobre as pessoas vai ser dado aos santos.

Queridos irmãos isto é muito importante entendermos isto.

“este reino vai pisar os pés e fazer e pedaços”, quer dizer é um reino que vai dominar e vai querer ter poder da maneira que as pessoas governam vão querer oprimir as pessoas e vão quer puxar e força em cima das pessoas é o governo deste mundo.

E depois diz no v. 26: “mas depois assentará o tribunal para lhe tirar o domínio”; é o fim deste reino romano que vai ter várias ressurreições e esta última que está por vir que é a Europa Unida com dez reis ou grupos de nações e diz assim n v. 27: “ e o reino e o domínio e a majestade dos reinos debaixo dos céus serão dados ao povo dos santos do Altíssimo e o seu reino será eterno e todo os domínios o servirão e o obedecerão”; e assim terminou o assunto.

Queridos irmãos vamos reinar e o Reino vai ser dado a nós se nós estivermos qualificados porque estamos aqui a ser preparados e treinados para governar com Jesus Cristo.

Há uma responsabilidade muito grande que você e eu temos hoje neste dia porque podemos falhar mas se falharmos não é culpa de Deus e sim culpa nossa.

Vejam aí em AP 12:5 diz assim está a falar aqui: “Jesus Cristo um filho varão que há de reger todas as nações com cetro de ferro”; vai governar todas as nações com cetro de ferro e o que isso quer dizer? Quer dizer que quando Jesus Cristo vier vai ser duro e opressivo e vai oprimir as pessoas com uma vara de ferro e vai pôw!

Vejam também aqui em AP 2:26-27 falando acerca da igreja em Tiatira diz assim: “ao vencedor que guardar até ao fim as minhas obras Eu lhe darei autoridade sobre as nações e com cetro de ferro”; é como uma vara de ferro por exemplo; “as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro!”; quer dizer que Jesus Cristo vai vir e vai destruir as pessoas e vai oprimir as pessoas e vai ser mau? Não, não, precisamos de entender isto.

Isto vê-se aqui em SL 2 começando no v. 8 diz: “pede-me e Eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão com vara de ferro as regerás”; o Pai diz a Jesus Cristo pede-me e vou Te dar as nações e vou Te dar o Reino de Deus para reinares na terra e diz: “com vara de ferro a regerás e despedaçarás como um vaso de oleiro”; como lemos em AP 2.

“agora ó reis sedes prudentes já vos adverti os juízos da terra e servi ao Senhor com temor e alegrai-vos Nele com tremor, beijai o Filho, Jesus Cristo, para que não se irrite e não perecereis no caminho porque dentro em pouco se Lhe inflamará a ira bem aventurados todos que Nele se refugiam”, ou seja, respeitem a Jesus Cristo.

E por isso vemos que aqueles que são leais a Cristo vão ter que respeitá-lo e sim quando Jesus Cristo vier vai ter que arrasar e submeter rapidamente estas nações que vão estar opostas contra Cristo.

Ele então vai usar esta vara de ferro e este cetro de fero para por as nações direitas as esses são aqueles que vão estar a rebelar-se e opor a Cristo quando Ele vier mas o cetro de ferro simboliza a regra e o ferro quer dizer que não vai ser partido ou quebrado e que vai continuar para sempre.

Do cetro também, por exemplo, uma vara de um pastor é para cuidar e guiar as ovelhas não é para bater nas ovelhas as para guiar e cuidar das ovelhas mas para bater nos lobos.

E por isso à vinda de Cristo as nações vão convergir contra Cristo e lutar contra Cristo e Ele lutará contra elas porque diz que vem num cavalo branco isso em AP 19. Vem num cavalo branco e vem com as tropas dos céus que provavelmente será uma tropa angélica equipada e bem preparada para essa responsabilidade e as nações vão avança contra Cristo e contra este recém formado governo que foi dado para governar na terra.

E porque Jesus Cristo à sua vinda vai dar as últimas 7 pragas e vai castigar as nações estes povos, nações e reis e políticos vão odiá-lo e vão querer destruí-Lo e vai haver oposição direta das nações com armas nucleares para tentar destruir Cristo e está claro em vão.

Porque o poder destas nações vai ser arrasada subitamente.

E depois alguns anos depois temos por exemplo nações como Gogue e Magogue que vão atacar e vemos isso e EZ 38-39 o território de Israel que vai estar vivendo em paz.

E nesse período também Jesus Cristo vai destruir com poder esses rebeldes e vai arrasá-los em pedaços e essas nações não vão se levantar de novo contra Jesus Cristo e por isso quem for deixado aqueles que sobreviverem vão ser muitos de certeza mas aqueles que sobreviverem viverão debaixo da regra do governo do Reino de Deus que é o Reino de Jesus Cristo e nós como santos ressuscitados vamos governar com Ele e uns com os outros, os irmãos, e debaixo de Cristo.

Sim vai haver uma vara de aço uma vara de ferro mas isso é um cetro que não vai ser quebrado, si, Jesus Cristo vai resolver o problema desta oposição que vai acontecer nesses momentos mas Jesus Cristo não quer matar as pessoas, não quer machucar as pessoas porque vimos e conhecemos quem Jesus Cristo é.

É manso, gentil e carinhoso, si, aos rebeldes Ele vai tratar com eles mas Ele quer trazer o povo e as pessoas ao ponto que se arrependam e sigam o caminho de Deus.

E por isso vemos e ZC 14 que Jesus Cristo virá e fará isso e depois chegará até o ponto que as nações do Egito virão para Jerusalém para guardar a festa dos tabernáculos está e ZC 14:16.

Então é desejo de Jesus Cristo de destruir as nações e de as arrasar? De as dominar? Não, mas aqueles que vierem contra Cristo debaixo deste engano de satanás, debaixo desta maneira deste tipo de besta, Deus vai ter que tratar deles digamos assim.

Mas não vai ser uma regra de ouro digamos assim de por as pessoas em baixo, não, inicialmente ao início do Reino Milenial vão haver nações como eu disse de estarem enganadas e vai haver oposição e essa oposição será tratada digamos assim.

Mas uma vez que estes rebeldes sejam tratados e não é a maneira que Jesus Cristo quer converter o mundo e por isso temos que entender como é que o mundo vai ser governado no dia de amanhã e por isso temos que entender o que nós vamos fazer como e por quê que nós vamos ter uma responsabilidade como santos a reinar debaixo de Cristo.

Ou uma vez que entendamos o que vamos fazer então entendemos o que devemos aprender agora porque o que nós vamos fazer é que estamos a nos qualificar para reinar no milênio debaixo de Cristo para ensinar as nações com amor e carinho para as ensinar e as guiar e para sermos servos destas nações e educar de uma maneira vindoura e com sacrifícios e fazendo um serviço e um carinho para essas pessoas e por isso o título do eu serão: O Reinado dos Reis Servidores.

Queridos irmãos vejam a parábola das dez minas em LC 19:12 diz assim: “certo homem partiu para uma terra distante com o fim de tomar posse do reino e voltar”; tomar posse do reino e voltar simbolizando Jesus Cristo que vai tomar posse do Reino de Deus e vai voltar para a terra.

“e chamou os seus servos”; estas pessoas são servos de Deus; queridos irmãos nós somos servos de Jesus Cristo e temos que O seguir.

“e deu a eles dez minas e u deles veio e disse: tua mina rendeu dez”.

E depois diz no v. 17: “muito bem servo bom”; servo bom aqui o vemos retornou e quando? À vinda de Cristo retornou como vimos no v. 15 depois de tomar posse do reino e veio chamar os seus servos a fim de saber quanto cada um tinha conseguido e depois rendeu de acordo com o que fizeram, recompensa.

E depois diz no v. 17: “muito bem servo bom porque fostes fiel no pouco terás responsabilidade por dez cidades”.

Queridos irmãos nós como servos de Jesus Cristo vamos ter que ganhar e render e fazer crescer, dar um crescimento ao que Deus nos dá e temos que crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Por isso vemos aqui nesta parábola que alguns ganharam mais e renderam e outros não renderam e por isso é importante nós sabermos o que é que vamos fazer no reino do amanhã? No mundo do amanhã e no Reino de Deus pois nós o vamos possuir e vamos reinar mas vamos governar como servos e como pessoas que tem carinho por pessoas no mundo para as ensinar e os treinar e os guiar e por isso para sermos preparados agora para esse papel no mundo do amanhã temos que aprender agora sermos servos a sermos servos preparados para sacrificar o nosso tempo e a nossa vida das nossas coisas pelos outros que tem dificuldades.

Vejam aqui no v. 17 diz assim: “porque fostes fiel”; queridos irmãos temos que ser fieis.

Vejam em AP 5:9 diz assim: “entoaram um novo canto e dizendo: digno és de tomar o livro da vida e de abrir os selos porque fostes morto e com teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação”.

Fomos comprados irmãos e fomos redimidos e depois diz no v. 10: “e reinarão sobre a terra”; nós vamos reinar sobre a terra.

Queridos irmãos este Reino vai ser um Reino de servir não é de estar sentado e dar ordens e ser um ditador vai ser um Reino de servir, servir uns aos outros para o bem dos outros.

Jesus Cristo teve que ensinar isto aos seus apóstolos e aos seus discípulos nessa altura.

Veja em MT 20 eles tinham a ideia errada e o mundo religioso tem a ideia errada óh temos que ser dominadores, não, MT 20 começando no v. 20 diz: “então chegou a Ele a mulher de Zebedeu e os filhos e pedindo um favor e o que queres? Que meus 2 filhos se assentem um a tua direita e outro a tua esquerda”; mas que atitude tão humilde, não é? Está claro que estou a ser cínico não é nada humilde e por isso que os outros ficaram tão invejosos e dissera: ei ei e nós? Queremos ter poder e queremos ter autoridade.

E a ideia aqui era de assentar-se.

Queridos irmãos no Reino de Deus a ideia não é assentar-se é servir, atuar e estar em pé a servir e não estar sentado para os outros nos servirem a nós e sim é servir aos outros.

E por isso nós estamos a ser preparados para assistir a Jesus Cristo a fazer a sua vontade e por isso Jesus Cristo diz assim no v. 22: “não sabeis o que estás a pedir vocês podem beber o cálice que estou para beber? Sim podemos!” Não sabiam o que estavam a dizer, sim, tiveram que sofrer muito por causa disso.

“Então Jesus lhes disse: está bem este é o meu cálice mas sentar a minha direita ou a esquerda a mim não lhe compete concedê-lo porém para aqueles que está a ser preparado pelo meu Pai”.

“Ora ouvindo isto os dez também ficaram aborrecidos (digamos assim indignados).

Então Jesus Cristo não os recriminou e não os castigou mas Jesus Cristo ensinou e está a ver aqui a tática de Jesus Cristo? Eles estavam a querer uma posição de autoridade e então Jesus Cristo disse: vou vos ensinar uma coisa.

Vemos aqui como não devemos atuar quando estamos ofendidos e quando estamos escandalizados porque Jesus Cristo disse: vocês não estão a entender nada do que eu estou a dizer mas Ele então começou a explicar e usou isto como uma oportunidade para ensinar de uma maneira gentil e carinhosa.

E veja no v. 25: “então Jesus chamando-os disse: sabeis que os governadores dos povos os dominam?”; são ditadores, dominar e dominam; “e que os maiorais exercem autoridade sobre eles e não é assim entre vós pelo contrário quem quiser tornar-se grande entre vós será esse que vos sirva”.

Precisamos ser servos.

“e quem quiser ser o primeiro entre vós será o vosso servo”; é o Reino dos reis servidores e o reinado dos servidores.

“tal como o Filho do Homem que não veio para ser servido mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”; servir de uma maneira sacrificial e dar da sua vida e do seu tempo e dar da sua energia para os outros.

Por isso Jesus Cristo estava a explicar um conceito errado que tinham na mente deles e por isso Jesus Cristo não perdeu tempo a ensinar a eles que essa não é a maneira do governo de Deus porque isso é como os gentios governam. A maneira do governo de Deus é servir com sacrifício.

E o Pai está a preparar os seus filhos e Ele sabe quem os são e tal como o Filho do Homem que não veio para se servir mas dar a sua vida em resgate por muitos.

Queridos irmãos vemos aqui que Jesus Cristo deu um exemplo aos discípulos e Ele não só deu um exemplo as também foi forte na maneira da religião, da maneira que os líderes religiosos que deviam estar a escutar os ensinos de Deus porque esses eram os líderes judaicos que tinham recebido a lei de Deus e que eles tinham essa responsabilidade de líderes religiosos estavam a fazer o mesmo erro.

Este erro de dominar e por isso que lemos aqui em MT 23 Jesus Cristo foi muito direto e disse a esses fariseus no v. 2: “na cadeira de Moisés que assentaram os escribas e fariseus”; tem essa responsabilidade, digamos assim este trono, esta responsabilidade e autoridade de Moisés mas estão a falhar completamente e estão a exercer isto de uma maneira errada.

Não entendem o que Deus quer da maneira que Deus quer.

“porque estão a atar fardos pesados difíceis de carregar e pratica (v. 5) todas as suas obras sem serem vistos”; olha, olhem pra mim eu sou importante, eu sou o senhor doutor, eu sou o senhor pastor, eu sou o senhor mestre, eu sou o senhor rabi, títulos e precisamos de ter cuidado com isso irmãos.

“amam o primeiro lugar nos banquetes, amam as primeiras cadeiras nas sinagogas, amam as saudações nas praças, amam ser chamados mestres pelos homens”; e esta religiosidade deles era uma religiosidade de competição, eu sou melhor que tu, competição, pois por que há tantas igrejas? É uma competição.

Por isso disse assim no v. 11: “pois o maior entre vós será vosso servo”; e temos que ser servos.

V. 15: “ai de vós escribas e fariseus, hipócritas”.

V. 16: “ai de vós escribas cegos”.

V. 17: “insensatos e cegos”.

V. 19: “cegos”.

V. 23: “ai de vós escribas e fariseus hipócritas”.

V. 24: “guias cegos”.

V. 25: “ai de vós escribas e fariseus hipócritas”

E continua, e continua....

V. 28: “porque por fora pareceis justos mas por dentro cheios de hipocrisia e iniquidade”.

Aqui estava um problema sistemático nessa religião e nas religiões deste mundo e como cristãos não podemos ser desta maneira porque Deus está a preparar os seus servos que vão seguir um caminho de serem servos e não quererem ser uma pessoa importante, não.

Por isso que Ele deu e JO 13 e por isso que Ele lavou os pés dos seus discípulos pois Ele deu um exemplo de servir e lavar os pés dos seus discípulos e por isso disse: “abençoado seja aquele que fazer o que Eu estou a fazer”.

E Por que? Primeiro: na sua posição de Senhor e professor e essa posição Dele não o liberou do seu papel e da sua responsabilidade de servir pois Jesus Cristo na sua posição como Senhor e Mestre continuou a servir até a hora que ia ser traído e morrer.

Segundo: ele se humilhou em serviço lembremos que Ele era da forma de Deus se esvaziou do que Ele era e veio na forma de homem e morreu na cruz e se humilhou de própria livre vontade e por isso vê-se aqui que a atitude de servir não é só fala mas é prática, é fazer, óh muitas pessoas falam e vê-se isso muito de pessoas de idioma português falam muito e são muito inteligentes e tem essas teorias e coisas e falam, falam mas onde está a prática?

Quantas vezes tem pessoas a dizer olha eu vou estar aqui neste dia e nesta hora e o dia e a hora vem e não estão lá, eu tive muitos seminários sobre o Reino de Deus no Brasil e em várias cidades do Brasil e continuamente um após outro dizia eu vou, estou lá, estarei e não aparecem e por que estão a mentir? Porque não dizem desculpa mas não posso ir?

Si, talvez haja um ou outro que diga isso mas na maioria é falso e não estão a basear a sua religiosidade na verdade e na prática porque hipocrisia é uma mentira e vocês sabem da história de Pedro.

Pedro em JO 21:15-19 disse: mas e o que acerca de mim? Então Jesus Cristo e vocês sabem que Pedro tinha estado na situação que negou a Cristo três vezes e quando ele disse: não eu não te deixarei e estarei contigo então depois de Jesus Cristo estar ressuscitado Pedro perguntou: óh porque acerca de mim? Ou perguntou: você e ama? Ou em outras palavras o que você acha de mim? Eu sou importante.

Então Jesus Cristo disse a Pedro: “apascenta os meus cordeiros” e depois disse outra vez: “pastoreia as minhas ovelhas” e depois disse outra vez: “apascenta as minhas ovelhas” e depois disse: “segue-me”.

Sim você sabe que em JO 13 essa história que Pedro tinha dito e estava convencido que nunca vou te deixar Jesus Cristo e então Jesus Cristo disse: ah vais e espera até o galo cantar três vezes.

Imagine quando Jesus Cristo disse a ele pastoreia as minhas ovelhas, tem cuidado dos meus cordeiros e disse: segue-me; ele deve ter pensado, é possível, deve ter pensado eu falei demais e agora tenho que praticar, si, porque vemos que Pedro antes de receber o Espírito Santo era tudo fala mas quando recebeu o Espírito Santo realizou que agora tem que praticar e tem que viver essa fala.

E vocês veem a primeira epístola de Pedro e vê-se que Pedro entendeu que tinha que praticar 1 PE está tudo acerca de submissão espiritual e tudo acerca de serviço, e 1 PE, vejamos alguns pontos, vocês arquem e escrevam com estes versículos para ver as tudo inteiro a epístola inteira não é nada pequena as veja aqui:

1 PE 1:7 diz assim: “mesmo apurado pelo fogo temos que confirmar a nossa fé”, isto é um sacrifício e temos de nos manter fieis debaixo do sacrifício e estamos a falar de um serviço e uma submissão espiritual em sacrifícios.

1 PE 2:11-13 diz assim: “amados exorto-vos como peregrinos e forasteiros que sois a vos abster de paixões carnais”; e depois diz mais adiante: “mantendo exemplar o vosso procedimento” e depois diz assim: “sujeitai-vos a toda a instituição humana por causa do Senhor”; está aqui submissão, sujeitar, ser um sacrifício e fazer um sacrifício e dela exortar não sejam como conversa mas sejam prática.

E vejam por exemplo no v. 21 diz assim: “portanto para isto mesmo fostes chamados pois que também Cristo sofreu em vosso lugar deixando-vos exemplo para seguir os seus passos”; segue-me em serviço sacrificial o reinado dos reis, o Reino de Deus, nós como reis no Reino de Deus, nosso reinado como reis nesse reinado vamos ter que ser reis servidores.

1 PE 3:1: “mulheres ser igualmente submissas estar a ensinar o princípio de submissão”;

1 PE 3:7: “maridos vós igualmente (igualmente a que? também tem que ser submissos) e vivam a vida do lar comum sem sofrimento”.

1 PE 4:1: “ora tendo Cristo sofrido na carne armai-vos vós do mesmo pensamento porque Aquele que sofreu na carne não deixou pecado”; é um sacrifício e um servo com submissão e sacrifícios.

1 PE 4:10: “servi uns aos outros cada um conforme o dom que recebeu com bons dispenseiros da multiforme graça de Deus”; temos que ser servidores.

1 PE 5: 1: “rogo pois aos presbíteros que há em vós que eu presbítero como eles e testemunho dos sofrimentos de Cristo e participando da glória pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós não porque tem que fazer mas espontaneamente como Deus quer não por sórdida ganância mas por boa vontade”; é de sacrifício porque querem fazer.

1 PE 5:5: “rogo igualmente aos jovens sede submissos e cinjais-vos de toda a humildade; Deus resiste aos soberbos e tudo aos humildes concede a sua graça, humilhai-vos!”.

Queridos irmãos Pedro entendeu a mensagem que Jesus Cristo foi um exemplo para nós pois foi um servo sacrificial até o fim e nós temos que ser o mesmo até o fim.

Esta é a nossa preparação e este é o nosso treino para sermos líderes e governantes no Reino de Deus e no reinado dos reis servidores e por isso Pedro conclui a sua segunda epístola e 2 PE 3: 18 diz assim: “crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Precisamos de crescer na graça e no conhecimento, na graça, isto é, na aplicação da lei que tem que ser aplicada como uma maneira graciosa e conhecer como Cristo fez as coisas para nós sermos o mesmo e, portanto, o serviço torna o ensino plausível e convincente e também torna o ensino verdadeiro.

Uma pessoa que diz que está ensinando mas que não serve não inspira nada.

Em TG 1:26 diz assim: “se alguém se põem assim religioso deixando de refrear a língua”; queridos irmãos esta língua tem que ser controlada não é fala, fala, fala e depois mentiras. Não faça promessas que você não vai cumprir pois temos que ser fieis.

“antes enganando o próprio coração a sua religião é vã”; se você fala, fala, fala mas não faz isso essa religião sua é vã.

“a religião pura e sem mácula para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas e as suas tribulações”; por que? Porque eles não nos podem pagar de volta porque eles nunca nos vão retornar o favor pois não tem possibilidades e por isso estamos a servir a eles não é por ganância e não é porque temos que fazer é porque queremos servir pois temos um coração de servidores, líderes servidores.

Então esse serviço é genuíno pois não tem motivos atrativos ou pessoais.

Por isso vemos e JO 1:17: “porque a lei foi dada por intermédio de Moisés e a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”; ora as pessoas não entendem o que isso quer dizer.

Queridos irmãos a lei foi dada por Moisés e o ensino acerca de como a lei deve ser administrada de uma maneira correta foi dada por Jesus Cristo, isto é, administrar a lei de uma maneira graciosa com graça, misericórdia, perdão tem que ser base da bondade, gentileza, o amor tem que ser a maneira de como a lei é administrada e a verdade não é a mentira, não são palavras, dizer eu estou lá mas não está.

“a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo ninguém viu a Deus, o Deus unigênito que está no seio do Pai é quem o revelou”; pondo isto de outra maneira irmãos João está aqui a dizer que Jesus Cristo viu a Deus e o Pai e Jesus Cristo por isso aqui está a nos dizer que Ele sabe o coração do Pai e o coração do Pai de como administrar a lei Jesus Cristo sabe muito bem.

E por isso não é contra a lei é simplesmente que a lei deve ser administrada com graça e com verdade!!

Por isso diz em EF 4:21: “é verdade em Jesus”.

Por isso também diz e JO 1:14: “o Verbo se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e verdade e vimos a sua glória, e glória com o Evangelho do Pai”.

Vimos a glória de Jesus Cristo como a glória do Pa.

Por isso que Jesus Cristo disse no sermão do monte: abençoados são aqueles que são puros no coração porque eles vão ver a Deus”: MT 5:8.

E também por exemplo em MC 10:1 diz: levantando-se Jesus foi dali para o território da Judeia além do Jordão e outra vez multidões se reuniram junto a ele e de novo Ele as ensinava seguindo o seu costume”; quer dizer estava com eles com as pessoas a servir e a ensinar e não é assentado lá atrás na sede sem fazer nada e estava no campo a servir os irmãos e as pessoas a ensinar.

Jesus viu as multidões e as pessoas e Ele as ensinou pois estava com eles.

Quantas cidades você vai governar? Você vai ter o direito, óh é meu direito e vou ter esta autoridade porque você tem um emblema aqui XX olha eu sou X vês aqui eu sou ahá esta é minha posição, óh olha para mim está aqui e tenho este cartão de identificação.

Não, não, você vai ensinar porque você vai se humilhar e vai cuidar das pessoas.

Essa é a maneira que nós temos que servir e por isso Paulo disse quando escolheu a Timóteo vejam como ele decidiu escolher Timóteo e vejam FP 2:19: “espera porém no Senhor Jesus mandares Timóteo é possível assim que eu me sinta animado tendo conhecimento da vossa situação porque a ninguém tenho dito o real sentimento que sinceramente cuide de vossos interesses”.

Porque Timóteo estava qualificado para esta responsabilidade que Paulo queria enviá-lo? Porque ele cuidava genuinamente de coração pelo interesse das outras pessoas.

“pois todos eles buscam o que é seu próprio e não o que é de Cristo Jesus mas vocês reconheceis o seu caráter provado”; se vocês conhecem o caráter provado de Timóteo pois está provado e foi treinado e preparado e debaixo de dificuldades e de pressões e perseguições e de fogo foi provado, caráter provado que é fiel que a palavra dele, a verdade e que serve que é um servo servidor e sacrifício.

É um líder servidor.

“e conheceis o seu caráter provado pois serviu ao Evangelho junto comigo como filho ao pai e por isso eu o quero enviar a vocês”; vocês têm uma necessidade e eu quero o enviar a eles.

Por isso irmãos assim que Jesus Cristo iniciar o Seu reinado Ele enviará os seus governantes que desenvolveram o caminho de governar nesta era nas primícias você e eu e vamos ser enviados por ele se nos qualificarmos para esta responsabilidade se estamos a ser treinados agora e aprendermos agora a servir.

Esse caminho que envolve o ensino e o serviço sacrificial e esses governantes produzirão bons frutos e Deus sabe que vão produzir bons frutos porque foram provados nesta vida hoje em dia no mundo debaixo da influência de satanás!

Eles vão produzir bons frutos, bons resultados e esses resultados serão eternos! E este será o reinado dos reis servidores.