Por que Cristo teve que sofrer antes de morrer?

Você está aqui

Por que Cristo teve que sofrer antes de morrer?

Download (Baixar)
MP3 Audio (55.48 MB)

Download (Baixar)

Por que Cristo teve que sofrer antes de morrer?

MP3 Audio (55.48 MB)
×

O que a Bíblia revela sobre a mente de Deus no que se refere ao sacrifício de Cristo? O sofrimento de Cristo foi extremo físicamente, mentalmente e emocionalmente. Por que Deus, o Pai, permitiu que Cristo sofresse tanto? Por que Cristo não poderia simplesmente ter morrido? Por que Ele sofreu? Por que Ele passou por tanta dor e espancamento?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Todos nós gostaríamos muito de sentar e ter uma conversa com Deus e falando com Ele e perguntando como: a visão Dele, o que está a pensar acerca disto ou daquilo e também não seria uma beleza estar sentado com Deus e perguntar como Ele pode nos ajudar a resolver um problema ou esta situação que você está a confrontar e as vezes por que está a ter esta situação?

Nem é sempre fácil como Deus pode discernir e está a pensar sobre qualquer assunto e entendemos que Deus nos deu a Bíblia e através dela a mente de Deus e Sua vontade em muitos pontos nos é relatada e revelada.

E principalmente a Bíblia nos ensina que Deus quer ter um relacionamento conosco e quer que nós não só tenhamos esse relacionamento com Ele mas também um bom relacionamento com outros.

E muitas vezes o problema pode ser dos outros mas muitas vezes também o problema é nosso e não é só apontar e dizer a culpa é do outro.

Ora, Deus nos deu por ex. Os DEZ MANDAMENTOS e os mandamentos nos revelam como: AMAR A DEUS E COMO AMAR O PRÓXIMO, e o resto da Bíblia é basicamente uma amplificação dos Dez Mandamentos.

E por isso também é interessante quando estudamos a Bíblia não só acerca de como ter um bom relacionamento com Deus e outros e aprendemos também nela qual é o plano de Deus?

A Bíblia nos revela certos pontos acerca do seu plano e interessante, por ex., observar várias profecias e qual é o acontecimento que tem mais profecias acerca disso?

De acordo com a Enciclopédia Bíblica de J. Barton e publicada em 1996 diz que entre aqueles eventos mais profetizados em terceiro lugar: é o milênio com 46 profecias; e em segundo: é a vinda de Cristo com 52 profecias e em primeiro lugar o evento mais relatado em profecias é: o sacrifício de Cristo e sua morte com 58 profecias e tudo de acordo com esta enciclopédia, está claro!

E por isso quando estudamos estas escrituras principalmente acerca do sacrifício de Cristo e Sua morte começamos a entender de uma maneira mais plena e mais completa a natureza de Deus e o amor de Deus, e a mente de Deus e o Seu plano.

Agora hoje queridos irmãos eu quero analisar algumas das escrituras que revelam a mente de Deus e especificamente Seus sentimentos acerca da morte de Cristo e o que Jesus pensava quando estava morrendo.

Agora, alguns de nós tenhamos visto o filme A PAIXÃO DE CRISTO e muitos talvez estariam chocados pela violência e podem condenar esse filme por essa causa, no entanto, muitas pessoas estão completamente ignorantes do que Cristo realmente sofreu e passou ou viveu durante esses dias que Ele sofreu.

 

Por que Deus fez isto e desta maneira? Por ex., não poderia Cristo simplesmente ter morrido, por ex., ter recebido uma seta que morresse? Ou que tivesse caído do monte? Ou tivesse sido apedrejado? Mas vemos que no relato bíblico que Cristo sofreu muito!  e muito antes de morrer!

E por isso: por que o sofrimento? Por que Jesus Cristo teve de sofrer? Por que Ele teve que passar por tanta dor e tanta surra que lhe deram? Ora, o primeiro ponto que eu quero sublinhar é que isto tudo foi planejado e vejam em JO 1:1 que diz:                                                                                                                                “no princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”

No princípio era o Verbo e Ele estava com Deus, como o Pai.

“e todas as coisas foram feitas pelo Verbo (v. 3)”

E por isso vemos aqui que o Verbo e o Pai existiam antes de todas as coisas serem criadas e ora se existiam antes do princípio então o Verbo e o Pai coexistiam e eram coeternos, isto é, existiam um com o outro porque diz: que o Verbo estava com Deus e ambos existiam antes do princípio.

 

E vimos no v. 3 que todas as coisas foram criadas pelo Verbo e que se encarnou como vemos no v. 14 e veio a ser Jesus Cristo e então vemos que o Pai teve este plano com o Verbo, e então o Verbo o executou de acordo com a vontade do Pai e o Verbo usou e vemos isso em outras escrituras que usou o poder do Espírito Santo e criar tudo. E em CL 1:15-17 diz:

“esta é a imagem do Deus invisível, primogênito de toda a criação pois Nele, em Cristo, foram criadas todas as coisas, nos céus, e sobre a terra e as visíveis e invisíveis, isto quer dizer que até os anjos foram criados por Jesus Cristo; e sejam tronos, soberanias, e quer principados e potestades; tudo foi criado por meio Dele e para Ele”

Tudo foi criado por Ele por meio das instruções do Pai.

“Ele é antes de todas as coisas e Nele, em Cristo, tudo subsiste”

Ora você já fez, por ex., criou certas coisas como construir uma casa ou um prédio você irá planejar e não vai começar a por os tijolos e fazer os murais sem primeiro planejar.

E por isso para Deus criar o universo, o sistema solar e a Terra não O faria sem planejar e por isso esses dois Seres da forma de Deus coexistentes e coeternos planejaram isto tudo.

E planejaram leis que iriam governar as coisas físicas, a matéria, e como criar a substância da matéria, as coisas físicas e então por que o universo físico foi criado?

Ora, é bem possível que nós não saibamos todas as razões embora uma das razões que é revelada na Bíblia é para cumprir o plano de Deus e por que? Está a criar filhos e filhas na Sua família e para isso Ele está a criar uma família que vi estar acima dos próprios anjos!

E que vai ser a família no reino de Deus.

Sim, porque há um reino angélico e um humano mas nós humanos o somos apenas temporariamente à nossa ressurreição, a primeira, então seremos seres espirituais no Reino de Deus, isto é, nesta família de Deus.

E também Deus criou a ajudar neste processo os anjos, isto é, seres espirituais embora os anjos não tenham a natureza de Deus e essa natureza é tal que Ele, Deus, não pode tocar e nem é tentado a pecar e em TG 1.13 se lê:

“ninguém ao ser tentado diga: sou tentado por Deus porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo a ninguém tenta”

O Pai não pode ser tentado nem o Verbo e o Verbo quando era um ser espiritual não era tentado e aliás quando veio a ser um era físico, de carne e sangue, sim foi tentado embora nunca pecou!

Porque a natureza Dele é um tal que não vai se submeter as tentações!

E por isso, por ex., quando Deus criou os anjos, e vemos que os anjos em suas características e capacidades eram perfeitos embora tivessem algo que lhes faltavam: eles não tinham a natureza de Deus!

E a natureza de Deus é uma que faz com que uma pessoa ou ser não peque e por isso até os anjos tinham que escolher entre o certo e o errado e, por ex., o anjo que veio a ser satanás que se rebelou e pecou não tinham estas pressões das tentações da natureza humana porque não são seres físicos.

Mas também não tinham esta natureza de Deus para nunca pecar e porque os anjos não tinham o caráter de Deus porque Deus é como dizer assim: não pode criar caráter.

Caráter é algo que tem que ser desenvolvido com o tempo e vemos em EF 3:8-11 diz:

“a mim, o menor dos santos, Paulo, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Deus”

E aqui está um mistério!

“e manifestar qual seja a dispensação desse mistério desde os séculos o culto em Deus que criou todas as coisas”

Por Jesus Cristo como diz na ACF.

“para que pela igreja a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus Nosso Senhor”

Deus tem um plano e neste plano criou um mundo físico, criou os anjos e embora os anjos tiveram possibilidade de fazerem sua escolha embora isto seja parte de um mistério, de um grande plano e de grande e eterno propósito.

E lemos também nesta secção no v. 10: a multiforme sabedoria de Deus pois esta sabedoria de Deus tem muitos ângulos e capacidades e também vemos em EF 1:9-10 diz:

“desvendando o mistério da Sua vontade segundo o beneplácito em Cristo de fazer convergir Ele na dispensão da plenitude dos tempos e todas as coisas tanto no céu como na terra; Nele, digo, O qual fomos também feitos herança predestinados segundo o GRANDE PROPÓSITO Daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da Sua vontade a fim de sermos, nós membros da igreja, do louvor da Sua glória, nó os que de antemão, esperamos em Cristo”

Deus tem um propósito e um plano e tem um plano predestinado a nós e vejam também em 1 PE 1: 18 diz:

“sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis como prata ou ouro que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram embora pelo precioso sangue do cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido com efeito antes da fundação do mundo”

Antes da fundação do mundo, o Pai e o Filho já tinha conversado sobre isto e o tinham bem direito planejado porque diz aqui: que Jesus Cristo tinha que sofrer, o Verbo tinha que desencarnar e sofrer, e eu isto era conhecido antes da fundação do mundo e antes do princípio; e veja também em AP 13:8 diz:

“adorá-lo-ão todos os que habitam sobre a terra cujos nomes não foram escritos no livro da vida do cordeiro, isto é, vão adorar a besta, e que foi morto desde a fundação do mundo”

Quando o mundo foi fundado, o cordeiro que era o Verbo, já estava condenado à morte e isto foi planejado do início e também lemos em FP 2:5 que diz que devemos de ter o mesmo sentimento, digamos assim, a mesma mentalidade que houve em Cristo porque Ele sabia que isto tinha que acontecer antes de ser encarnado e pois o Verbo sabia que teria no futuro que passar por esse sofrimento antes de ser carne e nós precisamos de ter o mesmo sentimento de Cristo e por isso em FP 2:5 diz:

“tende em vós o mesmo sentimento, a mesma mentalidade, a mesma maneira de pensar e que houve também em Cristo Jesus”

Porque Jesus Cristo sabia que tinha que sofrer! E depois diz aqui no v. 6:

“pois, Ele, Jesus Cristo, subsistindo em forma de Deus, Ele era do gênero de Deus, da forma de Deus, do reino de Deus; não julgou como usurpação ser igual a Deus”

Mas se esvaziou!!

E então lemos aqui:

“a si mesmo se humilhou, se esvaziou assumindo a forma de servo”

Se esvaziou dos Seus privilégios, da Sua glória, saiu e deixou Seu ambiente de glória e deixou o Seu corpo espiritual, é como dizer que deixou sua casa e tudo, e veio a ser e ter um corpo físico.

Quando Deus, que era o Verbo, falou com os antecedentes no AT e quando disse a Abrão para sair do seu país e da sua terra e da sua família, Cristo não estava, que era o Verbo e veio a ser Cristo, não estava a pedir a Abrão para fazer algo que Ele não estava pronto a fazer.

E por isso quando lemos em LC 14:26-33 que temos que renunciar a tudo Ele teve que renunciar a tudo! E até à morte como lemos aqui em FP 2 e por isso temos aqui uma visão e uma perspectiva na era como Cristo pensa e por isso é que diz: tenham o mesmo sentimento e mentalidade e a mesma maneira de pensar.

E por isso vemos o amor, o carinho para conosco de Cristo que era o Verbo antes da humanidade ter sido criada e por isso se vê no v. 8:

“tornou-se obediente até à morte”

Como um ser humano, Cristo se sujeitou à morte e morte de cruz ou no madeiro.

Sim, os gnósticos dizem: Cristo não veio na carne e simplesmente apareceu na carne e depois desapareceu embora isso é uma ideia deles mas vemos que Cristo veio na carne e morreu e deu tudo e deu a sua própria vida por nós.

Em JO 3:16 vemos que o Pai também deu e não só Cristo deu à sua glória e à sua vida embora como diz aqui:

“porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigênito para que todo que Nele crê não pereça e tenha a vida eterna”

E por isso vemos que o Pai e o Filho tiveram que dar e ora isto nos dá a entender a graça de Deus e hoje quando dizemos que somos salvos pela graça não é simplesmente o que Deus faz e graças a Deus é a Sua natureza, Sua abordagem, Sua maneira em direção a fazer coisas de o que Ele é.

É um Ser de graça! E como é que você gostaria de estar a ver e observar o Seu filho ou a sua filha a sofrer e a morrer uma morte horrível e quando você podia fazer algo para que isso não acontecesse?

Como é que você gostaria de estar numa situação de estar a ver e permitir a ver o seu filho(a) sofrer e morrer quando você tem capacidade de fazer com que isso não aconteça?

Como é que você se sentiria?

Meus irmãos foi o que o Pai permitiu ao Seu filho: Jesus Cristo e permitiu para um plano e propósito.

Então como é que Cristo veio para a terra e por que como um ser humano? Por que Ele se esvaziou? Da forma de Deus para a forma humana? E veja então em 1 TM 1:15 diz:

“fiel é a palavra e digna de toda a aceitação: Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores”

Cristo se esvaziou e veio ao mundo e se encarnou para nos salvar do pecado; ora qual é o salário do pecado? É a morte! E Ele veio para a carne, se esvaziou de ser um ser espiritual para um ser humano para sofrer e morrer por nós para nos salvar da morte.

E por isso, este ato foi profetizado na Bíblia: que Ele tinha que vir para a terra, que Ele tinha que sofrer, foram profetizados os Seus pensamentos e as Suas emoções que Ele teve quando esteve a sofrer e tudo o que Ele teve que passar foi profetizado!

E isto foi profetizado evidentemente pelos profetas a respeito dos Seus testes e dificuldades e até acerca da Sua morte e todo o sofrimento que Ele teve que passar e Deus fez com que estas profecias fossem cumpridas e não falharam!

talvez um dos primeiros exemplos sejam em EX 12 onde se lê sobre a Páscoa e o cordeiro pascal e esse cordeiro foi morto pelos pecados do povo e esse povo então estava debaixo da proteção do sangue que foi posto nas ombreiras das portas e assim foram protegidos.

E quando o anjo do Senhor passou e então os primogênitos egípcios morreram. E por isso esse sistema de sacrifícios demonstrou os vários aspectos do sacrifício de Cristo e uma das escrituras ou profecias vitais acerca se vê em sofrimento está em IS 53 e vamos então ler cuidadosamente alguns destes princípios de IS 53 para entendermos melhor o que é que estava profetizado acerca do sofrimento de Jesus Cristo.

Is 53 e começando a ler no v. 3:

“era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer e com um de quem os homens escondem o rosto era desprezado e Dele não fizemos caso”

O Verbo, Aquele que criou tudo, Aquele que era da forma de Deus, Aquele que era Deus e que lemos em JO 1 no início era o Verbo e estava com Deus e era Deus.

esse que veio para a terra como carne, e agora como Jesus Cristo, filho de Deus diz aqui que era desprezado; e Jesus Cristo sabe o que é a emoção de ser desprezado por outras pessoas.

Você mesmo sente algumas vezes ser desonrado por outras pessoas! Você sente que algumas pessoas têm desdém por você e também se sente alguma vez como um desgraçado e não tem graça pelos outros?

Jesus Cristo sabia esta emoção de ser desprezado e depois também diz: o mais rejeitado entre os homens e você? Se sente rejeitado? Então Jesus Cristo foi mais rejeitado que você! Quer dizer: uma pessoa sem valor, uma pessoa fugaz, uma pessoa como se fosse uma pessoa transitória e sem valor, simplesmente um rejeitado.

E lembrem-se que Jesus Cristo era perfeito e nunca pecou! E por isso deve ser difícil para nós imaginarmos como Ele poderia ter sido desprezado e rejeitado? Vejam, por ex., em LC 19 e coloquem uma marca que vamos voltar ainda a IS 53.

E em LC 19:12-14 vemos aqui está a falar desta parábola das minas e então diz um certo homem nobre que ia para uma terra distante e tomar posse de um reino e voltar e disse aos servos: fazei isto e fazei negócios embora os seus concidadãos o odiaram e enviaram após ele uma embaixada a dizer: não queremos esse reino sobre nós, foi desprezado e está aqui uma parábola que é simbólica de como Cristo foi tratado.

Vejam em JO 1:11 e diz:

“veio para o quer Seu e os seus não o receberam”

Jesus Cristo, o Verbo, veio para o que era Seu! E os seus, os israelitas e judeus e que eram da tribo Dele, aqueles que tinha criado e dado certas responsabilidades e eles não O receberam!

 

E por isso Jesus Cristo sabe e conhece e sente e sabe ter compaixão por você quando você não é aceito por outros e Ele sabe qual é o sentimento quando pessoas olham para você com desprezo.

Já de uma vez pessoas disseram mal de você por causa do que você acredita ou por causa da sua religião, espero que não estejam a dizer mal por você fazer coisas erradas?  porque então você não está a ser uma luz.

E você deve estar a fazer coisas certas e se tem pessoas a dizer mal de você por você fazer coisas certas e estão a desprezar você por causa disso foi o que aconteceu a Jesus Cristo.

Então retornando a IS 53 v. 3 diz:

“não só desprezado e rejeitado e homem de dores e que sabe o que é padecer”

Homem de dores: você tem dores? Você pode ter dores físicas e podem ser dores mentais como tristeza e que sabe o que é padecer e o que é sofrer, sabe o que é estar doente.

E não é porque Ele esteve doente e sim porque Ele sabe das doenças mentais porque esta tristeza e depressão assim como estas pressões mentais e emocionais Ele sabe o que é isso!

E por isso Ele sofreu mentalmente, emocionalmente e fisicamente pelos açoites, socos, bofetões que recebeu! E por isso Ele sabe o que é dor e por isso que diz: homem de dores.

E por isso Ele pode ter simpatia e empatia para conosco e em HB 5:8 diz:

“embora sendo filho aprendeu obediência pelas coisas que sofreu”

Aprendeu o que é passar por essas dores e Ele sabe quando as pessoas estão a acusar você e fazer como você fosse ridículo quando desprezam você e continuando então em IS 53:4 diz:

“certamente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores, levou sobre Si e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido”

E aqui o ponto a sublinhar é: que tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores e sublinhar a palavra nossas.

Ora, estas nossas dores e enfermidades como disse podem ser físicas ou mentais por quê? Porque as nossas são os nossos pecados; e porque o pecado produz coisas e efeitos, ou resultados ou frutos prejudiciais e que causam problemas e são nocivos para a nossa vida, ambos, fisicamente e espiritualmente.

O pecado físico pode trazer dores ao nosso corpo, comemos as coisas erradas, ficamos doentes e outras pessoas não entendem que as nossas doenças são por causa da nossa dieta errada por anos e anos, e décadas e décadas, e depois de 20, 30 ou 40 anos esta poluição de comer coisas erradas começa a afetar a nossa saúde.

Isto é, digamos assim, um pecado físico embora também os pecados causem dores prejudiciais a afetar nossas mentes e se tornam pervertidas, torcidos os pensamentos, e as nossas afeições ou afetos tornam-se maus, torpes e perversos.

As nossas vontades tornam-se erradas e então isto precisa de ser curado: as nossas emoções, as nossas mentes então depois tem cicatrizes por causa de erros que fizemos e o pecado causa emoções negativas, por ex., estar a fazer ou ver crimes violentos e o que é que isso faz ao autor e o que isso faz à vítima e à família da vítima?

A perversão sexual que é prevalente nesta sociedade o que é que faz à mente e as emoções?

Problemas na família por causa de não terem domínio próprio e, coisas sexuais e por ex. Uma pessoa que não é capaz de manejar ou ajustar os seus sentimentos e a sua culpa!

E depois tem ressentimento e amargura e isto tudo irmãos são parte de problemas do pecado e por ex., o abuso de damas, o incesto, a tragédia humana, a morte que pessoas viram estar sujeitas por causa de guerras, por causa de pragas, por causa de pandemias e isto tudo deixa cicatrizes profundas e dores.

e muitas pessoas têm essas cicatrizes e dores por causa de relacionamentos como por ex.: do marido ou da mulher entre a família, ou com as crianças ou com os apis ou com a sociedade e são relacionamentos que não são bons!

e depois isto afeta a nossa maneira de ver e nos relacionarmos com outras pessoas e temos estes problemas de relacionamentos na nossa família e fomos assim educados e criados quando crianças e com problemas enormes e depois isto causa uma certa coisa mental e emocional na nossa vida e que depois qualquer outra coisa pequenina que outra pessoa faça aí imediatamente chegamos a conclusão: olha aquele não gosta de mim ou olha ele é isto ou assado,

Enquanto até que essa pessoa possa ter feito isso inocentemente e querer mal algum mas por quê? Por causa da nossa experiência desde criança desenvolvemos estas cicatrizes ou traumas em relacionamentos.

e como disse o pecado afeta fisicamente por ex.: quando as pessoas cometem fornicação ou adultério ou atos homossexuais podem ter doenças transmitidas sexualmente e isso vai ter problemas físicos e vai causar problemas com seu esposo ou sua esposa, com a sua família e com seus amigos, e assim toda a sociedade precisa de ser curada.

Vejamos no v. 4 que nós dissemos olha Jesus Cristo está a sofrer porque foi aflito por Deus ou ferido de Deus e não foi ferido de Deus e não foi afligido por Deus.

 E nós dizíamos: olha, Jesus Cristo está oprimido e disseram: está ferido e aflito e está oprimido e tem depressão e está abatido, e humilhado e está com esses problemas e por quê? Por causa de que Ele pecou EMBORA Jesus Cristo NUNCA pecou!

Mas disseram isto: que Deus o está a castigar!

Queridos irmãos, há pessoas que não estão a sofrer e não quer dizer que não tenham pecado.

Jesus Cristo não pecou embora sofreu! Foi desprezado, rejeitado como vimos e a razão porque Jesus Cristo passou por isto diz aqui no v. 5:

“mas Ele foi traspassado por nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas Suas pisaduras fomos sarados”

E aqui vemos que: foi traspassado, moído, castigado, foi, digamos assim, espancado e sim, foi traspassado porque finalmente Ele foi morto por uma lança, foi moído, foi castigado, foi disciplinado mas não foi por causa de coisas que fez erradas.

E teve pisaduras, chagas, teve golpes e feridas e por quê? Porque Ele não pecou e por quê? E a resposta está no v. 5: foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades e por quê?

Por causa das nossas transgressões, dos nossos pecados, por causa da nossa rebelião, por causa da nossa depravação e perversidade e iniquidade e por isso Ele foi castigado.

E diz aqui: o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e foi castigado para nos trazer paz, o shalom, que quer dizer uma completude que é uma certa solidez e que dá um certo bem estar e que é paz!

Nós podemos ter paz mental porque a nossa culpa está removida e nós assim podemos e somos levados e trazidos ao relacionamento correto e reconciliado com Deus por causa do que Jesus Cristo sofreu e por causa que Ele morreu.

JO 14:27 diz:

“deixo-vos a paz! A Minha paz vos dou! Não vo-la dou como dá o mundo, não se turbe o vosso coração nem se atemorize”

Ele nos dá não como o mundo dá a paz e sim pelo que Ele sofreu, pelos castigos que teve e assim podemos ter confiança e fé em Deus. E por isso diz assim: por Suas pisaduras fomos sarados.

Ele foi machucado, teve Suas chagas e Suas pisaduras para sermos sarados, e restaurados e não só fisicamente e também emocional e mentalmente e esta é a razão por que Jesus Cristo teve que sofrer e teve que ser, digamos assim, machucado, e abatido e Lhe bateram e Lhe deram açoites e sofreu nesta dor da crucificação.

Não é só um morrer como eu disse inicialmente mas sofreu!

E em Is 52:13-15 diz:

“eis que O Meu servo, que é Jesus Cristo, procederá com prudência, e será exaltado e levado e será muito sublime; com pasmaram muitos à vista Dele pois o Seu aspecto estava muito desfigurado e mais do que a outro qualquer e a Sua aparência mais do que a dos filhos dos homens e assim causará admiração às nações e os reis fecharão a sua boca por causa Dele”

Vejam aqui o tamanho e a magnitude de como Ele foi desfigurado e machucado na magnitude do que Ele sofreu e pelo que Ele teve que passar.

Queridos irmãos, quando Jesus Cristo esteve na terra Ele teve que ter a experiência de como é ser um ser humano; quando Ele estava na terra sabia que tinha que morrer, certamente, sabia que ia sofrer, certamente, como lemos em LC 2:49 diz:

“não sabeis que Me sabia cumprir estar em casa do Meu Pai?”

Não sabíeis que Eu tinha que fazer as coisas que o Meu Pai disse para fazer?

Jesus Cristo teve o AT para estudar porque ao fim de contas Ele foi o Verbo e Ele através do Espírito de Deus e que é o Espírito de Cristo inspirou estas escrituras e conforme Ele ficou cada vez mais maduro e mais bem informado nas escrituras começou a entender a Sua missão e a profundidade do que Ele tinha que fazer.

E se vê no v. 40 diz:

“crescia o menino e se fortalecia enchendo-se de sabedoria e da graça de Deus”

Como um menino foi aprendendo e essas coisas foram recordando e vieram a lembrança Dele e veja no v. 52 diz:

“e crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”

Veja também em MC 8:31 diz:

“então começou Ele a ensinar que era necessário que o filho do homem sofresse muitas coisas”

Ele sabia que Ele tinha que sofrer! Ele sabia o que tinha que passar!

“e fosse rejeitado pelos anciãos, pelos demais sacerdotes, pelos escribas, fosse morto”

E Ele sabia que depois de três dias ressuscitaria! E no v. 32:

“e isto Ele expunha claramente mas Pedro chamando à parte começou a reprová-Lo mas Jesus, porém, fitando a Seu discípulo repreendeu a Pedro e disse: arreda-te satanás! Porque não cogitas as coisas de Deus e sim das dos homens”

 

 

“tomando consigo os doze disse-lhes Jesus: ei que subimos para Jerusalém e vai se cumprir ali tudo o quanto está escrito por intermédio dos profetas a respeito do filho do homem, pois, será Ele entregue aos gentios, escarnecido, ultrajado e cuspido e depois de O açoitarem tirar-Lhe-ão a vida embora ao terceiro dia ressuscitará e eles não compreenderam acerca dessas coisas”

Mas Jesus sabia! E predisse! O que Lhe ia de acontecer. E em JO 3:14 diz:

“e de modo que Moisés levantou a serpente no deserto assim importa que o filho do homem também seja levantado”

Ele sabia que ia ressuscitar e em JO 12:31-32 diz:

“e chegou o momento de ser julgado por este mundo e agora o seu príncipe será expulso e Eu quando for levantado da terra atrairei todos a Mim mesmo”

Ele sabia que isso ia acontecer.

“e dizia que gênero de morte iria morrer”

Morrer no madeiro e tinha que ser levantado embora seria ressuscitado e veja também em MT 20:17-19:

“estando Jesus para subir a Jerusalém chamou à parte os doze em caminho e lhes disse: eis que subimos para Jerusalém onde o filho do homem será entregue aos principais, sacerdotes e escribas e eles o condenarão à morte e Lhe entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado mas ao terceiro dia ressuscitará”

E se vê aí continuando a ler este significado também em MT 26:26-30 diz:

“enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e abençoando O partiu e o deu aos Seus discípulos dizendo: tomai e comei, isto é Meu corpo, a seguir tomou o cálice e tendo dado graças deu aos discípulos dizendo: bebei todos porque isto é o Meu sangue; sangue da nova aliança derramado em favor de muitos e para remissão dos pecados”

Por isso vemos que os símbolos da Páscoa foram escolhidos para ilustra o Seu sacrifício e o que Ele tinha que passar e Jesus Cristo sabia que isto Lhe iria acontecer.

E por isso mais tarde diz em MT 26 quando eles estavam a orar no jardim de Getsemâni:

“levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, o Tiago e João, depois orou e disse: Pai SE POSSÍVEL passe de Mim este cálice, todavia, não seja como Eu quero e sim como Tu queres”

Este cálice que era este copo de vinho simbolizando o sacrifício que Ele tinha que passar.

Queridos irmãos, Ele disse e pedi isso por três vezes embora disse: Deus se faça a tua vontade e irmãos Jesus Cristo estava profundamente angustiado e diz aí no v. 37:

“levando consigo a Pedro e os 2 filhos de Zebedeu começou a entristecer-Se e a angustiar-Se"

Em outras palavras, queridos irmãos, Jesus Cristo reconhece o que é o estresse mental e quando você passa por dificuldades Ele sabe bem o que é isso e então Ele estava completamente e totalmente prostrado no chão, e em LC 22:44 diz:

“estando em AGONIA, orava mais intensamente, e o Seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra”

O estado mental de Jesus Cristo estava em completa agonia e Ele estava a transpirar e o Seu suor era tal que eram gotas de sangue pois ele sabia que tinha de morrer pelos pecados nossos.

E acerca disso não tinha dúvidas nenhuma e Ele teve medo nesse momento e a agonia não foi só de confrontar a morte e sim de confrontar todas essas coisas que iam de acontecer até à morte.

Está claro, nós abemos, que a Sua morte é que pagou e que paga pelos nossos pecados embora por que que foi necessário Ele ter esta agonia, este sofrimento, esta tortura?

Por que simplesmente Ele não foi assassinado, pronto, e sim por que teve que acontecer desta maneira? Se a morte de Jesus Cristo fosse tudo o que era necessário?

Por que que Ele não morreu mais rapidamente sem sofrer? Por que que Ele teve que sofrer? Além de morrer?

O ponto a sublinhar, irmãos, é que o resultado do pecado é muito mais do que causar a morte, o pecado causa dor e sofrimento, muita dor; o salário do pecado não é só a morte! Uma grande parte deste salário do pecado é: a ferida, a mágoa, o sofrimento, a dor que causamos a nós e a outros.

O fruto e o resultado do pecado e: miséria, sofrimento e agonia.

Por isso quando pecamos contra Deus os nossos pecados magoam também outras pessoas e a nós próprios e isto é a lição do sofrimento que ele teve que passar antes da Sua morte.

 

 

“e Jesus, filho de Deus, como grande sumo sacerdote penetrou os céus e confirmemos firmes a nossa confissão porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas”

Não possa ter simpatia por nós, sim, Ele sabe o que é sofrimento.

“porque ele foi tentado em todas as coisas à nossa semelhança”

Embora sem pecado! E em HB 5:7 diz:

“Ele, Jesus, nos dias da Sua carne e tendo oferecido com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas, a Quem O podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da Sua piedade embora sendo filho aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu”

Por isso, como nosso sumo sacerdote, Ele tem compaixão por você e por aqueles que estão a sofrer muito pois Ele sabe o que é isso e se o seu sofrimento é mental ou emocional Ele sabe o que é isso.

Ele teve todas essas experiências para sentir as mesmas emoções pelas quais você passa, para sentir todas as agonias pelas quais todos nós passamos embora Ele não tinha razão nenhuma de receber essas agonias porque nunca pecou!

No entanto, foi essencial que ele soubesse e experimentasse e também sentisse o medo, a dor, a agonia e a miséria que vem por causa do resultado de ser um homem e essa é a parte da razão porque Jesus passou horas no jardim do Getsemâni orando, e chorando e suando sangue! Porque Ele era humano e sabia a pena do pecado e por isso Ele tinha que passar pela experiência disso.

E Ele fez isso para você e para mim e embora isso Ele disse: não é a Minha vontade e sim a Sua, Pai!

Jesus Cristo levantou-se dessa oração sabendo e conhecendo qual é a vontade do Pai porque Ele sabia o que tinha sido planejado desde a fundação do mundo e isto tinha que ser escrito e revelado pelos profetas durante o AT.

Jesus Cristo predisse que isto ia acontecer e naquele dia e quando finalmente chegou então o plano de Deus estava focado no que tinha sido ordenado e planejado desde o início que tinha que sofrer para um propósito eterno de Deus.

Cristo recebeu açoites, sofreu, morreu debaixo de grande agonia e foi crucificado e por isso Ele sabe o que você está a passar! Ele sabe os vossos sofrimentos e sabe a vossa dor!

E por isso Ele é compassivo para conosco como nosso sumo sacerdote, Ele teve essas experiências e por isso Ele tem simpatia para conosco e sabe se compadecer por nós.

E por isso, visto que estamos a nos aproximar desse período desta estação da Páscoa estamos a entender bem através deste sermão, e espero que sim, o amor de Deus e de Cristo para conosco e como as escrituras revelam claramente a Sua mente, Seus pensamentos e propósito para a humanidade.