Qual é a sua herança?

Você está aqui

Qual é a sua herança?

Download (Baixar)
MP3 Audio (42.6 MB)

Download (Baixar)

Qual é a sua herança?

MP3 Audio (42.6 MB)
×

Qual é a sua herança eterna? Aonde é essa herança? Quando a receberá? Este sermão explica a quem a promessa da herança foi dada, o que é, e quando será dada.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Qual é a sua herança para a eternidade? Aonde é que você receberá essa herança e quando a receberá?

Bem, vamos primeiro ver a quem as promessas foram feitas originalmente e vejamos então em GL 3:16: “as promessas foram feitas a Abraão e ao seu Descendente que devia de ser em letra maiúscula e não diz aos descendentes como se falando de muitos, porém, de um só e ao teu Descendente, que é Cristo”.

As promessas foram feitas a Abraão por causa da fidelidade dele e ao seu Descendente que é Cristo e nós queridos irmãos somos através de Cristo descendentes de Abraão.

Vejam no v. 29: “e se sois de Cristo também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”; então esta herança que nós vamos receber como descendentes de Abraão porque somos de Cristo.

Esta promessa é a que foi dada a Abraão porque ao fim de contas ele é o pai dos fiéis e vejam em GL 3:7: “sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão”.

Os verdadeiros descendentes de filhos de Abraão são aqueles da fé e por isso queridos irmãos precisamos de entender o que é a herança que vamos receber, e aonde e quando?

E temos que entender o que é que foi prometido a Abrão? Ora, vejemos inicialmente em GN 12:1: “ora disse o Senhor a Abraão: sai da tua terra, da tua parentela e da casa do teu pai e vai para a terra que te mostrarei”.

Deus disse a Abraão sai deste mundão e vai viver uma vida diferente como peregrino!

Que de uma maneira geral é muito semelhante ao que nos é dito: vocês, irmãos em Cristo, são chamados para saírem do mundão e viverem no mundo em que somos peregrinos neste mundo pois aqui temos residência temporária pois este não é o nosso mundo e nem somos governantes deste mundo somos, digamos assim, estrangeiros neste mundo e somos peregrinos neste mundo.

Por isso a pergunta que faço é: saímos do mundão? Sem criar disputas? Como: olha eu não vou fazer isto porque a coisa é muito difícil para mim e certamente foi muito difícil para Abraão mas ele saiu da casa de seus pais.

As vezes nós para sermos verdadeiros seguidores de Cristo temos que sair das coisas deste mundo.

E se você é um jovem estás disposto a sair do mundo? Você, por ex., é um jovem na igreja e estás pronto a ser separado das coisas deste mundo? Quer dizer, não viver dentro das coisas deste mundo?

Mas estamos no mundo e nesta sociedade mas não somos parte dela e sim somos peregrinos nesta sociedade ou vamos voltar as coisas da imundícia deste mundão? Ou não?

Vejamos também em GN 12:4: “partiu, pois, Abraão como Lhe ordenara o Senhor e Ló foi com ele e tinha Abraão a idade de 75 anos”.

Abraão não deu nenhuma questão como: olha não quero ir porque já estou aqui a 75 anos, já tenho tudo e organizado mas saiu com essa idade e foi para outra terra que não era a terra dele? E estamos dispostos a fazer isso? Como Abraão fez?

Ou estamos a dizer: não, não, eu não posso fazer isso que já sou idoso e coisa assim e temos alguma desculpa ou obedecemos a Deus?

Abraão acreditou em Deus e saiu do mundão dele e foi um peregrino.

Vejam também em GN 13:5 onde se vê aí que ele foi para essa terra de Canaã e diz assim: “porque por toda esta terra que vês Eu te a darei a ti e a tua descendência”.

A promessa, a herança são na terra e neste planeta, é aqui mesmo na terra! A promessa a Abraão e ao Descendente dele como vimos bem descrito em GL é Jesus Cristo e nós através de Jesus Cristo somos filhos de Abraão.

Por isso herdar o que? A Terra e não é o céu e sim a Terra!

Depois mais adiante vemos que Abraão teve uma grande provação em GN 22:1-2: “depois de todas estas coisas Deus pôs Abraão a prova e disse: Abraão! E ele respondeu: eis-me aqui! Acrescentou Deus: toma a teu filho, único filho, Isaque, a quem Amas e vai a terra de Moriá e o oferece ali em holocausto sobre um dos montes que Eu te mostrarei”.

Oferecer o filho? Quando Ele tinha prometido que a herança seria pelo seu filho e então a coisa se tornou um bocado complicada mas ele.... obedeceu!

E vejam em GN 22:18: “em tua semente serão benditas todas as nações da terra porque obedeceste a minha voz”.

Ele foi obediente e fez o que Deus o mandou fazer!

Foi provado e pôs Deus em primeiro e a promessa se tornou incondicional sem quaisquer condições.

Esta herança foi prometida a Abraão sem quaisquer condições adicionais porque ele obedeceu e foi provado fiel e esta diz aqui no v. 18 as nações da terra também serão benditas e nós somos partes destas nações e se somos realmente através de Cristo descendentes de Abraão porque tem que ser através de Cristo.

Mas como vimos tal como Abraão teve que ser fiel e foi provado e uma provação muito forte e nós temos que ser fiéis e vamos ser provados com dificuldades muito fortes mas a nossa herança é na Terra.

A Terra é a herança dos salvos e não o céu!

Então? Quando as pessoas morrem não vão para o céu?

Vejam em JO 3:13: “ora, ninguém subiu ao céu se não Aquele que de lá desceu a saber: o filho do homem que está no céu”.

O filho do homem desceu do céu e agora está no céu e é o único que está no céu e ninguém subiu ao céu e isto quer dizer que exceto Jesus Cristo ninguém subiu ao céu.

Abraão não subiu ao céu a quem foi feitas as promessas! Ninguém! Moisés não subiu ao céu! Nem Elias e nem outros! Porque é o que diz aqui na Bíblia.

E por isso não subiram ao céu porque a herança futura, a recompensa futura é a Terra e não o céu!

Veja em AT 7:2-5: “estevão respondeu: varões e irmãos e pais ouvi: o Deus da glória apareceu a Abraão nosso pai quando estava na Mesopotâmia antes de habitar em Arã e lhe disse: sai da tua terra e da tua parentela e vem para a terra que Eu te mostrarei então Abraão saiu da terra dos caldeus e foi habitar em Arã e dali com a morte do seu pai o trouxe para esta terra em que vós agora habitais; nela não lhe deu herança”.

Ah ele foi para essa terra e era a herança dele mas nessa terra não lhe deu herança!

“nem sequer um espaço de um pé! Mas prometeu-lhe dar a posse dela e depois dele a sua descendência não tendo ele filho”; sim, prometeu isso antes dele ter filhos e ele acreditou! E ele veio a ter um filho e disse que era pela descendência mas não recebeu a herança e essa promessa durante a sua vida!

Então Abraão recebeu a promessa?

Não, ainda não, e está Deus a mentir? Não! Por que? Continuemos.

Vejamos então em HB 11:8-10: “pela fé Abraão, pela absoluta confiança em Deus, quando chamado obedeceu a fim de ir para um lugar que recebeu por herança e partiu sem saber aonde ia!”

Queridos irmãos, é muito semelhante à nossa chamada do mundão e temos que sair do mundão e muitas vezes não sabendo muitas coisas do que vai acontecer conosco mas temos que sair e andar para a frente com fé!

E muitas pessoas dizem: óh eu acredito em Cristo mas não tem fé de dar este passo e sair do mundão, não tem fé de guardar o Sábado, óh porque é muito difícil aqui neste país, não tem fé.

V. 9: pela fé peregrinou na terra da promessa como em terra alheia”; e qual era a promessa? Era a Terra, era no planeta Terra e não no céu! Na Terra; “como terra alheia habitando em tendas como Isaque e Jacó herdeiros com ele da mesma promessa”.

Em tendas como por ex.  o caso da festa dos tabernáculos que era viverem em tendas que é simbólico de que estamos a viver uma vida de peregrinação em residências temporárias.

“herdeiros com ele da mesma promessa porque aguardava a cidade que tem fundamentos a qual Deus é o arquiteto e edificador”.

Aguardando esta nova cidade, a Nova Jerusalém, no novo céu e na nova terra no mundo vindouro e ainda para lá do milênio que ao fim de contas a terra prometida para nós na Terra é ainda para lá do milênio!

Veja no v. 13: “todos esses morreram na fé sem ter obtido as promessas”; não receberam as promessas e herança; “e vendo-as, porém, longe crendo e abraçando-as e saudando-as e confessando que eram estrangeiros e peregrinos na Terra”.

Queridos irmãos nós somos estrangeiros e peregrinos no nosso país hoje em dia e temos que entender isso pois o nosso país é um governo vindouro.

Ao fim desse mesmo capítulo de HB 11 vejemos no v. 39 falando acerca de outros fiéis porque HB 11 é um exemplo de várias pessoas fiéis diz a conclusão: “todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé e não obtiveram, contudo, a concretização da promessa”.

Não receberam a promessa e não receberam a herança por que?

“por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito para que Ele sem nós não fossemos aperfeiçoados”; não recebessem a promessa.

A promessa para eles é a mesma promessa para nós e estão à espera da promessa e por isso não estão no céu e sim estão à espera de nós!

Irmãos a herança é a terra e uma herança que pertence a nós! Que é nossa e que nós governaremos sobre essa herança e assim neste mundo vindouro haverá um novo governo, uma nova ordem mundial, uma nova idade em que satanás não será o governante deste mundo mas nós debaixo de Cristo seremos os governantes deste mundo.

Porque hoje em dia lemos em 2 CO 4:4 que satanás é o deus deste mundo e falando aqui acerca das situações que estão a passar pelo que estão a ter no ministério e que rejeitamos as coisas deste mundo e que o nosso evangelho não é encoberto e nas quais o deus deste século, o deus desta idade, o deus deste mundo é satanás pois o deus deste século não é Deus! É satanás e sim, Deus está a permitir isso para um propósito mas satanás é o deus deste mundo.

Então, irmãos, nossa herança é a Terra e então vai ser governada por nós e não por satanás, está claro, vai ser governada por Jesus Cristo e nós debaixo de Cristo.

Por isso estamos a falar de um governo mundial diferente e estamos a falar do governo de Deus e por isso é que Jesus Cristo diz em MT 6:33: “buscai, pois, em primeiro lugar o Seu Reino e a sua justiça”.

Precisamos de buscar primeiro o Reino de Deus! E a justiça de Deus! E por que? porque estamos no mundo temporário e que somos peregrinos neste mundo e a nossa esperança é o mundo vindouro.

E vejam em EF 5:5: “sabei, pois, isto que nenhum incontinente ou impuro ou avarento ou que é idólatra tem herança no reino de Cristo e de Deus”.

Para você ter herança neste reino vindouro de Cristo e de Deus em que Cristo vai ser o governante debaixo da autoridade do Pai Dele, que é Deus e para estarmos lá e herdarmos este reino e para termos esta herança não podemos estar a fazer estas coisas que está em EF 5:5.

E não podemos ter idolatria e basicamente quebras as leis de Deus!

Por isso irmãos temos que mudar à nossa maneira de viver para herdarmos esta promessa, o Reino de Deus, mas vejamos em 1 CO 15:50: “isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus nem a corrupção herdar a incorrupção”; e por isso nós com carne e sangue como estamos hoje nesta vida não podemos herdar!

E por isso o que? temos que morrer e ser ressuscitados como seres que não são carne e sangue e por isso diz no v. 51: “eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, nem todos estaremos mortos, mas transformados seremos todos”.

E por que? porque muitas pessoas mesmo à vinda de Cristo estão a viver nesse período final e esses poucos serão transformados e não vão morrer e sim ser transformados.

Mas diz aqui: “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar a última trombeta”.

E quando isto vai acontecer?

“a trombeta soará e os mortos ressuscitarão”; e que inclui Abraão, e Moisés; “e ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados”.

Então quando vai haver esta ressurreição? Ao ressoar da última trombeta.

Queridos irmãos haverá uma ressurreição, Abraão, Moisés, ressuscitarão, todos os discípulos de Jesus Cristo que estão mortos ressuscitarão e receberão a herança e vai haver uma ressurreição.

Veja 1 CO 15:20-21: “mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sim, Cristo ressuscitou, sendo Ele as primícias dos que dormem; sendo Ele o primeiro que ressuscitou dos mortos o que quer dizer que Abraão e Moisés ainda estavam mortos quando Jesus Cristo ressuscitou pois Ele foi o primeiro”.

Elias ainda está morto porque Ele foi o primeiro.

“visto que a morte veio por um homem também por um homem veio a ressurreição dos mortos”.

Por um homem que é Cristo veio a ressurreição dos homens.

“assim como em Adão todos morrem assim todos seremos vivificados”; isto é, seremos tornados de volta à vida por causa de Cristo, porém, cada um na sua própria ordem: os de Cristo primeiro e quando? À Sua vinda.

E por isso irmãos os mortos quando morrem estão mortos e não estão a viver no céu pois isso é uma mentira quando dizem: quando morremos vamos para o céu por não termos vida eterna e o salário do pecado é a morte e o dom de Deus é a vida e Deus tem que nos dar a vida eterna pois isso é um dom de Deus e não é automático você e eu não temos uma alma imortal pois isso é uma mentira diabólica.

Então vejam por ex. em EC 12 ao fim falando a juventude diz: “lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, jovens, lembra-te do teu Criador enquanto és novo e antes que venham os maus dias e cheguem os anos dos quais dirás: não tenho neles prazer”.

Porque quando ficamos mais velhos como diz aí por ex. quando diz que os dias parecem como o escurecer do sol, a lua e as estrelas, o esplendor da vida, quer dizer aqui de uma maneira poética quando ficamos velhotes temos esta dor nas costas, este problema nos joelhos ou nas coxas, temos um problema por ex. no fígado ou estômago, problemas de coração ou câncer e sei lá o que mais e a vida torna-se muito triste e muito difícil e por isso diz: lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade antes que venham os maus dias.

E depois lê no v. 7 porque quando isso acontece quando isso acabar a pessoa vai falecer e depois diz: “e o pó volta à terra, o teu corpo vai se tornar em pó e volta à terra pois fomos feitos do pó e o corpo volta ao pó como era e o espírito do homem no homem volta a Deus que o deu”.

Como Deus deu o espírito não o sabemos mas Deus vai dar esse espírito quando o bebê está no ventre porque se vê, por ex., em EC 11:5: “assim como tu não sabes qual o caminho do vento, isto é, do espírito nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida”.

E aqui está a falar e na tradução já assim não tão boa e está a falar quando o espírito do homem se forma com os ossos no ventre da grávida e não sabemos como e quando exatamente isso acontece mas esse espírito do homem já está no ventre da mulher grávida.

Mas esse espírito do homem no homem não é uma alma porque o espírito do homem é aquilo que se junta com o cérebro e faz com que seja uma mente humana que tenha a capacidade mental humana como raciocinar que separa o homem de qualquer animal como lemos em 1 CO 2.

O espírito do homem é que faz com que você pense como um homem!

E por isso esse espírito do homem quando uma pessoa falece é guardado por Deus mas não é uma alma! É simplesmente, digamos assim, uma gravação de personalidade de tudo o que aquela pessoa aprendeu mas esse espírito do homem só funciona com um corpo.

E quando está desligado o corpo é como estivesse sido feita uma gravação que esteja por ex. no seu pen drive é uma gravação de simplesmente o que você é.

E por isso o espírito do homem é guardado por Deus até a ressurreição quando recebe um novo corpo e então Deus põem esse espírito do homem de volta no corpo novo e a pessoa torna a ser um ser vivente de novo!

Veja em EC 9:3-5: “este é o mal de tudo o que se faz debaixo do sol e a todos sucede o mesmo e também o coração dos homens está cheio de maldade e nele há desvarios enquanto vivem e depois rumam aos mortos e para aquele que está entre os vivos há esperança porque vale mais um cão vivo do que um leão morto PORQUE OS VIVOS SABEM QUE HÃO DE MORRER MAS OS MORTOS NÃO SABEM COISA NENHUMA”.

Os mortos não sabem coisa nenhuma pois quando uma pessoa está morta não está no céu porque não sabe coisa nenhuma.

“nem tão pouco terão com eles recompensa porque a sua memória jaz no esquecimento”; até serem ressuscitados.

E por isso irmãos Abraão está morto, ainda hoje, ele ainda não recebeu a herança e está a espera de nós como lemos em HB 11, ou seja, está à espera da ressurreição quando à última trombeta e quando é isso? À segunda vinda de Cristo.

Vejam em 1 TS 4:13-18: “não queremos, pois, irmão que sejais ignorantes aos que dormem, isto é, a respeito das pessoas que estão mortas, para que não vos entristecerdes como os demais que não tem esperança e por que? porque estão mortos e não tem esperança, não pensam, estão mortos”.

“pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou assim também mediante quando Jesus vier trará em sua companhia os que dormem e quando Jesus Cristo vier esses que dormem serão ressuscitados e Ele os trará após essa ressurreição aqueles que estão agora a dormir mas que serão ressuscitados e que estão em Cristo”.

“ora ainda nos declaramos por palavra do Senhor isto” e por isso estamos aqui a ver que continuando: “nós os vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, de modo algum, precederemos os que dormem”.

Sim, se você estiver vivo nessa altura quando Cristo vier você não vai ser transformado antes da ressurreição que não sabemos o tempo mas será rápido.

“por quanto o Senhor mesmo der a sua palavra de ordem e ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, e depois nós os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados, isto é, transformados e levantados como seres espirituais juntamente com eles entre as nuvens para encontrar o Senhor nos ares”.

O Senhor vem do céu, os mortos são ressuscitados, e aqueles poucos de nós que estejamos vivos seremos transformados e nos juntamos com eles todos no céu, digamos assim, por ex. nas nuvens.

“e assim deste modo estaremos para sempre com o Senhor”; eternamente e esta é a maneira que nos vamos ajuntar com Ele.

“por isso, consolai-vos, pois, uns aos outros com essas palavras e fiquem encorajados”.

E por isso queridos irmãos à segunda vinda de Cristo então Abraão e seus filhos através de Cristo serão ressuscitados e transformados, salvos, e receberão a herança.

SE você está em Cristo, SE você é fiel e leal como Abraão foi e como Moisés também o foi então nesse momento, nesse período e nessa altura e nessa série de atividades que acontecerão durante esse período e não estou a dizer no mesmo segundo e nem a mesma hora mas vamos nos juntar e pronto o que vai acontecer depois?

Se vê aí em ZC 14:4: “naquele dia estarão os pés, o dia em que Cristo vai fazer esta guerra e pelejar contra as nações diz no v. 3 então os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, vai estar na Terra, Jesus Cristo volta para a Terra”.

E veja no v. 9: “o Senhor será rei, isto é, Jesus Cristo será rei na Terra, rei dos reis e Senhor dos senhores, sobre toda a Terra pois naquele dia um só será o Senhor e um só será o seu nome”.

Jesus Cristo vem reinar na Terra e não satanás porque terá sido posto na prisão.

Então qual é a nossa herança irmãos?

Vejamos aqui em SL 37:9: “porque os malfeitores serão exterminados mas os que esperam no Senhor possuirão.... o que? A Terra”

Veja no v. 22: “aqueles a quem o Senhor abençoa possuirão.... o que? A Terra e serão exterminados a quem amaldiçoa”.

Veja no v. 29: “os justos herdarão... o que? A Terra e nela habitarão para sempre”

Veja no v. 34: “espera no Senhor, segue o seu caminho e Ele te exaltará para possuíres.... a Terra, presenciarás isto quando os ímpios forem exterminados”.

Aqueles que esperam no Senhor vão herdar a Terra! Vão viver na Terra! E por quanto tempo? Eternamente.

Veja como lemos no v. 29: “os justos herdarão a Terra e nela habitarão para sempre”.

A nossa herança é a Terra.

Veja em AP 5:10: “e para o nosso Deus o constituístes reino e sacerdotes e reinarão sobre a Terra”.

Então irmãos? Para nós sermos herdeiros, em primeiro lugar, precisamos de entender qual é a herança? É a Terra e aliás depois disso é o Universo inteiro.

E quando? A vinda de Cristo.

E então em conclusão: o que é que você e eu precisamos de fazer? Para herdar a Terra? Então vamos ver as próprias palavras de Jesus Cristo de que o que precisamos de fazer para herdar a Terra.

Veja em MT 19:17: “respondeu-lhe Jesus: porque me chamas bom? Bom só existe um se queres, porém, entrar na vida, está claro, na vida eterna, guarda os mandamentos”.

E queridos irmãos, todos! Que inclui o Sábado pois se quebras UM É como se quebrasses a todos! Quer dizer eu posso guardar os mandamentos MAS posso quebrar UM, por ex., posso matar! Não pode e está claro é Assassinar e está aí talvez uma melhor tradução.

Posso assassinar pessoas? Não! Posso roubar? Não! Posso quebrar o Sábado? Não! Pois todos são iguais.

E por isso irmãos o que é que precisamos de fazer? Jesus Cristo disse: se queremos entrar na vida e se queremos receber a nossa herança e se queremos entrar no Reino de Deus: GUARDA OS MANDAMENTOS DE DEUS!