Quatro lições e dois bodes

Você está aqui

Quatro lições e dois bodes

Download (Baixar)
MP3 Audio (24.04 MB)

Download (Baixar)

Quatro lições e dois bodes

MP3 Audio (24.04 MB)
×

Qual é o significado do Dia de Expiação? Qual é o significado dos dois bodes de Levítico 16? Este sermão explica esta cerimónia do Dia de Expiação, explica o significado para nós no Novo Testamento debaixo da Nova Aliança, e aborda quatro práticas lições para nós nesta era.

Transcrição

QUATRO LIÇÕES E DOIS BODES

DIA 09.10.2019

Sermão do ministro Jorge Campos

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Qual o propósito e a lição principal do dia de expiação?

Sim, no plano das festas de Deus e há 2 festas importantes e parecem semelhantes: uma é a Páscoa e a outra o Dia da Expiação e algumas pessoas, as vezes, ficam confusas.

Na Páscoa, um cordeiro é sacrificado, o cordeiro pascal e no dia da expiação também há uma cerimônia de sacrifício como vamos ver em LV 16 daqui a pouco mas nesse DIA são oferecidos 2 bodes onde um é morto e o outro é deixado ir vivo.

Um representa o Senhor e outros não entendem bem o significado do outro e misturam os significados.

Os dias santos de Deus, irmãos, são acerca do papel da responsabilidade que Jesus Cristo tem.

Primero como nosso salvador e por isso há 3 festas santas, festivais, e que vocês podem estudar na Bíblia e com a ajuda do nosso guia de estudo acerca das festas santas.

3 3 dessas festas foram cumpridos a vinda de Cristo, Salvador, e que apontam para a salvação através do sacrifício do cordeiro pascal que é o Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mas estas festas também representam o papel de Jesus como o Messias! o ungido porque este papel de Cristo é representado pelos 4 últimos festivais ao sétimo mês, digamos ao final do ano, dos festivais das festas santas.

E estes 4 últimos apontam para a segunda vinda de Jesus Cristo e o que Ele vai fazer tal como na primeira vinda é representada por 3 festas, a segunda vinda é representada pelas 4 últimas festas.

A primeira vinda é Jesus, Salvador e a segunda é Cristo, o Messias.

Por isso essas 4 festas no sétimo mês ao fim do ano do calendário do plano de salvação de Deus apontam para Cristo, a primeira dessas 4 últimas é a das TROMBETAS que simboliza a vinda de Cristo, depois o DIA DE EXPIAÇÃO que vamos abordar hoje, depois a dos TABERNÁCULOS que é o maravilhoso mundo da amanhã, o milênio, e a última é o OITAVO DIA que representa a segunda ressurreição, a salvação do mundo que nunca souberam a verdade ou tiveram uma esperança e que serão ressuscitados como pessoas físicas para terem a primeira oportunidade que nunca tiveram.

Isso tudo queridos irmãos é claramente explicado quando estudamos a Bíblia com este entendimento e nosso guia de estudo acerca das festas santas, o plano de Deus para a humanidade e a única esperança para a raça humana.

Essa é a esperança que nós temos o plano de salvação apresentado pelos dias santos e que são todos a volta do papel que Jesus Cristo vai fazer como Jesus com os 3 primeiros e como Cristo os últimos quatro festivais.

Ora, a Páscoa representa o sacrifício de Jesus, o cordeiro pascal e então qual é o significado do dia de expiação? Porque ao fim de contas temos um bode, um cordeiro, e por isso irmãos o meu objetivo hoje é estudar esta simbologia, rever nosso entendimento acerca deste simbolismo tal como Deus nos revela na sua Palavra e vamos extrair 4 lições práticas para nós hoje em dia no nosso viver diário.

E vamos então começar em LV 23 onde as festas santas de Deus são descritas e por exemplo no v. 4 diz: “estas são as festas fixas do Senhor”; são as festas do Senhor, não é desta ou daquela nação, de israelitas, judeus ou não, e sim são as festas do Senhor!!

Santas convocações, quer dizer que o Senhor está a nos convocar para nos reunirmos nestes dias que são santos!

Que devem ser proclamados no seu tempo e nas suas estações determinadas sendo exatamente o que nós fazemos e queridos neste estudo bíblico nós temos uma secção aqui com as datas em que as festas santas caem daqui para o futuro.

Irmãos por isso sabemos quando são e podemos nos preparar para elas e então continuando a ler em LV 23 vamos agora então focar nesta festa santa que é a 5ª. destas 7 que é o DIA DE EXPIAÇÃO E está mencionada nos vs. 27-32; “mas aos 10 deste mês sétimo, pelo calendário hebraico, serão o dia da expiação, fareis santa convocação e afligireis a vossa alma”; isto é, tereis um culto, uma reunião de pessoas, mas se vives muto longe e sozinho tens que ter um dia e observar e podem ver isto nos sermões passados que tenho feito do significado deste dia e estudar a Bíblia acerca destes pontos.

Mas se vivem perto de outras pessoas irmãos que creem no mesmo que nós cremos tem que reunir pois é uma santa convocação e vais ter que jejuar por 24 horas, água e comida, de por do sol a por do sol porque lemos no v. 32: “Sábado de descanso solene vos será este dia”, é Sábado e tem que haver uma preparação para este Sábado, sim, não houve preparação, as pessoas dizem : ah não tenho que preparar porque não tenho que fazer comida por isso nada tenho a preparar, sim, tem sim, temos que nos preparar espiritualmente e nos preparar para este dia para estarmos prontos.

“e isto será do dia 9, isto é, da note anterior, de uma tarde a outra tarde”, do por do sol do dia 9 até o por do sol do dia 10 e em 2019 caiu no dia 09 de outubro, sendo assim, celebrado do por do sol do dia 8 até o pôr do sol do dia 9 porque Deus conta assim os dias.

E dependendo do ano que você está a assistir este vídeo você pode acompanhar estas datas em nosso guia.

Continuando a ler diz assim entre 27-32: “nesse mesmo dia nenhuma obra fareis, pois, é dia de expiação para fazer expiação por vós perante o vosso Deus porque toda a alma que nesse dia se não afligir será eliminada do seu povo.

Queridos irmãos aqui está a dizer que devemos jejuar, água e comida, mas está claro que Deus é misericordioso onde pessoas tem situações de saúde dependendo da vossa fé vocês precisam de ser sábios.

“porque toda alma que nesse dia não se afligir será eliminada do seu povo, porém nesse dia se fizer alguma obra a esse Eu destruirei do meio do seu povo”; não é um dia para trabalhar e sim é um dia para nos afligirmos e a aflição de uma pessoa é através do jejum.

“nenhuma obra fareis e tudo perpétuo por vossas gerações e em todas as vossas moradas”; aonde quer que você viva porque estas são as festas do Senhor e não festas dos judeus e sim do Senhor

Então vamos estudar há uma cerimônia acerca do dia de expiação que está em LV 16 e está a falar aqui disto e vemos que esta seção está basicamente assim estruturada em 3 secções, a primeira dos vs. 3-5 dá uma lista de ofertas, depois do v. 6 está a explicar o que é as ofertas e o que se deve de fazer e depois do v. 11 em diante está a explicar como fazer.

Então vamos a ver isto brevemente na secção da lista de ofertas no v. 3 diz assim: “entrarás no santuário com um novilho, um boi novo, pela oferta pelo pecado e um carneiro pelo holocausto que vai ser completamente queimado”; e aí vemos 2 sacrifícios aqui, onde 1 é o novilho, oferta pelo pecado e o outro é o carneiro que vai ser completamente queimado.

Estas 2 ofertas são para o sumo sacerdote físico que aponta para o que ele precisa fazer para si próprio.

Depois no v. 5 está a falar das ofertas para o povo e para a congregação, para a nação e as pessoas do mundo; “da congregação dos filhos de Israel tomarás 2 bodes pela oferta pelo pecado e 1 carneiro pela oferta do holocausto”; uma vez mas oferta pelo pecado e pelo holocausto para o povo.

Aí vê-se a lista dessas ofertas e vamos ver agora o que ele deve de fazer com o novilho que é a oferta pelo pecado feta pelo sumo sacerdote para si próprio e lê-se aqui no v. 6: “Arão trará o novilho de sua oferta pelo pecado e fará expiação por si e pela sua casa”; e este boi jovem é para santificar o sacerdote e a sua casa e por que?

Porque é para purificar dos pecados que eles tenham e por que? porque ele é apenas um sumo sacerdote físico e Jesus Cristo não precisa de fazer isso e este sumo sacerdote tem que fazer uma oferta pelo seu pecado e Jesus faz a sua oferta pelo pecado dos outros e não pelo Seu pecado, ele na Páscoa o fez para nos redimir, Ele sofreu e morreu por nós e tomou nas suas costas e ombros os nossos pecados em vez de nós mas Ele não tinha pecado algum!

E por isso este novilho é para expiação e limpar e santificar e fazer o sumo sacerdote de estar numa condição de remido e reconciliado com Deus através da retirada de seus pecados.

E por isso vê-se aqui que esta oferta do pecado em LV 4-5 vê-se duas ofertas de pecado onde LV 4 é a expiação do pecado, isto é,  o pecado de que nós somos e LV 5 é a expiação da culpa que nós fazemos e por isso esta expiação que é feita é pelo pecado e pelo que nós somos e por isso aí temos a primeira lição que nós estamos a jejuar no dia da expiação para nos aproximarmos e estarmos mais perto de Deus e para sermos mais como Deus é e para nos examinarmos porque somos um sacerdócio santo.

Por isso não jejuamos para fazer com que Deus faça algo não exigimos qualquer coisa, não, não é como o mundo jejua que fazem greves de fome para pressionar as opiniões deles e ideias deles ou seja o que for, não, nós não estamos aqui a pressionar nada a Deus e sim, estamos aqui para nos EXAMINARMOS e nos ARREPENDERMOS.

Por isso não jejuamos como uma greve de fome e de exigir que Deus faça algo para nós, não, nós jejuamos exatamente por causa do oposto para nos arrependermos.

Vejam aqui IS 58 e vamos começar a ler no v. 3: “porque jejuamos nós e tu não atentas a isso”; por que estamos a jejuar e tu óh Deus não estás a ouvir o que nós estamos a exigir?

“porque nós afligimos a nossa alma e não nos levas em conta??”, sim, as pessoas pensam: estamos aqui a fazer esta greve de fome e tu óh Deus não estás a ser pressionado, e muito menos IMPRESSIONADO, rsss, dessa atitude para fazeres o que eu quero que tu faças??

Ouve o meu jejum e faz isto pra mim! Não, irmão ou irmã, não é essa a razão porque jejuamos.

“eis que no dia em que jejuais, diz Deus, vocês estão a cuidar dos vossos próprios interesses! E exigis que se faça todo o vosso trabalho!”; estão a EXIGIR a DEUS!!

V. 4: “vocês estão a jejuar para contendas, rixas e debates (greves de fome, digamos assim) e para ferirdes com punho iníquo”; vejam estas greves que as pessoas fazem querendo direitos; “julgando assim como hoje não se fará ouvir a vossa voz? No alto? E seria esse o jejum que escolhi que o homem fira e aflija a sua alma? Inclina a sua cabeça como junco e estenda debaixo de si saco de pano e cinza?”.

Você está a jejuar para uma exibição? Olha, estou a jejuar, estou com muita fome e ponho esta coisa exterior a mostrar a todos que estou a jejuar; “e chamas tu jejum a isto e aceitável ao Senhor?”.

Não é isso que Deus quer e o que Deus quer? Vejamos v. 6: “é que o nosso jejum, que Deus escolheu, é que soltes as ligaduras da impiedade”; que deixes de ser uma pessoa dura mas que passes a ser uma pessoa piedosa e misericordiosa.

“desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e desfaz todo o jugo”; isso é o que Deus quer!

“porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres e desabrigados e se o vires nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?”; isso que Deus quer que tenhas compaixão uns para com os outros e ajudes os outros a se porem em pé.

“então, se fizeres o jejum da maneira correta, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça rá adiante de ti e a glória do Senhor será a tua retaguarda; então clamarás e o Senhor responderá”; então, sim, podes pedir e Deus vai te responder aos teus pedidos!

“e O terás por socorro e Ele te dirás: ESTOU AQUI, isto é, se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso e se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita; então, a tua luz nascerá nas trevas e a tua escuridão será como o meio dia”.

Este é o jejum que agrada a Deus e por isso o nosso sacrifício no NT é vivo como lemos em RM 12:1-2 e que é agradável a Deus porque estamos a fazer estas cosas que acabamos de ler, este verdadeiro sacrifício que é soltar as ligaduras da impiedade e as ataduras da servidão, estas coisas que não ser duros com outras pessoas mas gentis.

Irmão e irmã analisem-se, examine-se a você mesmo por amor de Deus e não esteja a apontar o dedo que a culpa é do outro e olhe para você mesmo e veja a sua parte em qualquer contenda que exista e não aponte e diga a culpa é do outro; a minha culpa e o que eu tenho que me arrepender e o que eu tenho de fazer diferente.

E por isso diz assim: “retirar as ligaduras da impiedade”; você não está a perdoar o que outra pessoa tenha feito algo, está? Examine-se a si próprio; e você não tem piedade? Este é o jejum que Deus quer! E por isso que jejuamos! Não é para dizer: olha eu observei, eu jejuei, no dia da expiação, não, devemos nos analisar e perguntar: estou a mudar? Da maneira que eu trato a outra pessoa? Principalmente aquelas pessoas que estão mais perto de mim? Você tem que se arrepender e nós também.

Queridos irmãos então vamos ver

 Aqui então como a cerimônia deste novilho foi feita em LV 16:11-14: “Arão fará chegar o novilho da sua oferta pelo pecado e fará a expiação por si e sua casa”; a primeira parte e lição estamos a jejuar para tirar o pecado da nossa vida! É de examinarmos a nós próprios.”

“imolará o novilho como oferta pelo seu pecado, tomará também do altar o incensário cheio de brasas de fogo diante do Senhor e dois punhados de incenso aromático bem moído”; vocês sabem o incenso representa as orações dos santos, AP 5:8; e trará para dentro do véu”; isto é, para o trono de Deus e temos que trazer as nossas orações a Deus, bem moidinhas e detalhadas que são confissões dos nossos pecados.

Talvez deveria parar o sermão aqui porque aqui é onde a maioria de nós falha!

v. 13: “porá o incenso sobre o fogo perante o Senhor para que a nuvem do incenso cubra o propiciatório”.

Queridos irmãos as nossas orações vão através de grandes sacrifícios e tribulações sobre o fogo: “tomará do sangue do novilho e com o dedo o aspergirá sobre a frente do propiciatório e diante deste aspergirá 7x, isto é, completamente o sangue com o dedo”.

Nós temos que tirar completamente o nosso pecado da nossa vida porque são os nossos pecados que nos separam de Deus!

Mas os nossos pecados são perdoados pelo sangue de Jesus Cristo e por isso este novilho representa o sangue de Jesus Cristo que nos lava e perdoa! E DE GRAÇA!!

Mas há uma condição de que temos que nos arrepender e por isso temos este MEDIADOR que é Jesus Cristo e Ele leva as nossas orações ao Pai e Ele está a interceder e intervir por nós pois Ele pagou a pena dos nossos pecados com a Sua vida e Ele está a nos purificar através da santificação do Espírito Santo.

Então vamos agora abordar o segundo ponto: o por que da cerimônia dos bodes porque vemos aqui 2 bodes que são indistinguíveis dentro um do outro! Porque Deus é que tem que revelar quem é um e quem é o outro! LV 16:8: “lançarás sortes sobre os 2 bodes, uma sorte para o Senhor e outra para o bode de AZAZEL, como está no original que é o nome do demônio que ao fim de contas é satanás.

Por isso temos um bode que representa para o Senhor, Jesus Cristo, e outro bode Azazel que representa satanás.

E por que são indistintos? Porque satanás aparece como um cordeiro mas por dentro é um lobo!

Por fora parece o Messias, o Cristo, parece, e por isso muitas religiões cristãs que se chamam de cristãos mas como se lê em AP são a sinagoga de satanás! São a igreja de satanás!

“Arão fará chegar o bode ao qual cair a sorte para o Senhor e o oferecerá pela oferta do pecado”; queridos irmãos este ponto também é descrito aqui no nosso guia de estudo na pag. 39 acerca deste Azazel.

Queridos, satanás nos engana, por fora é como se fosse um cordeiro mas por dentro é como um bode que quer fazer o que lhe dá vontade!

E por isso estes 2 bodes são indistintos, pois satanás nos aparece como um anjo de luz! Para enganar como se lê em 2 CO 11:12-15 e você ou eu não podemos escolher entre um ou outro pois só Deus identifica e abre a sua mente para ver a verdade!

Você pode estar a dizer as pessoas faça isto ou aquilo ou outro mas irmãos se você não está perto de Deus e Ele não está a chamar você não vai entender a verdade pois é um milagre e é Deus que nos revela a verdade e nos guia e chama e tira o véu da nossa mente.

E por isso esse segundo ponto importante e lição importante é que Deus tem que nos revelar e chamar para entendermos a verdade e vamos ver então como a oferta dos bodes é feita mas primeiro ver a oferta do bode do pecado ou digamos assim o papel do sumo sacerdote através do novo e vivo caminho.

Como lemos o sumo sacerdote físico teve que se purificar em primeiro porque está a representar a Jesus Cristo nesta obra do sumo sacerdote e por isso tinha que se purificar.

Agora o sacrifício deste bode para o Senhor como lemos aqui 2 bodes, um para o Senhor, este em especial e que vai ser oferecido pelo pecado representa Jesus Cristo e o seu sangue está a ser entregue a Deus como lemos em HB.

Vejam em LV 16:15: “depois imolará o bode da oferta, isto é, simbolizando a morte de Jesus pelo pecado que será pelo povo e para a humanidade e trará seu sangue para dentro do véu, Jesus Cristo vai para o véu e traz o sangue nesta analogia física para dentro do véu, espiritualmente é Jesus Cristo que morreu e vai para dentro do véu uma vez ressuscitado através do corpo e do sofrimento que Ele fez”.

“e fará com seu sangue como fez com o sangue do novilho aspergirá no propiciatório e como Jesus Cristo perdoará completamente os nossos pecados 7x como fez com o sangue do novilho”.

“assim fará a expiação, isto é, uma reconciliação através do sangue por causa das impurezas dos filhos de Israel”, isto é, das nações e apesar de falar aqui sobre Israel é aplicável a todo o mundo.

“e das suas transgressões e de todos os seus pecados a mesma sorte fará pela tenda da congregação que está com eles no meio das suas impurezas e nenhum homem entrará na tenda da congregação enquanto ele for fazer a propiciação no santuário”; nenhum homem entra!

Porque aqui o sumo sacerdote representa Jesus Cristo a entrar no véu, no trono de Deus, e realmente a nível espiritual Jesus está a entrar ou entrou no trono de Deus e no lugar Santíssimo e não há nenhum homem lá, não há ninguém no céu!

“até que ele saia depois de feito a expiação”; simbolizando até que Jesus Cristo retorne para a terra nenhum homem vai estar lá.

Porque este sumo sacerdote fez esta expiação por si e também por toda a congregação e fez isto para perdoar os pecados dele e depois com o bode para perdoar os pecados das nações.

Aqui vemos o papel que Jesus Cristo está a fazer agora e vejemos, coloquem uma marca em LV 16 e vamos a HB 9:11: “quando, porém, vier Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, não por meio de sangue de bodes e bezerros mas pelo Seu próprio sangue entrou no Santo dos Santos, no Santuário, uma vez por todas tendo obtida interna redenção”.

Entrou e está lá e ainda não saiu, e está lá a mediar por nós e a interceder por nós; “portanto se o sangue de bodes e a cinza de uma novilha aspergido sobre os contaminados os santificam quanto a purificação da carne muito mais o sangue de Cristo que a Si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus e purificará a nossa consciência”.

São obras mortas que já não fazemos mais, paramos!

Mas servimos ao Deus vivo!

E Este é o papel de Jesus Cristo como nosso sumo sacerdote que está a interceder por nós.

Vejam um bocadinho mais adiante no v. 23: “era necessário portanto que as figuras que se acham nos céus purificassem com tais sacrifícios mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios são superiores!”

Quer dizer que as coisas no céu têm que ter um sacrifício eterno que é Jesus Cristo; “porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos figura do verdadeiro mas no mesmo céu para comparecer agora por nós diante de Deus”; o santuário que está aqui na terra é como diz aqui figura do verdadeiro, era uma imagem do verdadeiro, era digamos assim, uma representação do verdadeiro!

“ainda para se oferecer muitas vezes como sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue, e ora neste caso seria necessário que Jesus Cristo tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo! Agora, porém, quando chegou a hora correta no fim dos tempos se manifestou uma vez por todas para aniquilar o sacrifício de Si mesmo o pecado”.

Matou uma vez para sempre o pecado!! Um sacrifício feito completamente!

v. 27: “e assim como os homens está ordenado morrer uma só vez vindo depois o juízo, serão ressuscitados e depois vai haver o juízo e se não se arrependerem terão a segunda morte, assim também Cristo tendo se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados do mundo aparecerá uma segunda vez”; Ele vai retornar e sem pecado aos que aguardam a sua salvação.

GRAÇAS A DEUS ao que Jesus Cristo está a fazer agora por nós a expiar e a nos limpar para que possamos estar reconciliados com o Pai!

E por isso O DIA DE EXPIAÇÃO representa o papel de Jesus Cristo como sumo sacerdote na Nova Aliança! E Ele nos ajuda individualmente conforme nós somos chamados por Deus e nos arrependemos, nos ajuda, a você e a mim e vejam aqui em HB 10: 12: “Jesus, porém tendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados assentou-se a destra de Deus, do Pai, aguardando daí em diante pois Ele está no Santo dos Santos até que seus inimigos sejam colocados no estrado dos seus pés porque com uma única oferta aperfeiçoou para sempre”; pagou para sempre com uma única oferta!

Quantos estão sendo santificados, nós que estamos a ser pelo Espírito de Deus pelo Espírito Santo como se lê em 2 TS 2:13 e esta é a graça de Deus irmãos, é a maravilhosa graça de Deus por nós e Jesus Cristo com uma única oferta que já está paga!

Aperfeiçoou para sempre e nos limpou para sempre, eterno!! Estamos limpos e para sempre! E pela graça de Deus! Embora anda estejamos a ser santificados.

v. 18: “ora, onde há remissão destes já não há oferta pelo pecado”; v. 19: “e tendo, pois, irmãos intrepidez para entrar no santo dos santos pelo sangue de Jesus”.

Queridos irmãos, você e eu, podemos agora entrar no Santo dos Santos através do sangue de Jesus nas nossas orações e nós espiritualmente nos apresentamos perante o trono de Deus em oração e por isso irmãos temos intrepidez para entrar no Santo dos Santos e como? Pelo novo e vivo caminho!

Este é o terceiro ponto e lição que estou a mencionar aqui do dia da expiação e temos este vivo e novo caminho! E é o que Jesus Cristo está a fazer por nós e a interceder por nós!

“que Ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne e tendo grande sacerdócio sobre a casa de Deus aproximemo-nos pois com sincero coração em plena certeza da fé”.

“sem dúvida, tendo o coração purificado da má consciência lavado o corpo com água pura”; queridos irmãos temos que lavar o corpo com água pura e os que usam esta água viva do Espírito Santo para nos limpar e nos santificar”.

E por isso podemos entrar no Santo dos Santos agora e precisamos de ter coragem de entrar como diz aqui: pelo sangue de Jesus.

Compare isto com LV 16:2 que diz que não podiam r ao Santo dos Santos a qualquer altura, o sumo sacerdote não poda e nós podemos ir agora a qualquer altura através do sangue de Jesus. E que graça Deus nos está a dar!!

HB 8:11: “e não ensinará mais a cada um ao seu próximo nem cada um a seu irmão dizendo: conheça ao Senhor todos que me conhecerão desde o menor deles até o maior”; e esta é a nova aliança quando nós então temos este pacto com Deus, ao batismo e fizemos este compromisso e pela imposição das mãos recebemos o Espírito Santo de Deus usando as mãos de um ministro de Jesus Cristo e com a autoridade de Jesus Cristo de o fazer então conhecemos a Ele individualmente e esta é a vantagem da nova aliança irmãos porque não temos um sumo sacerdote físico mas um sumo sacerdote espiritual que é Jesus Cristo.

E Ele é divino e imortal, Ele se identifica com as nossas fraquezas e os nossos problemas por causa do que Ele passou como um ser humano e veja em HB 2:17-18: “por isso mesmo convinha em todas as coisas se tornasse semelhante aos irmãos para sermos misericordioso e fiel sumo sacerdote das coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo”.

Queridos irmãos Ele sofreu e tendo sido tentado, é poderoso de socorrer a nós que somos tentados, é poderoso para nos ajudar porque foi tentado pelo que nós estamos a passar e Ele nos entende e Ele nos ajuda pelo poder do Espírito Santo mas nós temos que fazer a nossa parte.

LV 16:18-19: “então sairá do altar que está perante o Senhor que faz expiação por ele, tomará do sangue do novilho e do bode e do sangue aspergirá 7x sobre o altar e o purificará das impurezas dos filhos de Israel”.

Vê-se que nos limpa completamente pelo sangue de Jesus Cristo simbolizada aqui pelo sangue do bode e depois diz assim no v. 20: “havendo depois de ter acabado a expiação pelo santuário e pela tenda da congregação do altar então farás chegar o bode vivo”; havendo acabado de fazer a expiação.

Jesus Cristo vai acabar de pagar a expiação pelo santuário.

Queridos irmãos nós somos o templo de Deus, o Espírito Santo vive em nós e somos o templo de Deus e aí está outra analogia pois nós somos esse santuário que precisa de ser expiado e purificado; e por isso que diz: tendo acabado de ser purificado e fazer a expiação pelo santuário, isto é, pelos santos, você e eu, pelas primícias e primeiros frutos e quando a noiva estiver pronta então Ele sai, vem para a terra como rei dos reis e Senhor dos Senhores e como sumo sacerdote sobre todos os outros sacerdotes do Senhor.

Queridos irmãos este é o 3º ponto de que temos que agora um novo e vivo caminho através do sacrifício de Jesus Cristo através do rolo e do papel de Jesus Cristo que está a fazer por nós e somos santificados até como diz aqui acabado de fazer a expiação no santuário e depois Ele retorna.

Então temos aqui agora o 4º ponto que é como a cerimônia acerca do bode vivo era feita e vemos aqui que é em LV 16:21-22: “vai botar o bode vivo as mãos sobre a cabeça do bode, vai confessar sobre ele as iniquidades do povo porque ele tem responsabilidades pelos pecados do mundo, tem uma responsabilidade, é responsável, e vai enviá-lo ao deserto pela mão de um homem que serve para isto”.

E isso lemos em AP 20:1-3 onde satanás é amarrado e posto nesse abismo por 1.000 anos e depois será dos 1.000 anos que é uma estória que falaremos um outro dia, mas aqui está uma lição.

A lição é que satanás vai ser castigado e vai ser posto em cima dele a responsabilidade doque ele fez e igualmente nós irmãos se não nos arrependermos vamos ter que aceitar a responsabilidade dessa nossa falta de arrependimento.

E qual é essa falta? A falta de arrependimento é que nós não estejamos completamente comprometidos a promessa que fizemos ao batismo e por isso que esta oferta do holocausto se segue no v. 23-24: “depois Arão virá a tenda da congregação e despirá as vestes de linho e banhará o seu corpo e porá as suas vestes e oferecerá o seu holocausto por ele e o holocausto do povo, sito é, os carneiros”.

E o que é o holocausto? É tudo que é queimado completamente, ou seja, nós devemos estar completamente comprometidos a fazer o sacrifício completo de nossa vida e completamente comprometidos.

E por isso que lemos em HB 6:4-6: “é impossível aqueles, pois, que uma vez foram iluminados e levaram o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo”; e são aqueles que se arrependeram, foram batizados, comprometeram este caminho, disseram sim, sim, contaram o custo, avaluaram e fizeram o voto, prometeram e agora voltam para trás.

“isto é, provaram da boa palavra de Deus e do mundo vindouro, viram isto e caíram, sim, e é impossível renová-los para o arrependimento”; porque então estariam a crucificar a Jesus Cristo de novo.

E em HB 10 diz quase a mesma coisa no v. 26-31 diz assim: “porque se vivermos deliberadamente em pecado (não querer obedecer a Deus de maneia nenhuma) depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade já não resta sacrifícios pelos pecados, pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e do lago de fogo da segunda morte, vingador prestes a consumir os adversários de quanto mais severo o castigo rogais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o filho de Deus e profanou o sangue da aliança que foi sacrificado e ultrajou esta graça de Deus”.

Sim, como é que você pode ser perdoado?

v. 31: “horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”; o castigo acontecerá se você deliberadamente (PROPOSITALMENTE) depois de saber a verdade viver em pecado.

E por isso o simbolismo da antiga aliança são importantes como lições para nos ensinar princípios e pontos importantes e lições práticas na nossa vida porque primeiro aponta para o sacrifício de Jesus Cristo, apontam para o papel do sumo sacerdote que é Cristo e por isso quando revemos anualmente e estamos a repetir anualmente para recordarmos destes pontos.

Sim, estes símbolos são analogias e por que? para nos ajudarem e entendermos o papel de Jesus Cristo no da de expiação e por isso são recordações físicas que nós necessitamos porque somos pessoas físicas e para nos ensinar lições espirituais para entrar aqui dentro nesta casca dura, nosso cérebro.

E por isso o dia da expiação aponta para Jesus Cristo como nosso mediador por nós.

Todos estes dias santos apontam para a realidade que é Jesus Cristo o fim da lei e por que? porque é o ponto final para completar esta lei sacrificial e cerimonial que é completada pelo sacrifício de Jesus Cristo e por isso Jesus Cristo é o fim da lei completa e este círculo completo fecha e encaixa tudo porque Ele é o exemplo e padrão que nós devemos de ser.

E como Ele obedece a lei devemos obedecer a Ele pois ele é o fim e o propósito, o objetivo da lei.

E por isso os dias santos e os sacrifícios hoje e serão também no mundo do amanhã são ferramentas de ensino espiritual e assim hoje cobrimos 4 lições espirituais práticas.

1º temos que nos examinar a nós próprios e por isso que nós jejuamos para nos aproximar de Deus.

2º Deus tem que revelar o que nós somos.

3º Precisamos de ter acesso ao trono de Deus através do novo e vivo caminho pela graça de Deus e pelo sacrifício de Cristo do seu sangue.

4º Precisamos de ter cuidado porque temos que estar completamente comprometidos a este caminho e não podemos voltar atrás.

E queridos irmãos essa é a META e esse é o GOLO e assim precisamos de estar a agradar a Deus com reverência e temor e por isso com esta reverência e temor recordada durante este dia de expiação podemos agora continuar e andando para a frente e ensaiar a beleza do mundo de amanhã que é representado pela festa dos TABERNÁCULOS que vamos aguardar brevemente.

Quando as primícias terão nascido de novo e terão nascidos como seres espirituais, filhos e filhas de Deus, para governarem o maravilhoso mundo de amanhã como reis e sacerdotes de Jesus Cristo.

Para trazer paz e felicidade a este mundo triste nosso.

Por isso queridos irmãos podemos celebrar com alegria a festa porque podemos celebrar com alegria a graça de Deus porque satanás vai estar banido no mundo de amanhã e Jesus Cristo é o nosso mediador, o nosso sumo sacerdote, o nosso salvador pessoal assim como salvador das nossas nações e nosso país e ponha o nome do seu país.............

Na verdade, é pela sua graça que lemos em HB 10:14 porque diz assim: “com uma única oferta pela graça Dele aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados”.