Quem está vencendo esta guerra de evangelização?: É este o único dia de Salvação?

Você está aqui

Quem está vencendo esta guerra de evangelização?

É este o único dia de Salvação?

Download (Baixar)
MP3 Audio (55.45 MB)

Download (Baixar)

Quem está vencendo esta guerra de evangelização?: É este o único dia de Salvação?

MP3 Audio (55.45 MB)
×

Existe uma luta entre Deus e Satanás para salvar mais almas? Ora se existisse então parecia que Deus está perdendo esta luta, pois mais pessoas estão seguindo o caminho que é largo e que conduz à perdição (Mateus 7:13), do que os que estão seguindo o caminho que conduz à vida (Mateus 7:14). Este sermão aborda este tema e explica claramente de sua Bíblia como o mundo está endurecido, como está cego, e quando é que essa cegueira será removida. Noutras palavras: Este é dia de salvação, mas não é o único dia de salvação! A Missão de evangelização da Igreja é de proclamar a Boa Nova do Reino de Deus, a todo o mundo como um testemunho a todas as nações antes da vinda de Cristo (Mateus 24:14), e de fazer discípulos aqueles que Deus chama (aqueles que Deus remove a cegueira agora e que respondem a essa proclamação) de todas as nações (João 6:44, 65), batizando-os pela autoridade de Jesus Cristo no corpo espiritual de Cristo, e ensinando a guardarem (praticarem/obedecerem) todas as coisas que Jesus nos ordenou (Mateus 28:18-20). Se deseja ler mais acerca da responsibilidade e missão da Igreja de Deus Unida, visite este link: https://portugues.ucg.org/ferramentas-de-estudo-da-biblia/guias-de-estudo/a-igreja-que-jesus-edificou/a-responsabilidade-e-a-missao-da-igreja.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Existe uma grande luta entre Deus e satanás para salvar mais almas?

Ora se existe então parece que Deus está a perder terrivelmente e realmente estará satanás ganhando mais almas neste mundo?

Satanás causou a Adão e Eva caírem no pecado e depois Deus foi apanhado de surpresa? Foi surpreendido?

E se Deus foi surpreendido Ele está em estado de emergência tentando salvar tantas almas mais agora?

Queridos irmãos e nós precisamos de nos esforçar e pregar o evangelho para ajudarmos a Deus a salvar mais almas? Agora?

A realidade irmãos é que não existe tal guerra e tal luta e Deus não foi apanhado de surpresa por satanás pois Deus sabia de antemão que mais cedo ou mais tarde que Adão e a Eva iam pecar.

Queridos irmãos nós como membros da igreja e a igreja não temos como missão salvar mais almas agora e essa é a responsabilidade de Jesus Cristo e nós o ajudaremos e ajudamos quando Ele nos dá instruções para fazer isso mas essa não é a missão agora como vamos ver.

Então por que parece que satanás está vencendo? Sim porque o mundo todo está a seguir o caminho de satanás e será que Deus está a baixar os padrões necessários para assim ganhar mais almas?

Então qual é a missão da igreja nesta era?

E qual é a nossa missão pessoal? Para evangelizar e salvar o mundo? Agora?

Este sermão irmãos vai responder a estas perguntas da sua própria Bíblia.

Lemos então para iniciar em EF 2:11-12 diz assim: “portanto lembrai-vos que outrora vós gentios na carne chamados na incircuncisão por aqueles se intitulam circuncisos na carne por mãos humanas e naquele tempo estáveis sem Cristo separados da comunidade de Israel e estranhos a aliança da promessa e não tendo esperança e sem Deus no mundo”.

Os gentios sem Cristo não têm esperança e não tem Deus no mundo é o que diz aqui então milhões de pessoas na China, no Oriente Médio, na Ásia, por exemplo, como países na Coreia do Norte e bem possível no nosso país não tem esperança e não tem Deus porque não estão em Cristo.

É justo então Deus condenar essas pessoas simplesmente porque não ouviram o nome de Jesus Cristo?

Então é só necessário ouvirem e crerem em Cristo e pronto está salvo!

Ora se Deus está perdendo esta batalha com satanás então isso explica se esse é o entendimento talvez não direto mas implícito então essa é a explicação porque os evangélicos sentem uma enorme responsabilidade de pregar a Jesus e pronto mais almas estão salvas.

Queridos irmãos vejamos primeiro em 1 TM 2 qual é o desejo de Deus e, 1 TM 2: 3-4 diz assim: “isto é bom e aceitável diante de Deus Nosso Salvador o qual deseja que todos os homens sejam salvos”.

Qual é o desejo de Deus? É Que toda a humanidade seja salva “e que cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.

Então Deus não deseja que todos sejam salvos? Sim!

Então basta aceitar o nome de Jesus Cristo?

Queridos irmão vamos continuar a ler em 2 PE 3 começando no v. 9: “não retarda o Senhor a sua promessa como alguns a julgam demorada, pelo contrário, Ele é longânime para convosco não querendo que nenhum pereça se não que todos cheguem ao arrependimento”.

Ora vimos que Deus quer que todos cheguem ao arrependimento e por isso vemos que temos que nos arrepender e Deus quer que todos venham a se arrepender e foi o que lemos também em 1 TM 2:3-4 quando lemos que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade!

Deus quer que todos se arrependam e quer que todos tenham o conhecimento da verdade mas sabemos que nem todos se arrependerão e por que? Porque vai haver um lago de fogo que é uma segunda morte.

Vejam aqui em AP 20:15: “e se alguém não for achado inscrito no Livro da Vida (o Livro da Vida Eterna) esse foi lançado para dentro do lago de fogo” e em AP 21:8: “quanto porém aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros (ou pornos), aos feiticeiros, aos idólatras a a todos mentirosos aparte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre a saber a segunda morte”.

Por isso Deus quer que todos sejam salvos e Deus quer que todos venham a conhecer A Verdade e Deus quer que todos se arrependam mas sabe que nem todos vão arrepender-se.

Ora muitos pensam que desde que Cristo veio pela primeira vinda agora, agora, nessa altura de ser salvos e por isso temos que ser salvos antes que Cristo volte se não estamos perdidos isto não diretamente mas implicitamente é o que é aceitado como entendimento dos evangélicos e por causa disso muitos creem sinceramente e com o coração sincero e não há dúvida nenhuma que tem que evangelizar agora e tem que fazer tudo o que é possível estar em Cristo e para mais almas serem salvas.

E por isso entendem que a salvação está aberta agora para todo o mundo desde que nós como os evangélicos possamos pregar a eles o que eles ouçam e depois se aceitam ou não o ponto final, o entendimento das pessoas.

E depois precisam dizer: olha você precisa se juntar a uma igreja, junte-se a uma igreja, sim, qualquer igreja mas junte-se a uma igreja e aceite Cristo e depois pensam: bem, vou formar uma igreja e vou ser um pastor e vou formar uma igreja e venham para aqui e estejam salvos.

E depois a pessoa diz: bem, fiz a minha parte.

Queridos irmãos aqui está uma pergunta vitalícia e crítica: está todo mundo realmente sendo salvo? E agora tendo esta oportunidade de salvação agora ou em outras palavras: estão a ter a qualquer momento a oportunidade de serem salvos desde que eles queiram?

 

Ou será que Deus deliberadamente cegou as pessoas hoje para que não sejam salvas agora?

Oh não pode ser isso! Vejamos em DT 29 começando no v. 2 até v. 4: “chamou Moisés a todo o Israel e disse-lhes: tendes visto tudo o que o Senhor fez na terra do Egito perante vós, o faraó e todos os seus servos e a toda a sua terra, as grandes provas que os vossos olhos viram, os sinais e grandes maravilhas porém o Senhor não vos deu coração para entender e nem olhos para ver nem ouvidos para ouvir até ao dia de hoje”.

Acho que para muitas pessoas isto é algo que se torna muito chocante e como pode ser? Mas o que diz aqui é que Deus não abriu os olhos, não abriu as mentes para entenderem e não diz que foi satanás diz que foi Deus.

Diz que Deus cegou Israel, pôs um véu para eles não verem, deu-lhes um coração endurecido e um endurecimento para não verem e não entenderem e para não compreenderem.

E como pode ser isso? Vejamos em SI 28:13 e vocês podem ler o capítulo inteiro mas vamos ler no v. 13: “assim pois a Palavra do Senhor lhes será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito, regras sobre regras, regra e mais regra, um pouco aqui e um pouco ali” e para que? Noutras palavras a Palavra do Senhor, a Bíblia, é um bocadinho aqui, um bocadinho acolá e por que? Porque as pessoas precisam apanhar um bocadinho aqui e um bocadinho acolá para entenderem a coisa toda mas aqui está o ponto: “para que vão e caiam para trás e que se quebrantem e se enlacem e sejam presos”; a Palavra do Senhor é como se está em código, um bocadinho aqui e um bocadinho acolá para alguns entenderem como diz nos versículos antes mas para outros não entenderem e caírem.

Vejam o que Jesus Cristo disse em MT 13 os discípulos perguntavam por que falava em parábolas, MT 13:13-15 eles perguntaram e Ele respondeu” por isso lhes falo por parábolas porque vendo não veem, ouvindo não ouvem, nem entendem”.

Ora vimos que o desejo de Deus é que todos sejam salvos, vimos que o desejo de Deus é que todos venham a conhecer A Verdade, vimos que o desejo de Deus é que todos se arrependam então por que esta aparente contradição? Por que?

Continuando a ler no v. 14: “de sorte que se cumpra a profecia de Isaías (sim acabei de ler a pouco) ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis, vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis porque o coração deste povo está endurecido (está cego) de mal grado taparam os ouvidos e fecharam os olhos não sucedendo que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração e se convertam e sejam por mim curados”.

Queridos irmãos há aqui uma coisa que precisamos entender que não é assim tão simples, preto e branco, digamos assim, e temos que entender a coisa um bocadinho melhor e como sabemos os israelitas desobedeceram por 40 anos e aqueles que desobedeceram não entraram na terra prometida porque não creram, desobedeceram e vejam em E 20 começar a ler do v. 11: “dei-lhes os meus estatutos e lhes fiz conhecer os meus juízos os quais cumprindo o homem viverá por eles”.

Quer dizer os ensinos de Deus, as leis de Deus são para o nosso bem e para termos vida, para termos paz, para sermos felizes; “também lhes dei os meus Sábados (os Dias Santos de Deus, os dias que Deus disse: este dia é o dia para nós nos reunirmos e estarmos aqui a conviver numa assembleia santa) para servirem de sinal entre Mim e eles para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica”.

Mas como sabem eles não obedeceram e por que? Bem, você pode dizer é porque tem livre arbítrio, sim tem livre arbítrio, sim porque tinham e nós temos uma mente carnal, o o que é isso uma mente carnal?

Continuando a ler um bocadinho mais adiante no v. 24 diz assim: “porque não executaram meus juízos”, se Deus deu a lei, deu-lhes a oportunidade de escolherem os juízos de Deus mas eles voluntariamente foram contra isso como o Adão e a Eva foram e desobedeceram a Deus também, a mesma coisa que o mundo hoje em dia faz as pessoas não querem obedecer a Deus.

Porque diz assim: “não executaram os meus juízos, rejeitaram os meus estatutos, profanaram os meus Sábados (ó irmãos estão a profanar os Sábados hoje? Ah não o Sábado não é para o brasileiro, ah é para todos os homens mas não é para o brasileiro? Ó é muito difícil guardar o Sábado e você acha que Deus não o sabe? Talvez você tenha que dizer a Ele pois talvez Ele não o tenha reparado não?) e seus olhos seguiam os ídolos de seus pais”.

Que ídolos as pessoas tem hoje em dia? Ora um dos grandes ídolos são eles próprios, suas ideias próprias.

Continuando então a ler no v. 25: “também lhes dei estatutos e juízos (isto é, lhes deu oportunidade de seguirem caminhos errados) que não eram bons e juízos nos quais não deviam de viver (isto é, juízos que não são saudáveis) e permiti que eles se contaminassem com seus dons sacrificiais com quando queimavam tudo como se abre a madre para horrorizá-los a fim de que soubessem que Eu sou o Senhor”.

As pessoas tem oportunidade de fazer coisas erradas, tem a oportunidade de ver que o caminho errado não dá bem só vai causar problemas e por que? Para verem a saber que, olha eu devia ter ouvido o que Deus disse porque Ele estava certo e por essa razão para que soubessem que Eu sou o Senhor.

Queridos irmãos eu fiz uma busca na minha Bíblia acerca de sabereis ou saberá ou saberão que Eu sou o Senhor e vi talvez mais de 73 vezes se não estou errado e Deus está a dizer que quer que nós venhamos a saber e saber que sabemos que Deus é o Senhor.

E por isso estamos a ver aqui que Deus quer que o mundo de fato venha conhecer que Deus é Deus.

E por isso as vezes tem que bater com a cabeça dura na parede, e bater, e bater, e bater, e bater!!! Até verem que não dá certo e o certo é o caminho de Deus, não é o meu caminho, não é à minha maneira de fazer as coisas e por que? Porque somos duros e temos a cabeça dura ou em outras palavras somos cegos A Verdade de Deus.

Então as pessoas que no passado estavam cegas e que morreram estão perdidas para sempre? Não porque há uma ressurreição e o plano de Deus tem outras fases que o mundo não entende mas para aqueles de nós que levamos as festas santas de Deus, as festas anuais, entendemos então o plano de salvação.

Como eu disse agora a pouco o problema é que as pessoas tem uma mente carnal, uma mente que está inclinada as coisas da carne.

Vejam comigo em RM 8:7 diz assim: “por isso o pendor da carne, isto é, esta mente carnal, esta inclinação da carne, da maneira que a nossa mente funciona, é inimizade contra Deus pois não está sujeito a lei de Deus nem pode estar, a carne mental nem pode estar sujeita a Deus”.

Vejam em RM 3:9: “que se conclui temos nós qualquer vantagem, não de forma nenhuma pois já temos demonstrado que todos tanto judeus como gregos, como espanhóis, como portugueses, como brasileiros, como angolanos, seja quem sejamos estamos debaixo do pecado”.

Como está escrito não há justo nem um se quer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus e por que? Por que a nossa mente carnal nos conduz, nos inclina para o caminha contra a lei de Deus como vimos em RM 8:7.

“todos se extraviaram a uma se fizeram inúteis não há quem faça o bem e não há um se quer, a garganta deles é sepulcro aberto como língua urde como engano, veneno de víbora está nos seus lábios” e depois continua: “não há um se quer, todos, judeus como gentios seguiram este caminho errado”.

E depois lê-se aí no v. 18 que diz assim: “não há temor de Deus diante de seus olhos” e por isso essas pessoas tem que seguir este caminho até um certo ponto, até chegar a um ponto que vão realizar que não dá certo e então depois voluntariamente vão querer arrepender-se.

Sim há uma guerra irmãos mas é uma guerra interna entre eu, o que quero fazer e o que Deus diz para eu fazer e eu tenho que lutar internamente e particularmente se você tem o Espírito de Deus vai ter esta ou se o Espírito de Deus está a trabalhar consigo vai ter esta, digamos assim, sentimento a afetar a sua consciência a dizer que isto não está certo mas continuamos a fazer o errado e temos que nos arrepender.

Veja aqui em GL 5:17: “porque a carne milita contra o Espírito”; sim existe uma guerra mas é dentro de nós a nossa carne, a nossa mente carnal contra o Espírito de Deus que está a tocar na nossa consciência e está a dizer: olha não faças isso, é Espírito contra a carne porque são opostos entre si e por que? Para que nós não façamos porventura o que seja o nosso querer.

Queridos irmãos existe esta guerra e esta guerra é nossa cobiça interna que nos está a afetar.

Veja por exemplo TG 1:14 diz assim: “ao contrário cada um é tentado pela sua própria cobiça”; sim somos tentados pela nossa própria cobiça, sim, somos afetados pelo mundo, por satanás, e por outras influências mas a culpa principal somos nós e não podemos dizer: olha foi satanás que fez que eu faça, não, é minha decisão própria e você tem livre arbítrio e você por isso tem que executar DOMÍNIO PRÓPRIO; é a nossa cobiça dentro de nós que nos atrai e induz e então essa cobiça depois de haver concebido dá a luz ao pecado.

A nossa mente é inimizade contra Deus!

Queridos irmãos até nós chegarmos a um ponto que digamos: estou farto dos resultados deste caminho que eu estou a seguir, esse caminho do mundão e não quero mais este resultado e então depois vamos ter que realmente nos arrepender.

Queridos irmãos Deus nos cega pela nossa própria carne mental e por que? Para nos destruir? Não e está claro que não!! Mas para que nós cheguemos a um ponto que nos arrependamos e arrepender de que? Ó é dos meus pecados do passado? Sim, mas é mais, é mais do que isso, é muito mais do que isso e ora vejam aqui em RM 11:32: “porque Deus a todos encerrou na desobediência”; nesta cegueira, neste coração duro, nesta desobediência e por que?

“a fim de usar misericórdia para com todos”.

Queridos irmãos e os israelitas morreram no deserto por 40 anos porque não alcançaram a terra prometida não estão perdidos e vão ter que ressuscitar e vão ter que se arrepender; à hora deles, a salvação deles ainda virá, ainda está por vir.

A humanidade querido irmãos, nós, a humanidade queremos fazer o que achamos que é certo, olha eu quero fazer o que eu quero fazer, olha vês isto, as manchetes, as pessoas, eu vou fazer o que eu quero fazer ninguém vai dizer que eu não possa fazer e é minha decisão, é ou não é?

Mas Deus em seu amor e sua sabedoria cegou, endureceu a humanidade pela natureza deles, natureza pela mente carnal, e assim as pessoas, digamos assim, involuntariamente, pecam mais e mais porque estão cegas e assim vão aprender esta lição dura de que precisam de acreditar em Deus e quando aprenderem a se arrepender então Deus poderá dar a eles misericórdia que eles desobedeceram, digamos assim, entre aspas, involuntariamente porque estavam cegos.

A lição que temos que aprender queridos irmãos é que os nossos costumes e as nossas práticas estão ou são erradas ou em outras palavras nós pensamos que sabemos que temos as soluções como: olha eu sei exatamente como se deve fazer e cuidado irmãos para não sermos soberbos pois temos que ser sempre humildes.

E segundo, para aprendermos que só quando vivermos de acordo com os mandamentos de Deus é que teremos a verdadeira felicidade e paz.

Por isso a lição que temos que aprender primeiro que os nossos caminhos estão errados e que o único caminho que merece seguir é o caminho de Deus e para isso ficar bem registrado na nossa vida temos que passar por provações e dificuldades e aprender da maneira dura.

Queridos irmãos veem uma semelhança entre isso e as duas árvores perante o Adão e Eva? É como eu disse temos que aprender com os nossos costumes, as nossas práticas que estão erradas e a única correta é o caminho de Deus e isso é exatamente tal como as duas árvores: a árvore da vida o caminho de Deus está certo e a árvore que eu vou decidir por mim mesmo o que é bom e o que é errado, o conhecimento do bem e do mal, esse caminho é o caminho da morte.

Queridos irmãos, todos nós, não foi só o Adão e a Eva, todos nós, você e eu temos duas árvores em frente a nós: a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal, o que eu penso que sei melhor, minha maneira é melhor e essa é a árvore da morte e a nossa natureza e a nossa mente carnal da maneira natural, a nossa natureza, nossa mente carnal, a nossa inclinação da carne nos leva a seguir a árvore do conhecimento do bem e do mal e por isso o arrependimento irmãos não é só  do que fizemos, sim, temos que nos arrepender do que fizemos mas é arrepender do que somos pois somos pessoas com uma mente carnal  e temos que arrepender desta mente carnal e é difícil entrar cá dentro irmãos, é difícil a gente aprender isto.

Queridos irmãos pondo isto de outra maneira: criar o caráter de Deus em nós leva tempo.

Vejam em DT 5:29 e vejamos qual é o gol, a meta, que Deus quer de nós porque eles disseram a Deus: sim, nós vamos fazer o que Tu queres que façamos; “então Deus disse a eles: quem dera que eles tivessem tal coração”; como eu desejo que assim o fosse; “que me temessem e me guardassem em todo o tempo (a toda a hora) todos os meus mandamentos” e por que? Porque estou aqui a fazer e sou importante, não: “para que bem fossem a eles e a seus filhos para sempre”; porque o caminho de Deus, as leis de Deus, os Sábados de Deus são para o nosso bem! Os dias santos de Deus são para o nosso bem! E para o bem de nossos filhos.

Esse é o gol de Deus para ensinar a nós que o caminho Dele é o certo e disse: para que venham a conhecer ou para que sibas que o Senhor é o Senhor!

E por isso e para isso leva tempo mas deixe-me dizer a vocês um segredo: sim, Deus tem todo o tempo do lado Dele e Ele decidiu dar um certo número de milhares de anos vendo pelo passado e agora chegamos a conclusão que possivelmente foi 6.000 anos e depois vai haver um milênio num total de 7.000 anos neste plano de salvação que é uma metáfora da semana de dias em que o sétimo dia é o Sábado, o dia de descanso e o milênio serão 1.000 anos de descanso mas o que eu estou a dizer  que Deus tem esse tempo todo e Ele está a nos dar uma lição e Ele nos deu muitos anos e Ele deu a humanidade muitas centenas de anos, muitos milhares de anos como vimos e vemos.

Ele só vai intervir quando uma grande parte da humanidade aprender esta lição, lição dura.

A maioria da humanidade hoje em dia pensa que vão resolver todos os problemas, óh temos problemas no Brasil então temos que fazer umas demonstrações, tirar estes líderes daqui, dizer que são corruptos e sim são corruptos então vamos votar para outro líder e deixem-me dizer a vocês uma surpresazinha o outro líder vai ser igualmente corrupto.

Queridos irmãos nenhum outro homem ou nenhuma outra mulher que venha a governar vai resolver os nossos problemas nos nossos países, sim, talvez faça certas coisas certas e vocês querem este ao invés de outro que vai fazer certas coisas piores mas o ponto é que não resolvem os problemas e o que temos hoje em dia, olha vamos fazer eleições e vamos selecionar um presidente novo ou vários deputados na câmara o seja o que for; Deus permitiu várias formas de governo, sim, permitiu e vimos em Israel que houve juízes, e houve reis e vemos em várias nações que houve ditadores, vemos que existem democracias e seja lá o que mais mas a realidade é que nenhuma delas, nenhuma delas traz paz e felicidade a nação e ao mundo, nenhuma.

Até quando mesmo quando Cristo veio Ele não parou esta cegueira do povo e veja aqui em MC 4:11-12 digamos assim é paralelo a MT 13 que lemos a pouco mas vejamos MC 4:11-12 e diz assim: “e Lhes respondeu: a vós outros é concedido conhecer o mistério do Reino de Deus mas aos de fora tudo se ensina por meio de parábolas para que vendo vejam e não percebam, ouvindo ouçam e não entendam para que não venham a converter-se e haja perdão para eles”.

Estão a entender o que Jesus Cristo disse? Disse que o mistério do Reino não é revelado a eles e por que? Para não verem, para não perceberem, para não ouvirem, não entenderem e não se converterem e para não serem perdoados e por que Jesus Cristo não parou com esta cegueira?

Por que? Estas são palavras muito fortes, muito fortes e a razão é simplesmente esta irmãos que o homem não reconhece a sua incapacidade de se governar, o homem não reconhece a sua própria inabilidade ou incapacidade de se governar.

Até mesmo a nós próprios por não termos domínio próprio quanto mais governar outros e governar o mundo? Se nós não sabemos a governar a nós próprios quanto mais podemos governar a outros?

Queridos irmãos aqui estamos a falar do que temos que nos arrepender do que somos e sim Deus deseja que aprendamos a fazer coisas, a ter iniciativas, a criar, a ter vários talentos e habilitações e coisas assim mas Ele também quer que nós reconheçamos que é a Ele que nós temos que voltar, é a Ele que nós temos que ir com os nossos problemas, as nossas dificuldades e temos que ouvir as instruções Dele de acordo com as leis Dele para o nosso bem e temos que aceitar que Deus é o verdadeiro governante do mundo.

E temos que aceitar que precisamos do Espírito de Deus porque sozinhos não podemos fazer nada, nada e vocês sabem a estória de Jó que teve que aprender essa lição e vejam em JÓ 32:1 diz assim: “cessaram aqueles três homens a responder a Jó ao tocante ao se ter ele por justo aos seus próprios olhos”; Jó tinha auto justiça e era justo aos seus próprios olhos.

Vejam em JÓ 27:3-6 diz assim: “enquanto em mim estiver a minha vida diz Jó e o sopro de Deus nos meus narizes nunca os meus lábios falarão injustiça e nem a minha língua pronunciará engano”; auto justiça; “longe de mim que não vos dê razão até que eu expire nunca afastarei minha integridade”; eu sou justo e sou perfeito; “a minha justiça me apegarei e não a largarei não me reprova a minha consciência por qualquer dia da minha vida”.

Queridos irmãos como lemos a pouco em RM 3:23 lemos porque todos pecaram e destituídos da glória de Deus e só Deus é completamente justo e Jó teve que aprender essa lição, teve que bater com a cabeça na parede dura para aprender essa lição.

E depois lemos em JÓ 42:5-6: “eu te conhecia só de ouvir, diz Jó, mas agora os meus olhos te veem por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza”.

Ele reconheceu que ele não era justo e se arrependeu e se arrependeu do que ele era e não estou a falar do que ele fez e sim do que ele era e assim se tornou humilde e se arrependeu do que era.

Queridos irmãos todos nós temos de chegar a um ponto de aceitar Deus como nosso governante e aceitar a árvore da vida e a árvore da vida é que Deus sabe melhor o que é bom e o que é mau  e nós temos que acreditar Nele pois Deus nos criou como homens com capacidades muito superiores a outros seres, capacidades de raciocinar e de fazer coisas, sim, capacidades superiores a leões, a tigres, elefantes, a cães, cadelas, gatos, sei lá o que for mas estas capacidades que Deus nos deu também são impedimento e por que?

Porque quando a nossa vontade, a nossa maneira de ver é contra a vontade de Deus e aí está o problema e vocês sabem a oração do Pai Nosso a sua vontade seja feita na terra como no céu e você sinceramente deseja a sua vontade ou a vontade do Pai?

Queridos irmãos a nós por causa da nossa cegueira espiritual fazemos o que é a nossa vontade e quando nós depois de finalmente batermos a cabeça na parede e na rocha e finalmente realizarmos os maus resultados desse nosso caminho então, então estamos prontos para matar, para deitar fora o velho eu!

RM 6:4 vou ler só a primeira parte que diz: “fomos pois sepultados com ele na morte do batismo” e entendemos isso? Óh sim somos postos debaixo da água.

Irmãos somos sepultados, o velho eu é sepultado, a minha vontade é sepultada e foi, foi??? Ou ainda quero fazer o que me apetece? Que é contra a vontade de Deus?

Vejam em RM 12:1: “rogo-vos, pois, irmãos pelas misericórdias de Deus que apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional”.

Estamos prontos a apresentar o nosso corpo como um sacrifício vivo?

RM 1:28 diz assim: “e por haverem desprezado o conhecimento de Deus o próprio Deus os entregou a disposição mental reprovável para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda a injustiça, malicia, avareza, maldade, possuídos de inveja, homicídios, contenda, dolo, iniquidade, difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores do mal, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos e sem afeição natural e sem misericórdia”.

“Ora conhecendo eles a sentença de Deus de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam não somente as fazem mas também aprovam que os que assim procedem”.

Queridos irmãos a humanidade não chegou a esse ponto de aceitar Deus e seu filho Jesus Cristo como nosso governante mundial.

Óh eu aceito Cristo, aceitam? Não, isso é só palavras, não é prática.

Queridos irmãos como lemos em RM 11:32 Deus encerrou a todos debaixo da desobediência para com todos de usar de misericórdia e todo mundo está cedo e endurecido hoje em dia.

Veja em RM 11:5 diz assim: “assim pois também agora no tempo de hoje sobrevive um remanescente segundo a eleição de graça”; sim, existem alguns que Deus solucionou, que Deus escolheu, que Deus chamou pela sua graça, agora os outros a receberão mais tarde e veja aqui no v. 7: “que diremos pois que Israel busca mas não conseguiu a eleição não o alcançou? “; sim, aqueles que Ele chamou e selecionou estão a alcançar e os outros foram endurecidos como diz no v. 8: “Deus lhes deu o espírito de entorpecimento, olhos para não verem e ouvidos para não ouvirem até o dia de hoje”.

Queridos irmãos poucos recebem agora a salvação e a maioria estão cegos e então Deus é injusto? Não!

Veja aqui em 1 CO 1:26 diz assim: “irmãos reparai pois na vossa vocação que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de conhecimento mas Deus escolheu coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes e Deus escolheu as coisas humildes do mundo e as desprezadas aquelas que não são nada para que se vangloriem na presença de Deus mas são muitos poucos os que são chamados”.

Ora se Deus os pôs a cegueira é Deus que tem que tirar a cegueira e por isso lemos em JO 6:44: “ninguém pode vir a Mim (esse é Jesus Cristo a dizer: ninguém pode ser um cristão) se o Pai que me enviou não o trouxer e Eu os ressuscitarei no último dia”.

Para serem chamados tem que ser chamados pelo Pai, o Pai pôs o véu, o Pai tira o véu; Deus pôs a cegueira e Deus tirará a cegueira; a alguns tira agora, muito poucos, e outros vai tirar mais tarde.

Isto queridos irmãos o mundo não entende e isto é o grande equívoco da evangelização deste mundo.

Ora irmãos eu não estou a dizer isto irmãos que essas pessoas não são sinceras, não estou a dizer que esses evangelistas não sejam sinceros, não, mas isso é uma chave importante para entendermos a missão da igreja e a nossa missão individual e particular e pessoal de evangelização porque o que se passa no mundo é que as pessoas estão apegadas a esta ideia que tem que salvar mais almas agora mas se Deus as cegou como é que você vai vencer isso?

Todo o mundo, todas as nações, todas as raças não entendem esta cegueira e não entendem porque estão cegos!! Não veem pois até os próprios pregadores, e ministros e pastores estão cegos.

Vejam em 2 PE 2:1-2: “assim como no meio do povo surgiram falsos profetas e assim também haverá entre vós (entre a igreja de Deus, vai haver falsos mestres, falsos pastores mesmo nas igrejas cristãs) os quais introduzirão  dissimulações dissimuladamente (isto é, coisinhas muito súteis mas vão desviando devagarinho da Verdade) até um ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou  trazendo sobre si mesmos repentina destruição”; como sabemos Cristo virá como um ladrão, repentina destruição.

“e muitos seguirão as suas práticas”; queridos irmãos muitos cristãos vão seguir as práticas destes pastores; queridos irmãos muitos quer dizer muitos.

“e por causa deles será infamado o caminho da Verdade”.

E assim estão enganando a outros.

Queridos irmãos este engano é tão profundo, tão profundo que as pessoas não estão a entender.

Vejam em MT 7:13: “entrai pela porta estreita, larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição e são muitos os que entram por ela”.

Queridos irmãos o cristianismo com a sua evangelização vão seguir uma porta que é larga, um caminho que é espaçoso e que conduz a perdição e são muitos os que entram por ela.

Isto é uma babilônia irmãos, uma babilônia de ensino falso, esta babilônia é muito, muito grande e este mundo cristão está numa babilônia de um ensino de grandes práticas pagãs!! E que estão a chamá-las como se fossem cristãs mas são pagãs.

Veja AP 17:2 diz assim acerca da grande meretriz: “com quem se prostituíram os reis da terra e com o vinho da sua devassidão foi que se embebedaram os que habitam na terra”.

O vinho da sua devassidão, isto é, as doutrinas falsas, as doutrinas pagãs, isto é, o que as pessoas fazem doutrinas pagãs.

Vejemos então nos v. 5-6: “na sua fronte acha-se escrito um nome: mistério, a grande babilônia, a mãe de todas as meretrizes e das abominações da terra”.

Queridos irmãos esta igreja falsa é a mãe de muitas outras igrejas que protestaram contra ela e por isso foram reconhecidas como protestantes e essa é a mãe, a mãe das meretrizes, quer dizer que as outras igrejas também são prostitutas.

“então vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus e quando a vi admirei-me com grande espanto”.

Estão completamente embriagadas com doutrinas falsas, com doutrinas pagãs, a mãe das igrejas protestantes que saíram dela e vão voltar para ela e isto é o que chamam ECUMENISMO e está a acontecer.

E vejam em AP 18:4 diz assim: “ouvi outra voz do céu dizendo: RETIRAI-VOS DELA! POVO MEU PARA NÃO SERDES CÚMPLICES DOS PECADOS E PARA NÃO PARTICIPARES DOS SEUS FLAGELOS”.

Saiam disso e fujam dessas igrejas cristãs falsas e por que? Porque muitos pensam que estão a seguir a Cristo mas estão completamente iludidos por satanás.

Queridos irmãos a realidade é que o mundo, a humanidade nunca aceitará a Deus como seu governante, a humanidade tem que chegar a um ponto de quase completa destruição e se Deus não intervisse à última hora, ao último minuto ninguém sobreviveria e é o que lemos em MT 24:21-22: “porque nesse tempo haverá grande tribulação como desde o princípio até agora tem havido e nem haverá jamais”.

Irmãos vão tentar praticamente destruir o mundo.

“e se não tivessem sido aqueles dias abreviados ninguém seria salvo”; isto é, seria o fim do mundo; “mas por causa dos escolhidos tais dias serão abreviados”.

Queridos irmãos será um extremo, um extremo que nunca mais vai acontecer de novo e será terrível e esse será o fim do tempo dos gentios e esse tempo dos gentios só parará com o retorno de Jesus Cristo.

Queridos irmãos e o mundo continuará a estar cego até o mundo religioso cristão, sim, o mundo religioso cristão, parte dessas meretrizes da mãe das meretrizes vão adorar o próprio anti cristo pensando que é Cristo e vai ser um enorme engano mundial! UM ENORME ENGANO MUNDIAL!

E por isso lê-se em AP 16:13-14: “então vi sair da boca do dragão (isto, é de satanás) da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs porque eles são espíritos de demônios e operadores de sinais e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja DO GRANDE DIA DO DEUS TODO PODEROSO”.

Vão estas igrejas, estes falsos cristãos vão convencer o mundo para lutarem contra Cristo nesta diz aqui peleja do grande dia do Deus todo Poderoso.

Nós como amigo e inoportuno temos que continuamente buscar a Deus diz assim: bate continuamente, bate a porta, pede e abrir-se-á, pede, pede, pede continuamente e temos que estar perto de Deus irmãos porque se não vamos ser enganados também.

Queridos irmãos o caminho que conduz a salvação é apertado como lemos em MT 7:14 que diz assim: “porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida e são poucos os que acertam com ela”.

Serão muito poucos os que receberão salvação nesta era e estamos a entender isso? Serão muito poucos.

Queridos irmãos isto é muito sério, muito sério, como Paulo disse em 1 CO 6: “vamos julgar o mundo”.

Queridos irmãos vamos reinar com Cristo e vamos julgar o mundo e por isso a nossa responsabilidade agora é de nos treinarmos, é de estarmos preparados, é de aprendermos a ser uma luz ao mundo como um luzeiro e um candelabro.

Como diz em 1 PE 3:15-16 temos de estar prepararados para responder com mansidão!

1 PE 3:15-16: “santificai a Cristo como o Senhor estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”, se você, nós somos um exemplo as pessoas vão notar o nosso bom exemplo e vão fazer perguntas e nós devemos estar preparados para responder com mansidão e temor, com boa consciência de modo naquilo que falam entre vós outros fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo.

Queridos irmãos nós devemos aprender a responder as perguntas de uma maneira correta com mansidão, humildade e temor a Deus.

Deus nos confiou a palavra da reconciliação como lemos em 2 CO 5:18-19 e precisamos de estar reconciliados com Deus e precisamos de fazer paz com todos e precisamos de ensinar sem puxar; a palavra de reconciliação não quer dizer que vamos reconciliar o mundo pois isso é responsabilidade de Cristo, a missão da igreja não é converter o mundo, a missão da igreja como lemos em MT 24:14: “e será pregado este evangelho do Reino por todo o mundo”; por que? Para que? Para salvar mais almas? Não é isso que diz aqui: “por testemunho  a todas as nações”; o golo, a meta, o objetivo da nossa pregação, da palavra de reconciliação é para testemunhar o mundo que Cristo virá e que vai estabelecer o Reino de Deus e que vamos ser reconciliados com o Pai e para termos essa esperança  e quando Jesus Cristo vier Ele vai tirar esta cegueira e vai trazer paz ao mundo e então Ele vai ensinar ao mundo todo, Ele vai converter o mundo todo ao seu caminho e essa é a única esperança que temos para o mundo e então nessa altura as pessoas conhecerão e saberão que Deus é o Senhor.

Vejam em IS 25:6-8 diz assim: “o Senhor dos Exércitos dará neste monte a todos os povos um banquete de coisas gordurosas, uma festa com vinhos velhos, pratos gordurosos com tutanos e vinhos velhos bem clarificados”; quer dizer de uma beleza física de prosperidade num mundo maravilhoso do mundo do amanhã no milênio; e lhes diz assim: “destruirá neste monte a coberta que envolve todos os povos e o véu que está posto por todas as nações”.

Quer dizer que esta cegueira vai ser tirada quando? Quando Jesus Cristo vier e estabelecer o Reino Milenial, quando o Reino Milenial for estabelecido este véu, esta cegueira vai ser tirada.

Veja por exemplo IS 9:2 diz assim: “e o povo que andava em trevas (isto é, nesta cegueira espiritual) viu grande luz (por que? porque a cegueira foi removida) e os que viviam na sombra da morte (não tinham esperança, tinham morrido, não tendo esperança) resplandeceu-lhes a luz (a cegueira foi removida nessa ressurreição).

E vão ter a oportunidade que nunca tiveram porque estavam cegos.

Queridos irmãos não é um estigma ou uma desgraça aos seus entes queridos ou outras pessoas que estejam entre aqueles que estão cegos agora pois o plano de Deus exige a remoção da cegueira de apenas alguns agora e isto é parte do plano de salvação de Deus, é sua responsabilidade, e e por isso que se chama as primícias.

Todo o Israel vai ser salvo nesse período; vejam em RM 11:25-27: “porque não quero irmãos que ignoreis este mistério para que não sejais presumidos em vós mesmos que veio o endurecimento em parte a Israel até que haja a entrada da plenitude dos gentios”.

Israel está cego em parte e se alguns não estão cegos mas a maioria estão cegos, e sim. “todo o Israel será salvo como está escrito virá de Sião o libertador (que é Jesus Cristo) e Ele apartará de Jacó as impiedades”; e esta será a aliança que Ele vai estabelecer quando tirar os pecados e escrevei as leis de Deus no coração e na mente das pessoas que é a nova aliança no Reino Milenial.

Então todo o Israel será salvo mas não só todo o Israel mas os gentios porque no v. 11 do mesmo capítulo diz assim: “veio salvação aos gentios” também.

Queridos irmãos o mundo não entende que Deus tem um sábio e grande mistério e esse grande mistério é o seu plano de salvação da humanidade.

Deus não está a perder a luta com satanás e veja aqui em 1 PE 1:19-20 diz assim: “vós fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo como cordeiro sem defeito e sem mácula (o sangue de Cristo) conhecido e sem defeito antes da fundação do mundo”; o Deus e Jesus Cristo sabiam que tinha que morrer antes da fundação do mundo e por que? Porque sabia que Adão e Eva mais cedo ou mais tarde iam pecar, sabiam que todos iam pecar, sabia que todos e por que? Nos deu esta cegueira e por que? Para aprendermos uma lição dura e por isso não há uma luta com satanás se havemos de salvar mais almas e Deus não foi surpreendido quando Adão e a Eva pecaram pois tudo estava planejado e Deus está criando do homem mortal uma família espiritual, a sua própria família e a sua família constituirá o Reino de Deus que viverá e administrará de acordo com as suas leis de amor que estarão escritas nos nossos corações e nas nossas mentes.

Sim irmãos a humanidade está cega temporariamente mas mesmos os mortos ressuscitarão e aprenderão a verdade de Deus e todos a sua ordem e ao seu tempo; Deus salvará a todos que virão a crer Nele pois Ele quer que todos se arrependam e sejam seus filhos no seu Reino.

Graças a Deus pela sua sabedoria e misericórdia.