O que é o Homem?

O que é o Homem?

O que é o homem? Poucos hoje em dia possuem uma resposta correta para essa enorme e significativa questão. A pergunta vem da Bíblia; pelo menos, um filósofo, Immanuel Kant, acreditava que toda filosofia pode ser resumida por ela.

Nas Escrituras Hebraicas a pergunta "o que é o homem?" ocorre duas vezes. As reflexões de Davi, em Salmos 8, são muito conhecidas e mencionadas no livro de Hebreus do Novo Testamento. Em contraste, uma passagem do sétimo capítulo do livro de Jó raramente é relembrada. Mas ambas são dignas de análise cuidadosa. (Elas são abordadas especificamente na última parte desta lição, "O Grande Propósito de Deus para a Humanidade").

Mas como definimos a humanidade? O que é o ser humano? Estas perguntas estiveram nas mentes dos filósofos desde o princípio dos tempos. Mas nesta lição estamos interessados em que a Palavra de Deus revela sobre a natureza das pessoas.

O que Deus revela sobre o homem?

"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente [um ser vivo, BLH]" (Gênesis 2:7).

"Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4; compare com versículo 20).

O primeiro capítulo de Gênesis diz que o homem foi feito à imagem de Deus (versículos 26-27). Depois o segundo capítulo revela mais um pequeno e específico detalhe dessa criação. Deus criou o homem da matéria, "do pó da terra". Em nenhum lugar a Bíblia revela que o homem tem ou possui uma "alma imortal". Todas essas ideias que mostram o homem como um ser imortal não têm origem bíblica; essas ideias ou conceitos são totalmente antibíblicos.

As Escrituras claramente revelam que a alma [ser vivente] é algo que pode morrer ou ser destruída. Ela não é imortal! Jesus falou "não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, Aquele [Deus] que pode fazer perecer [destruir] no inferno a alma e o corpo" (Mateus 10:28). (Para saber mais detalhes acerca desse tema importante, solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito O que Acontece Depois da Morte?).

Embora o homem não possua uma alma imortal, existe um importante componente imaterial no ser humano?

"Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-poderoso os faz sábios" (Jó 32-8).

Aparentemente, esse "espírito no homem" acrescenta esse importante componente imaterial, que dá aos seres humanos a capacidade natural de aprender e entender de maneira muito superior aos animais. Paulo indica que ele [esse espírito no homem] a habilidade ao ser humano de conhecer "as coisas do homem" (1 Coríntios 2:11).

O que acontece como esse espírito, que está no homem, quando este morre?

"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu" (Eclesiastes 12:7).

O espírito no homem está consciente quando separado de seu cérebro e corpo?

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma" (Eclesiastes 9:5).

"Porque na morte não há lembrança de ti [Deus]?" (Salmos 6:5).

Muitos versículos da Bíblia mostram que o estado de quem está morto é comparado ao sono (Daniel 12:2; Lucas 8:52; João 11:11-13; 1 Coríntios 15:19-20). Portanto, quem já faleceu será despertado por Jesus Cristo e voltará à consciência no tempo da ressurreição (João 5:28-29; 6:39).