Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O QUE É O HOMEM?

O QUE É O HOMEM?

O que é o homem? Poucos hoje em dia possuem uma resposta correta para essa enorme e significativa questão. A pergunta vem da Bíblia; pelo menos, um filósofo, Immanuel Kant, acreditava que toda filosofia pode ser resumida por ela.

Nas Escrituras Hebraicas a pergunta "o que é o homem?" ocorre duas vezes. As reflexões de Davi, em Salmos 8, são muito conhecidas e mencionadas no livro de Hebreus do Novo Testamento. Em contraste, uma passagem do sétimo capítulo do livro de Jó raramente é relembrada. Mas ambas são dignas de análise cuidadosa. (Elas são abordadas especificamente na última parte desta lição, "O Grande Propósito de Deus para a Humanidade").

Mas como definimos a humanidade? O que é o ser humano? Estas perguntas estiveram nas mentes dos filósofos desde o princípio dos tempos. Mas nesta lição estamos interessados em que a Palavra de Deus revela sobre a natureza das pessoas.

O que Deus revela sobre o homem?

"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente [um ser vivo, BLH]" (Gênesis 2:7 Gênesis 2:7E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
Almeida Atualizada×
).

"Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4 Ezequiel 18:4Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
Almeida Atualizada×
; compare com versículo 20).

O primeiro capítulo de Gênesis diz que o homem foi feito à imagem de Deus (versículos 26-27). Depois o segundo capítulo revela mais um pequeno e específico detalhe dessa criação. Deus criou o homem da matéria, "do pó da terra". Em nenhum lugar a Bíblia revela que o homem tem ou possui uma "alma imortal". Todas essas ideias que mostram o homem como um ser imortal não têm origem bíblica; essas ideias ou conceitos são totalmente antibíblicos.

As Escrituras claramente revelam que a alma [ser vivente] é algo que pode morrer ou ser destruída. Ela não é imortal! Jesus falou "não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, Aquele [Deus] que pode fazer perecer [destruir] no inferno a alma e o corpo" (Mateus 10:28 Mateus 10:28E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
Almeida Atualizada×
). (Para saber mais detalhes acerca desse tema importante, solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito O que Acontece Depois da Morte?).

Embora o homem não possua uma alma imortal, existe um importante componente imaterial no ser humano?

"Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-poderoso os faz sábios" (Jó 32-8).

Aparentemente, esse "espírito no homem" acrescenta esse importante componente imaterial, que dá aos seres humanos a capacidade natural de aprender e entender de maneira muito superior aos animais. Paulo indica que ele [esse espírito no homem] a habilidade ao ser humano de conhecer "as coisas do homem" (1 Coríntios 2:11 1 Coríntios 2:11Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
Almeida Atualizada×
).

O que acontece como esse espírito, que está no homem, quando este morre?

"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu" (Eclesiastes 12:7 Eclesiastes 12:7e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.
Almeida Atualizada×
).

O espírito no homem está consciente quando separado de seu cérebro e corpo?

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma" (Eclesiastes 9:5 Eclesiastes 9:5Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
Almeida Atualizada×
).

"Porque na morte não há lembrança de ti [Deus]?" (Salmos 6:5 Salmos 6:5Pois na morte não há lembrança de ti; no Seol quem te louvará?
Almeida Atualizada×
).

Muitos versículos da Bíblia mostram que o estado de quem está morto é comparado ao sono (Daniel 12:2 Daniel 12:2E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Almeida Atualizada×
; Lucas 8:52 Lucas 8:52E todos choravam e pranteavam; ele, porém, disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme.
Almeida Atualizada×
; João 11:11-13 João 11:11-13 [11] E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. [12] Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. [13] Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 15:19-20 1 Coríntios 15:19-20 [19] Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima. [20] Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
Almeida Atualizada×
). Portanto, quem já faleceu será despertado por Jesus Cristo e voltará à consciência no tempo da ressurreição (João 5:28-29 João 5:28-29 [28] Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: [29] os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Almeida Atualizada×
; 6:39).