Encontrando Paz Em Um Mundo Conturbado

Você está aqui

Encontrando Paz Em Um Mundo Conturbado

Download (Baixar)
MP3 Audio (9.65 MB)

Download (Baixar)

Encontrando Paz Em Um Mundo Conturbado

MP3 Audio (9.65 MB)
×

Sem dúvida, é bem mais fácil ficarmos calmos quando os problemas ou as preocupações não nos tiram o sono. Mas, hoje em dia, a maioria das pessoas vive muito preocupada.

Nosso mundo se encontra atormentado pela violência, corrupção, agitação social e incerteza econômica. Há preocupações com escassez de alimentos, falências de bancos, desafios ambientais, surtos de doenças, abusos de governos e a potencial ameaça da inteligência artificial. Além das principais preocupações pessoais com saúde, trabalho ou relacionamentos.

Todos nós ansiamos por paz interior. Mas como podemos alcançá-la? Seria de grande ajuda entender o que realmente significa a paz. Pois, ela não é simplesmente a ausência de distúrbios ou conflitos. A verdadeira paz de espírito não depende das circunstâncias do momento. Podemos encontrá-la mesmo em meio a traumas e inquietudes. Em última análise, ela é uma questão de buscar a força e a orientação de Deus e enxergar nossa situação pela ótica dEle. A seguir estão seis maneiras específicas de alcançar a paz de espírito.

Entregar suas preocupações a Deus

O ponto de partida é invocar a Deus através da oração. A Bíblia diz: “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês” (1 Pedro 5:7, BLH). Acreditar que podemos lidar com tudo sozinhos nos impede de buscar a Deus como deveríamos.

Uma amiga minha aprendeu essa lição quando seu marido ficou desempregado por dois anos e eles quase perderam a casa e toda sua poupança. “Não tivemos paz até entendermos que, mesmo fazendo todo o possível para manter as finanças em dia, nada estava sob nosso controle e que precisávamos confiar totalmente em Deus para resolver a situação”, disse ela.

Independentemente do que esteja nos preocupando ou nos sobrecarregando devemos entregar tudo nas mãos de Deus, pois Ele resolverá da melhor maneira as dificuldades e necessidades de Seus fiéis. Pode até ser que Ele não acabe imediatamente com nossas preocupações, mas o Salmo 50:15 diz que Deus nos livrará se O invocarmos. Precisamos fazer a nossa parte para superar as dificuldades, mas sempre devemos esperar que Deus cuide de tudo aquilo que esteja fora do nosso controle. Por isso, é extremamente reconfortante saber que não precisamos confiar em nossas próprias capacidades e recursos para resolver nossos problemas porque Deus cuidará de nós.

Meditar nas promessas de Deus

Devemos nos lembrar das diversas promessas bíblicas sobre proteção, libertação e cuidado de Deus àqueles que O servem fielmente. A Bíblia nos diz que Deus nunca nos abandonará ou falhará conosco (Deuteronômio 31:6, 8; Salmos 37:28; João 14:18). Deus terminará a obra que começou em nós e nunca desistirá de nós (Filipenses 1:6). E Deus sempre estará disposto a suprir nossas necessidades quando buscamos Sua ajuda (Filipenses 4:19).

E isso inclui sustento (Mateus 6:31-33), refúgio (Salmos 91:2, 5-7), cura (Tiago 5:14-16), orientação e direção (Provérbios 16:9). Até mesmo quando tivermos problemas, Deus nos dará os recursos necessários para superá-los (1 Coríntios 10:13). Assim, quando nos apegamos a essas preciosas promessas, vamos nos sentir em paz e livres de todo medo e ansiedade.

Meditar nas intervenções de Deus

Considero que é útil pensar em situações do passado em que vimos a mão de Deus em nossa vida. Provavelmente, todos temos lembrança de algum momento em que Deus abriu as portas e interveio por nossa causa, solucionando problemas estressantes. Por exemplo, pode ser que, depois de muito tempo passando por dificuldades financeiras, você tenha conseguido um bom emprego ou comprado um imóvel próprio para morar com excelentes condições de pagamento ou até um problema de saúde que foi sanado de forma célere e milagrosa. Lembre-se de como esses eventos aconteceram.

Também podemos refletir nas maneiras pelas quais Deus interveio na História para que os planos dEle se mantenham inalterados. Esses relatos podem ser muito inspiradores.

Obviamente, a Bíblia registra muitas intervenções milagrosas de Deus, desde a libertação dos israelitas no Mar Vermelho até à proteção de Daniel na cova dos leões. Assim, direcionar nossos pensamentos para os incríveis atos de intervenção de Deus afastará as preocupações de nossas mentes.

Encarar os fatos

Devemos pensar naquilo que é construtivo, assertivo e bom, como nos é dito em Filipenses 4:8. Mas isso não significa que devemos ignorar ou deixar de reconhecer aquilo que é preocupante ou problemático. Estar verdadeiramente em paz requer enfrentar a realidade. Porém, não podemos inventar circunstâncias agradáveis apenas ignorando os fatos, fingindo que tudo está bem ou simplesmente “pensando em coisas positivas”.

Estar bem informado sobre a situação que enfrentamos nos ajuda a planejar, traçar estratégias e nos preparar para possíveis resultados negativos (Provérbios 22:3; 27:12). Ficaremos menos estressados e mais calmos se estivermos prontos para o que está por vir. E quanto ao cenário mundial, a Bíblia nos diz que devemos nos ater aos eventos proféticos para estarmos preparados físico e espiritualmente. Ao profetizar sobre os eventos mundiais perturbadores que ocorreriam antes de Seu retorno, Jesus Cristo disse: “Não vos assusteis” (Mateus 24:6). Então, o fato de estarmos cientes do que ocorrerá nos ajuda a estar em paz quanto aos acontecimentos.

E recusar-se a reconhecer as realidades negativas desta vida — talvez deixando de assistir ao noticiário por ser muito desagradável ou passar muito tempo no mundo do entretenimento digital para “escapar” do mundo real — pode nos fazer sentir bem temporariamente. Mas isso também pode fazer com que alguns problemas potencialmente sérios nos surpreendam e nos peguem desprevenidos.

Cercar-se de pessoas inspiradoras

A Bíblia nos adverte que “as más companhias corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33, NVI). Dificilmente conseguiremos evitar a influência de pessoas próximas. Então, se nos associarmos mais com pessoas negativas, pessimistas e inconstantes, provavelmente nos tornaremos assim também.

Devemos passar a maior parte do tempo com pessoas otimistas, que vivem suas vidas da maneira mais construtiva possível e com uma mentalidade cheia de esperança. Se estivermos preocupados com alguma coisa, precisamos conversar com pessoas que ouvirão nossas preocupações e que não finjam que tudo está bem, mas que enxerguem o lado positivo da situação e nos ajudem a encontrar soluções. Se não estivermos pensando com clareza, elas vão nos alertar sobre isso, além de orarem por nós. E isso nos ajuda a manter a calma e ter uma atitude de superação.

Lembrar-se da perspectiva de Deus

Recentemente, uma amiga que foi diagnosticada com um câncer maligno disse-me: “Bem, se Deus acha que preciso passar por isso para entrar em Seu Reino, que assim seja”. Ela estava completamente em paz diante desse gravíssimo problema de saúde que a afligia.

Ela sabia que as circunstâncias que enfrentamos agora têm propósitos benéficos, e que Deus pode usar nossas provações para nos tornar mais experientes, melhorar nosso caráter e nos dar mais sabedoria para entrarmos em Seu Reino (Romanos 8:28; 5:3-4; Isaías 64:8). Somente Deus sabe o que é melhor para nós. Ele está focado na eternidade, e não apenas no presente. Precisamos ter essa mesma mentalidade (Romanos 8:18; 2 Coríntios 4:16-18).

E fazer isso não apenas nos fortalece durante esses reveses pessoais, mas também nos enche de esperança quando escutamos as notícias sobre os problemas da sociedade. O sofrimento dos últimos seis mil anos serve como um grande testemunho do quanto precisamos que Jesus Cristo volte logo para estabelecer o Reino de Deus na Terra. Tenha sempre em mente que Jesus voltará (Mateus 24:30; Apocalipse 11:15; Daniel 2:44; Miquéias 1:3-4) e que, quando Ele voltar, os problemas do mundo serão resolvidos. As coisas podem estar ruins agora, mas vão melhorar, e não precisaremos recorrer a seres humanos falíveis para tentar tornar este mundo um lugar melhor.

Precisamos manter essas verdades em nossa mente e focarmos no Reino de Deus, além de continuarmos seguindo os Seus caminhos e confiando que Deus fará o que for preciso para cumprir os planos dEle, assim encontraremos paz — mesmo vivendo neste mundo turbulento!

Saiba mais

Por que coisas ruins acontecem com as pessoas? Será que um dia Deus vai resolver essa situação? Como podemos lidar com tudo isso? Nosso guia de estudo bíblico “Por Que Deus Permite o Sofrimento?” pode ajudá-lo a entender isso. Peça ou baixe um exemplar gratuito hoje mesmo.