O Espírito de Deus habita em si?

Como podemos reconhecer se o Espírito de Deus está trabalhando em nós? É porque guardamos as Leis de Deus? Sim devemos de as guardar, e isso é um sinal de que somos um povo de Deus. Mas é isso um sinal que o Espírito de Deus habita em nós? Este sermão aborda alguns dos pontos que precisamos de entender e fazer que são sinais importantes de que o Espírito de Deus habita conosco, inicialmente, e depois em nós.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

O Espírito Santo Bom dia ou boa tarde, queridos irmãos, aqui, aos campos. Você vê o Espírito Santo habitar em você? Você tem certeza que o Espírito Santo está a trabalhar em você? Você tem certeza que você está na Igreja de Deus? E você, oh, melhor, você sabe onde está, quem é a Igreja de Deus? Vocês seguem pessoas ou estão a seguir a Cristo? O que é ser um membro da Igreja de Deus? O que é a verdadeira Igreja de Deus? É simplesmente um grupo de pessoas que estão a guardar o sábado? É simplesmente um grupo de pessoas que guardam o sábado e guardam os dias santos? É um grupo de pessoas que guardam o sábado e os dias santos e só comem carnos limpas? Queridos irmãos, hoje vamos voar algumas indicações. Umas seis indicações, não são as únicas, mas vou dar umas seis indicações para podermos reconhecer que, de facto, o Espírito Santo de Deus habita em nós. Queridos irmãos, para sermos parte da verdadeira Igreja de Deus, temos que ser de Cristo. Vejam aqui em Romanos capítulo 8, versículo 9. Vós, porém, não estáis na carne, mas no Espírito. Se, de facto, o Espírito de Deus habita em vós. E por isso eu perguntei, o Espírito de Deus habita em você? E se alguém não tem o Espírito de Deus, ou isto é o Espírito Cristo, como se diz aqui, este tal não é DEL. Se você não tem o Espírito Cristo, você não é DEL, não é cristão. E por isso que identifica você como um verdadeiro cristão, é o Espírito de Deus habitar em você. Sim, aquele que é um membro do corpo de Cristo, porque, afim de contas, a Igreja de Deus é o corpo de Cristo, não é? Aquele que é membro do corpo de Cristo, que é um organismo espiritual. Sim, não há um prédio, não há uma organização. Não é esta organização ou aquela organização? É um organismo espiritual, o corpo de Cristo. E para você ser um membro do corpo de Cristo, para você ser DEL, precisa ter o Espírito de Santo Deus, o Espírito de Cristo, precisa de habitar em você.

Se porém, Cristo, através do Espírito Cristo, se Cristo, se o Espírito Cristo apita em nós, e por isso, Cristo apita em nós, ou em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado. Nós esperamos de fazer pecado, estamos mortos. Os nossos desejos, nossas paixões estão mortas. Mas o Espírito é a vida, o Espírito é a vida por causa da justiça, da justiça de Deus.

Não é a minha, não é a Sua, não é a nossa, é a justiça de Deus. Se habita em vós. O quê? O Espírito de Deus, que é o Espírito daquele que os recitou a Jesus Cristo, o Espírito Pai, que é o Espírito Cristo, o Espírito. Diz aqui, os recitou a Jesus dentro dos mortos, é-se mesmo que recitou da Cristo Jesus dentro dos mortos.

Este poder que veio do Pai, o Espírito é o Procedo do Pai, e nos é dado por Jesus Cristo, mas Procedo do Pai. Esse Espírito que habita em nós, se você, em outras palavras, é verdadeiramente um cristão, diz assim, esse Espírito que os recitou a Jesus Cristo dentro dos mortos, vivificará.

Isto é, fará com você, seja também recuscitado. Vivificará também o nosso corpo mortal. Isto é, nós seremos transformados, ainda estamos a viver quando Jesus Cristo vier, ou se estivermos mortos, não vai recuscitar na primeira reciclação. Por meio do seu Espírito, que em vós habita. Por meio do seu Espírito, que em vós habita. Mas habita em vós? Vejam como se faz favor em Amos, capítulo 8, versículo 11. —Eis que vem dias, diz o Senhor, Deus, em que vierei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água.

Mas envierei fome e sede de ouvirem as palavras do Senhor. Ouvir, não é ler, ouvir. Andarão de mar a mar, do norte até o oriente, correrão da esquerda para a direita por toda a parte, procurando a palavra do Senhor e não a acharão. O dia virá, em que esta obra, que a Igreja deus unida está a fazer como parte do corpo de Cristo, está a pregar a boa nova do reino de Deus, para que vocês possam ouvir estes sermões. O dia virá. Diz-se-lhe, vem em Deus.

Diz-os, Senhor Deus. Em que não vão ouvir, não vão ouvir as palavras do Senhor. Não vão ouvir a boa nova do reino de Deus. Porque diz, esta boa nova do reino de Deus vai ser pregrada e então virá ao fim. Porque esses dias, quando vieram, é ao fim. Cris de mãos. Por isso, temos que pregar agora enquanto há tempo e temos um bocadinho de tempo. Não sei quanto.

Um ano? 2 anos? 3 anos? 4 anos? 5 anos? Não sabemos quanto tempo. Mas pouco tempo. E precisamos nos arrepender agora e fazer um compromisso agora enquanto há mais um bocadinho de tempo. Precisamos de um senso de urgência. Porque o tempo é curto. Vejam aqui em Segundo Timótio Capítulo 4. Versículo 2 a 3. Prega a palavra. Cris de mãos, a Igreja deus unida está a pregar a palavra. Não é a palavra desta pessoa ou daquela pessoa, não é a palavra de Deus.

Pura e simplesmente da sua Bíblia. Não acredito nunca o que eu estou a dizer, acredito nunca a Bíblia diz. Insta, quer seja oportuno? Quero não. Mas você precisa ser urgente e responder agora. Insta, isto é com urgência. Com prontidão. Porque você precisa estar pronto. Corrige, repreende e exorta com toda a longa humanidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina. As pessoas do mundo não vão suportar, não vão querer ouvir a sã doutrina.

Pelo contrário, vão querer, vão cercar-se de ministros, de pastores. Falsamente chamados pastores, pastores que se fizeram eles próprios pastores. Pastores que embora digam o nome de Cristo, não praticam e não seguem o que ele disse para fazer. Os falsos, dos quais Cristo disse a eles, diz a eles, apartaivos de mim, vocês que praticam iniquidade. Mas o que vai acontecer no tempo do fim e que está aqui aberto, é que não vão suportar a sã doutrina. E vão então ter estes mestros falsos, que, segundo as suas próprias cubiças, as coisas da carne, não é do espírito, da carne, como que sentido, conceiram os ouvidos.

Querem ouvir coisas novas, querem ouvir coisas novas. Ah, isto é interessante, isto é aquilo interessante, e outra tão interessante, coisa tão interessante. Em vez de praticarem, o Jesus Cristo diz para nós, pormos, em prática. E, por isso, vão procurar de um local para o outro para ouvir a palavra do Senhor, que virão, como lemos em Amor 8, versículo 11, há pouco, que vai haver uma fome e uma sede de ouvir a palavra Deus, porque esta obra vai ser fechada no tempo do fim, porque o poder, o poder do povo santo, vai ser tirado dela.

A liberdade que existe hoje para podermos pregar a Boa Nova, vai passar para não existir mais. E, por isso, esta palavra não vai ser pregada. De que anos? Não sei quantos? Um, dois, três, quatro, cinco, não sei. Mais, talvez, não sabemos. Mas temos um bocadinho de tempo. E agora temos que nos arrepender. Veja aqui em João, capítulo 10. João, capítulo 10, versículo 26 a 27. João, 10, versículo 26 a 27. Mas, vos não credes porque não sois as minhas oveiras? Foi que Jesus Cristo disse a estes fariseus e estas pessoas que estavam a vir aquilo que ele estava a dizer, vocês não acreditam porque não são as minhas oveiras.

Porque as minhas oveiras ouvem a minha palavra. Eu as conheço e as minhas oveiras, elas, me seguem. Quando você ouve a palavra Deus, a verdadeira palavra Deus, você não precisa de buscar mais nada, porque você sabe e reconhece a voz. Toca no coração e diz, isto é verdade. Não estou a dizer que não busque, não estou a dizer que não verifique, mas estou a dizer que vai tocar o coração porque você vai conhecer que isto é verdade.

Se é uma oveira de Jesus Cristo, vai reconhecer a voz dele, o avós dele é através dos ministros dele. E por isso, como é que sabemos se você tem o Espírito Santo de Deus, porque você tem o Espírito de Santo de Deus, você vai reconhecer esta voz, porque é uma ovelha dele. E por isso, o primeiro ponto aqui, é que as ovelhas de Jesus Cristo vão querer e acreditar na mensagem que Jesus Cristo deu quando ele veio. Isto é, vamos querer e entender e acreditar na boa nova do reino de Deus.

Foi a mensagem que Jesus Cristo veio trazer para a terra. Em Mateus 13, vemos sete parábolas que Jesus Cristo deu à cerca do reino de Deus. Sete parábolas. E depois, no versículo 18 e 19 diz assim, falando à cerca destas palavras, atendei, pois, à parábola do semiador. Esta primeira parábola que Jesus Cristo começou a introduzir, foi a parábola do semiador, e depois dizam, hoje são esta parábola. Porque os outros parábolas, depois de uma maneira, já seguem este tema, que é o reino de Deus. Todos os que ouvem a palavra do reino, do reino de Deus.

E não acompreendem. Vem uma líquido e tira o bocadinho que eles entendem. Porque eles receberam a palavra, a beira do caminho, a palavra nem germinou, e não deram atenção nenhuma. Depois vem a segunda, vem aqueles que a semente foi semiada em solo rochoso. Ouvem a palavra, com grande alegria, mas não tem raiz. Por ciclo 21.

Isso é a energia desta semente, não vai para raiz, mas vai para cima, para o orpustozinho. E por isso é de pouca duração, porque não tem raiz. Não tem raiz. Não tem nutrição da raiz. Depois tem o terceiro, que é entre os espinhos, ovo, a palavra. Mas as coisas do mundo, a fascinação das riquezas, sufocam a palavra e também não produz fruto. E depois tem aquele que cai em boa terra, que ouva a palavra que entenda, que apõe a prática e produz fruto em várias quantidades. Por isso, o primeiro grupo não entende nada.

Abre-lo caminho. Os outros dois grupos, que é entre muitas pedras e entre os espinhos, compreendem um pouco. Mas não dura muito tempo. Mas o último grupo compreendem. Esta pessoa compreende, busca e deseja o reino de Deus. Porque as palavras do reino. E por isso, a eles, a dá de entender. A dá de entender este mistério do reino de Deus. Aqueles que, de verdade, buscam, mas os outros não entenderam. Como lém, no versículo 11, do mesmo capítulo, diz assim, A voz, outros é dado, conhecer os mistérios do reino de Deus. Do reino do céu, do reino de Deus.

Mas aqueles não nos é concedido. Não nos é concedido. Porque o reino de Deus, há uma série de mistérios. Mas por você, que tem Espírito de Santo Deus, é super claro, e você entende. E por isso, se você tem Espírito de Santo Deus, você vai querer entender estes mistérios do reino de Deus. E com o tempo, você vai entender melhor. Como diz no versículo 12 de Mateus 13. Mas, ao que tem, se lhe dará e trai a mudança. Mas, ao que não tem, até o que tem, será tirado. Conforme você vai entender, vai entender melhor, com o tempo, e então, vai pondo isso tudo em prática.

Queis irmãos, bem-aventurados, pois. Como diz no versículo 16. São vocês, vocês entendem. Sim, bem-aventurados, se entendemos. Pois muitos homens no passado, profetas e homens justos, não entenderam, não entenderam. Mas é dado a nós, hoje, para o Jesus Cristo, vai ir e nos deu este entendimento adicional.

E, por isso, então, quando entendemos o rei de Deus, o rei de Deus se torna a meta principal para a nossa vida. Se torna o nosso golo número um, na nossa vida.

E, por isso, na hora sem exemplar que Jesus Cristo nos deu, diz-se que o rei de Deus se torna a meta principal para a nossa vida. Quando se diz que Jesus Cristo nos deu, diz-se que o rei de Deus está nos céus. Santificado seja o teu nome, venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, na terra como no céu. Estamos a orar para que o rei de Deus venha para a terra, para que a vontade do Pai seja feita na terra como é feita no céu. Isto é a nossa oração. E, por isso, os filhos do reino entendem e querem que Deus reine na terra e que reine sobre nós.

Sim. E, por isso, entendem o reino de Deus para o futuro, mas entendem que o reino de Deus, as leis de Deus, os princípios de Deus, nós agora precisamos viver como cidadãos do reino de Deus, dentro dessas regras, para nos prepararmos como um povo parecermos como ele é. E, por isso, se temos o Espírito de Deus, se o Espírito de Deus habita nós, vamos querer entender o que é o reino de Deus, mas, em segundo ponto, nos vai fazer filhos de Deus agora. Agora.

Isto é, vamos estar conectados, ligados a Deus agora. Voltemos, então, a Romanos capítulo 8. Romanos capítulo 8, agora versículo 12 e 13. Romanos 8, versículo 12 e 13 diz assim, sim, pois, irmãos, somos devadores, não há carne como se contraingidos a viver segundo a carne. Não! Não vemos nada a carne. Temos que vencer as paixões da carne. Sentemos que, porque, se viver segundo a carne, estás a caminho de morte.

Por isso temos que nos arrepender, parar e seguir um caminho diferente. Mas, se pelo Espírito, isto é, se pelo Espírito de Deus, pelo guia, pela liderança dos Espíritos, se você está a mortificar os feitos do corpo, você está a matar, a destruir, a mortificar, a mortificar. Isto é parar de fazer as coisas das paixões da carne. Certamente, viveréis.

No futuro, terei a vida e a terra.

Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus. Se você o Espírito de Deus habita em você, e por isso você está a seguir a guia do Espírito de Deus, você é um filho e filha de Deus.

Por siglo XV, porque não recebesse o Espírito de Escravidade para viver-os outra vez, atemorizados, não recebesse o Espírito de Escravidade, está a aparecer em escravos de pecado, e aterrorizados por causa de pecado, não, porque estamos a mortificar os feitos do corpo.

Mas recebesse o Espírito de filiação, de ser um filho realmente, realmente, filho de Deus, gerado pela semente do Pai.

Baseados no qual chamamos Papai, Pai, Paisinho, Aba, querido Pai. O próprio Espírito, este é o Espírito de Deus, testifica com o nosso Espírito. O próprio Espírito de Deus testemunha, testifica com o nosso Espírito, este é o Espírito do homem e não o homem, com o nosso Espírito que nós temos, da que somos filhos de Deus, porque o nosso Espírito é, digamos assim, uma analogia, digamos assim, espiritual, o nosso Espírito é o nosso ADN físico, e o Espírito de Deus, nesta analogia espiritual, é o ADN de Deus, e os dois se juntam para sermos um ser novo, gerado pelo Pai, pelo semente, tal como o de Abé, gerado no ventre da mãe, e então torna-se um DNA novo, com um bocadinho do DNA, o ADN do Pai, e um bocadinho da mãe para ser um ser diferente, gerado. E nós, por isso, somos gerados, como filhos de Deus, por isso, o Espírito de Deus testifica com o nosso Espírito, que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos de Deus, tocam você é filho do seu Pai e da sua mãe, filho do seu Pai físico, se somos filhos de Deus, somos herdeiros de Deus, somos herdeiros de Deus, e com herdeiros com Cristo.

Se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Vamos receber a mesma glória. Vamos herdar Deus, herdeiros de Deus, tal como você vai ser herdeiro quando seu Pai for ser, ou coisa assim, quando vai ser herdeiro as coisas do seu Pai. Igualmente, quando nós fomos os suscitados, vamos ser ter herdar as coisas do Pai.

Que os irmãos precisamos de entender que isto é uma promessa fixa, que Deus nunca nos deixará. Mas é o que lemos, em Hebreus 13, versículo 5, diz assim, de maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonei. Não abandonarei. Que lhes irmãos, Deus nunca nos vai deixar. Deus nunca nos vai abandonar.

E por isso, desde que nós não abandonamos, Ele não nos abandonará. E por isso somos fiéis, somos fiéis.

Sim, a questão da filtridade é a nossa, não é dele.

É a nossa. Estamos de facto ligados, conectados ao Pai Jesus Cristo, firmamente, porque somos fiéis, porque Ele vai ser fiel. Ele é fiel. Ele é fiel, não quebra a palavra. Mas o ponto é nós. Veja aqui em Gálatas 5.

Gálatas 5. As obras da carne são conhecidas pela prostituição. Impureza. Lacíbia. Os irmãos são coisas da carne. Paixões da carne.

E nós temos que ser fiéis a Deus e mortificar as paixões da carne.

Idulatria. Perdão-se nós, permitimos que estas coisas nos afetem, estamos a pôr essas coisas à frente de Deus, isso é uma idulatria também.

Feiticeiras. Estamos a fazer coisas que não devíamos fazer desse tipo, cuidado, inimimizadas. Temos inimigos, estamos a criar inimimizadas. Perfias. Ciúmos. Temos ciúmos. Iras. Descórdias. Dissensões. Faxões. Divisões. Oh, existem divisões na igreja? Estamos a promover essas divisões?

Há invejas, ou não? Há homicídios, ou não? Há glutenarias.

E coisas desse tipo.

Aestas, a respeito das quais vos declaram, como já o Trálar vos prevenia, que não herdarão o reino de Deus. Não herdarão o reino de Deus.

Os que tais coisas praticam. E por isso, irmãos, temos que nos arrepender. Se você tem alguma dessas coisas, tem que se arrepender. Temos que nos mudar.

Mas o fruto do Espírito, as tais características do que o Espírito nos dá, são características como amor, alegria, paz, longa-numidade. Isto é uma paciência para continuar, aperceberar. Uma benedinidade, ser bom, ser uma gentileza, ter uma bondade, ser fiel, ter uma fidelidade.

Uma mansidão, isto é, ser humilde e maleável. E uma pessoa que é fácil de tratar com ele, que é manso, que é gentil, que é simpático.

Uma pessoa que tem domínio próprio. Domínio próprio. Essas são as atributos do fruto de Deus contra essas coisas. Não há lei. Não há lei. Não há lei. Não há lei.

Queridos irmãos.

Queridos irmãos, às vezes pensamos que há uma maneira melhor.

Talvez olhe a deles fazer desta maneira, esta maneira melhor. Mas cuidado irmãos, precisamos verificar tudo com cuidadinho. Se estamos a refletir o pensamento de Satanás, ou o pensamento de Deus.

Se o Espírito de Deus está trabalhando em nós, se nós estamos ligados a Deus, nós vamos olhar, vamos investigar, vamos verificar.

Se estamos a tratar os outros de acordo com estes características do fruto do Espírito de Santo Deus, vamos olhar a nós próprios.

Estamos a fazer as coisas corretamente ou não? Queridos irmãos, se você tem o Espírito de Santo Deus, você vai trabalhar nesses assuntos.

Você vai vencer a carne.

Você vai estar a viver no Espírito. Você vai estar a praticar agora a maneira de viver como Cristo viveu.

Você, então, assim, está a ver o rei de Deus arreinar na terra no futuro, mas também está a ver o rei de Deus arreinar agora na sua própria vida.

Na sua própria vida. Mas além disso, a sua maneira de pensar vai ser diferente.

Porque o Espírito de Deus nos vai aguear a uma maneira diferente de pensar. Veja aqui primeiro Coríntios capítulo 2. Primeiro Coríntios capítulo 2. Primeiro Coríntios capítulo 2.

Primeiro Coríntios capítulo 2. Começando a ler no versículo 6. Entretanto, as pômos sabedoria entre os experimentados, não porém sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, ou dos príncipes desta época, que se reduzem a nada. Querido irmãos, nós estamos a buscar a justiça que vem através da sabedoria de Deus, com o Espírito de Santo Deus. Nós não vamos ser como as pessoas do mundo, como os governantes deste mundão, porque isto vai ser reduzido a nada. Nada.

Mas falamos a sério de sabedoria de Deus. Em mistério, a troro oculta, a qual Deus preornou desatrenidade para a nossa glória. A sabedoria de Deus é o que Deus decidiu desde a eternidade, antes da criação do mundo. Planejou isto, predeterminou. O plano do reino de Deus para nós, somos membros da família de Deus, no reino de Deus, foi planejado desde o início.

Sabedoria esta que nenhum dos poderosos deste século, nenhum dos líderes deste século, entendeu ou conheceu? Não entendem. Porque se tivessem entendido ou conhecido, nunca teriam crucificados Jesus Cristo, o Senhor da glória. Não, não teriam crucificado.

Mas como está escrito, nem olhos viram, nem ouvidos, nem jamais penetrou em coração humano que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Isto é uma coisa que as pessoas não entendem.

Este plano que Deus tem para nós, que é o reino de Deus, não entende.

Mas Deus nos revelou pelo Espírito, se este mistério do reino de Deus é revelado a nós pelo Espírito Santo, Deus para nós entendermos. E como disse, de ano a ano vamos entendermos um bocadinho melhor.

Porque o Espírito a todas as coisas prescruta até mesmo as profundezas de Deus. O Espírito de Deus nos faz entender as coisas de Deus.

Porque tal, por qual dos homens, sabes coisas do homem? Se não o seu próprio Espírito, que não está?

Sim, você sabe matemática, você sabe coisas de construção, você sabe coisas financeiras. Você sabe a cerca de computadores, você sabe seja o que for.

Você sabe as coisas do homem.

Se não, diz assim, por qual dos homens, por ciclo 11? Sabas coisas do homem, se não o seu próprio Espírito, que não está? Você sabe ou entende as coisas do homem, porque o Espírito do homem, no homem, nos dá a entender essas coisas. Assim também, as coisas de Deus, ninguém as conhece, se não o Espírito de Deus. Crescer, irmãos, deixe-me fazer isto uma mulher muito simples. Por exemplo, você não é um animal, você consegue entender as coisas como um ser humano. E não como um animal, seja que que animalzinho seja. Sim, animais são lindos, são uma beleza, são uma criação de Deus. Mas os animais não conseguem fazer ou resolver um problema matemático, ou não conseguem resolver as suas coisas financeiras. Não conseguem construir e fazer um arquiteto, ser um trabalho arquitetural e construir um prédio. Sim, sabem construir o que Deus os pré-programou para construir, mas para além disso, não tem esta capacidade criativa que Deus nos deu aos seres humanos. Porque nós temos esta capacidade pelo Espírito-o-Homem. Igualmente, visto que você só consegue entender as coisas do homem por causa do Espírito-o-Homem, você só consegue entender as coisas de Deus por causa do Espírito de Deus. É a mesma analogia. O que é o Espírito-o-Homem? O Espírito-o-Homem é qualquer coisa que você tem aqui em você que faz com que você e eu, você tem o seu Espírito e eu tenho os meus Espíritos, o Espírito-o-Homem que está em você e o Espírito-o-Homem que está em mim, faz com que eu consiga entender as coisas humanas. E se você tem o Espírito de Deus, você entende as coisas de Deus. Mas quer dizer, a pessoa ao seu lado que não tem o Espírito de Deus não as vai entender. Não as vai entender. Você pode estar a puxar pela boca e pela cabeça abaixo para essa pessoa entender e não vai entender. É que você pode estar a tentar puxar toda a matemática, ciência e planos de construção de um prédio, arquitetura e, por exemplo, ensinar, tentar ensinar a sua carilhinha como construir um computador e não vai entender. Uma perca de tempo. Por quê? Porque se animalzinho, embora seja tão lindo e fantástico, não tem o Espírito-o-Homem, igualmente você está a perder tempo, está a tentar a puxar e puxar as coisas de Deus a outras pessoas que não têm a Espírito de Deus, a não ser que Deus esteja a abrir a mente das pessoas para começarem a entender, a não ser que Deus esteja a chamar essas pessoas e a abrir a mente para começarem a entender as coisas de Deus, para poderem entender as coisas de Deus.

Versículo 12. Ora nós não temos recebido o Espírito-o-Mundo e sim o Espírito-o-Homem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Assim também, disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com coisas espirituais. Por que? Porque temos o Espírito de Santo Deus para a gente entender. Ora, o Homem Natural não aceita as coisas do Espírito e Deus, porque eles são loucura. É como você está a ensinar ao seu cãozinho, a sua cadellinha a construir um prédio, não vai conseguir. É uma loucura. Porque não podem entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. As pessoas que não têm o Espírito-o-Homem não vão entender as coisas espirituais. Verdadeiras, a verdade. Porém o Homem Espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor que eu posso instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. Como é que você tem a mente de Cristo? Como?

Pelo Espírito de Santo Deus.

O Espírito de Santo Deus que dá esta capacidade a você entender as coisas de Cristo. Não estou a dizer que você tem o cérebro de Cristo aqui dentro de você, não, mas estou a dizer que você tem o Espírito de Deus que faz com que você entenda as coisas de Deus e por isso entenda como Cristo é. Isso é esta mentalidade de Cristo. Por isso, o Homem Natural pode observar o sábado, pode observar os dias santos, pode entender carnes limpas e mundas, pode entender tudo acerca do Dísimo, pode entender quem são e quem não são as tribos de Israel, mas não entende as coisas de Deus, a não ser que tenham o Espírito de Deus.

Então, por isso é muito diferente e por isso é dito, se Deus está a chamar, se Deus está a abrir o Suo Mente, você precisa responder parando emiquidade para Deus lhe abrir mais, absolutamente.

E então, precisamos de pôr a mente de Cristo em nós. A maneira de pensar de Cristo em nós, isto é, a maneira que Deus pensa. Veja aqui, em Filipenses capítulo 2.

Quando eu estou azer de ter a mente de Cristo, não estou azer de ter o cérebro de Cristo em nós, não é o que estou a dizer, algumas pessoas já disseram tomar a cruzar. Olha, você disse que você precisa ter o cérebro de Cristo em você, não, não, não, não, não, não é o que estou a dizer. Mas vejam, em Filipenses capítulo 2, versículo 5, diz aqui, tendo em voz o mesmo sentimento.

Isto é a mesma mentalidade, a mesma maneira de pensar que houve também em Cristo Jesus. A palavra sentimento aqui, em português, é traduzida na Bíblia e Inglésia, como tenham a mesma mente. A mesma mentalidade, a mesma maneira de pensar, o mesmo sentimento, o mesmo entendimento, a mesma maneira de ver as coisas. Como Cristo tem e como é que podemos ter isso? Pelo Espírito Santo de Deus.

Pois ele, substindo em forma de Deus, não jogou como as urbação ser igual a Deus. Mas apreia o Mão e se esvaziou de ser Deus para ser o homem. Se esvaziou e veio a ser como o homem. O verbo se fez carne, como lembra em João 1, 14. Precisamos desenvolver esta mente, como se lê no versículo 12, diz assim, pois amados meus, como sempre obtecês, não só na minha presença, porém muito agora, mas na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor.

Precisamos de fazer a nossa parte, porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar segundo a sua boa vontade. Deus nos dá o Espírito de Deus, Ele nos dá o querer e a vontade, mas agora você tem que ter o seu domínio próprio para o fazer.

Você tem que o realizar, tem que esforçar e, por isso, o Espírito de Deus nos dá esta sentimento, esta mentalidade de Cristo, este sentimento de Cristo. O quarto ponto é que o Espírito de Deus nos santifica, a santificação do Espírito, como lemos em outras escrituras, a santificação do Espírito. O Espírito de Deus nos santifica. Végem 2º Timódio Capítulo 2. Você, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo. E, pois um quidinho mais adiante, diz assim, procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro, que não tem que sem vergonhar, maneja bem a palavra da verdade. Nós, como cristãos, temos o Espírito de Santo de Deus. Vamos fortificar-nos na graça que está em Cristo, na graça, e na maneira de pôr certas coisas em prática. E, por isso diz, apresenta-te a provado como obreiro, que não tem que sem vergonhar, manejando bem a palavra da verdade. Isto é entendendo o que temos que pôr em prática e viver numa maneira santa. Por isso diz, no versículo 16, evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, quer dizer, a profanidade e coisas erradas, evita pecar. Além disso, a linguagem de Deus corroi como câncer. Algumas pessoas são mesmo corruídas como um câncer. Com as suas ideias, com as suas opiniões. Esses se desviaram da verdade, versículo 18, versículo 19. Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo. O firme fundamento de Deus permanece. Primeiro, o Senhor conhece o R.C. e segundo, a parte da injustiça, todo aquele que professa o nome de Cristo. O Senhor Cristo.

O Senhor Jesus Cristo conhece o R.C. E a parte de todo aquele que professa o nome de Cristo. A parte da injustiça, da iniquidade, do pecado.

Cri-se, irmãos!

E aí, estávamos. O firme fundamento de Deus, que é este selo. Você é selado com o quê? Primeiro, porque Deus conhece você. E segundo, você está-se a esforçar para obter as leis de Deus. Está-se a apertar da iniquidade. Está a praticar obras de sejão doro e prata e desse gênero.

Como vê no versículo 20 e 21, diz assim, então, praticar coisas doro e de prata. Estamos a esforçar qualidade, bom fruto. Primeiro, Coríntios 3, versículo 12 e 15, também fala acerca deste assunto. Cri-se, irmãos, se nós temos o Espírito Santo de Deus, estamos limpando a nossa casa, cá por dentro. Estamos santificando e esta santificação do Espírito, ao que nos ajuda, a limpar. E por isso, se temos o Espírito Santo de Deus, estamos limpando. Este é o quarto ponto. E o quinto ponto é que estamos a seguir a guia do Espírito Santo, porque o Espírito Santo nos vai guiar neste caminho correto para crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Veja no segundo pé do capítulo 1. Segundo o pé do capítulo 1, diz assim, Simão Pedro serve após Jesus Cristo, acho que convostos tiveram fé. Começa com fé, nós obtivemos fé. Perciosa na justiça do nosso Senhor Deus e Salvador, do nosso Senhor Deus e Salvador, Jesus Cristo. Jesus Cristo é o nosso Senhor Deus e Salvador.

Crisis e irmãos, graça e paz, você seja multiplicada no conhecimento de Deus e Jesus Cristo nosso Senhor.

Crisis e irmãos, visto como pelo divino poder, qual o divino poder? O poder do Espírito Santo. Nos foram dadas todas as coisas que conduzem à vida, à vida eterna e à apiadadas de sermos igual a Deus. Pelo conhecimento completo daquilo que nos chamou para a própria glória e vitura.

O Pai nos chamou através de Jesus Cristo. Para seguirmos este caminho.

Pelo qual, se for um dado, promessas enormes. O reino de Deus é uma promessa enorme.

Para quê? Para nos tornarmos com o participantes da natureza divina. Não é da natureza carnal, é para nós multodarmos, seguirmos a guia do Espírito Santo para seguirmos a natureza divina.

Por isso, liberamos da corrupção das coisas da carne, das paixões do mundo.

Mas estamos reunidos e pondo a nossa diligência, o nosso esforço, começando com a fé, virtude, conhecimento, domínio próprio. Perseverança, piedade, fraternidade e o amor de Deus. Quer dizer, irmãos, isto são passos tão importantes que podia ter um sermão só nestes pontos, todos. Sim, até vários sermões. Porque, versículo 8, dizem estas coisas. A fé, virtude, conhecimento, isto é como se fosse uma progressão, começando na fé, da fé até o amor.

Estas coisas existindo em vós. Se isto existir, existe em vós. Se você está a seguir o caminho correto, a crescer na graça e no conhecimento, Jesus Cristo, pondo isto em prática, na sua vida, isto é, porque existindo em vós e aumentando, isto é crescendo, fazem com que não sejam inativos, na infrutuosa, que isto é que vão ter muito fruto, no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Precisamos de crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Isto é que precisamos de ter e precisamos de seguir esta chamada, esta guia, a guia do Espírito Santo. E por isso é que Pedro, depois, um querido mais adiante no terceiro capítulo, diz, Cris Irmãos. Vejam, por exemplo, ao fim deste livro, capítulo 3, diz assim, Cris Irmãos, dentro do verículo 10 a 13, estas coisas vão acabar. E há de vir um novo céu e uma nova terra, ou novo céu e nova terra, como diz no versículo 13, nos quais habita justiça. Vai a ver. E por isso é que diz, por essa razão, versículo 14, amados, porque esperamos estas coisas, empenhá-vos por seres achados por ele em paz, sem maclo e repreensíveis. E por isso diz, que alguns seguem coisas erradas, são confundidos, mas estejam cuidado, porque depois diz, precisamos ser, evitar estes erros, que as pessoas têm, mas crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele seja a glória, tanto agora, como no dia eterno. É o que Pedro conclui aqui, dizendo, amém, como está na Almeida Revista e Corrigida. Queris irmãos, temos que crescer da fé até o amor. Este é o caminho que nós precisamos deitar a seguir, o caminho correto para crescermos. E então, quando estamos a crescer nesse caminho, estamos a torna-nos cidadões do Reino de Deus. Cidadãos do Reino de Deus. A nossa Pátria é o Reino de Deus. O nosso País, a nossa cidadania, o nosso Passaporte vai ser Reino de Deus. Com entender, é diferente. A mal-realidade que tem que ser primeiro.

E, por isso, não encorajamos a você a se envolver nos políticos neste mundo.

Porque buscá-lo primeiro, o Reino de Deus e a Sua Justiça. Isto é a graça crescendo na graça e nesta graça e conhecimento do Senhor Jesus Cristo.

Pris irmãos, como é que sabemos o Espírito Santo habita em nós?

Espero que tenha dado um toquezinho neste assunto tão importante. Espero que meditem e pensem acerca disso. Porque, se o Espírito Santo habita em você, você vai acreditar na Boa Nova. Neste mistério, entender este mistério da Boa Nova do Reino de Deus. É uma coisa tão grande. Você vai ser um filho de Deus e vai ter estar conectado a Deus pelo Seu próprio Espírito, pelo Seu próprio ADN espiritual, o Espírito de Deus, o poder de Deus, esta lição com o Pai e com Jesus Cristo. Você vai ter este sentimento, este mente de Jesus Cristo, que é este sentimento, esta mentalidade, esta maneira de pensar, este sentimento de Cristo é o que você vai ter.

Você, então, através do Espírito Santo, você vai se esforçar para se santificar, para ter a santificação do Espírito. Isto é para limpar-se, para se afastar da iniquidade.

E você vai seguir a guia do Espírito Santo para crescer na Graça e no conhecimento de Jesus Cristo, então tornando-se um cidadão do Reino de Deus agora, esperando pela segunda vinda de Cristo.

Crizes e irmãos, você é um embaixador desta pátria, deste Reino de Deus? Você é um exemplo e uma luz do Reino de Deus?

Crizes e irmãos, medite nesses assuntos, pense bem nesses assuntos, pois estas são algumas indicações simples, que o Espírito Santo, de facto, está a trabalhar em si e está a habitar em você.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).