Quais leis devemos observar como Cristãos?

Você está aqui

Quais leis devemos observar como Cristãos?

Download (Baixar)
MP3 Audio (44.27 MB)

Download (Baixar)

Quais leis devemos observar como Cristãos?

MP3 Audio (44.27 MB)
×

Visto que estamos sob a Nova Aliança, quais leis do Antigo Testamento devemos observar? Ou estamos liberados da lei, pois somos justificados pela graça? Podemos decidir a que leis eu obedeço? E a pessoa ao meu lado pode decidir quais leis ele ou ela obedece? Quais leis são aplicáveis hoje? Ouça em paralelo o sermão "Quais leis de Moisés são aplicáveis hoje" para obter detalhes adicionais acerca deste assunto.

Transcrição

Bom dia, boa tarde, queridos irmãos! Aqui é Jorge de Campos.

Quais leis é que devemos observar como cristãos?

Quais leis, na Bíblia, é que devemos observar como cristãos?

Podemos decidir por nós próprios “olha, essa lei vou obedecer, essa lei não vou obedecer!”

Tenho direito de selecionar, quais leis devo obedecer ou não?

Sabemos que em Tiago “se quebra uma lei, é como se quebrássemos todas”. Então, precisamos ter muito cuidado quando temos uma atitude “olha, eu posso quebrar uma lei, não a outra”

Isso na realidade, vê-se irmãos, que é o fruto que aconteceu no jardim do Éden quando Deus deu a Adão e Eva o livre arbítrio – de fazer as escolhas. Vejam em Gênesis capítulo 2 versículo 9:

Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Deus deu ao homem duas árvores ao início da história, lesse aqui, duas árvores. Deus dá a oportunidade de escolher uma árvore ou outra. Uma é a árvore da vida e a outra é a árvore da morte. Sim! Uma é a árvore, se fazemos o que Deus diz, se acreditarmos no que Deus diz para fazermos, se nós fazemos o que ele diz para nós fazermos, o resultado vai ser vida. A outra árvore é a que diz: eu não acredito no que Deus diz. Eu vou decidir por mim próprio o que é bom e o que não é bom para mim. Eu vou decidir conhecer e fazer a decisão do bem e do mal. O resultado disto é o que vemos, é a morte.

Por isso, Deus deu a Adão e a Eva a possibilidade de escolha entre a árvore da vida e a árvore da morte. A árvore da vida – temos confiança no que Deus diz, na sua palavra e no que ele diz para nós fazermos, porque ele é fiel e só quer o bem para nós e obedecer a ele. E a outra é a árvore da morte – nós decidirmos por nós próprios o que é bom e o que é mau e vamos obedecer ou não como nós desejamos. Isso é exatamente a escolha que foi dada a Adão e Eva: obedece! Tenha confiança no que Deus está a dizer ou não tenha confiança e tenha confiança na tua própria ciência e nas tuas próprias ideias, no teu próprio conhecimento. Sim, as pessoas hoje em dia, “sim! Estamos a seguir a ciência” temos de seguir a Deus. Quando a ciência é de acordo com Deus tudo bem. Quando esta, chamada ciência, é falsa – temos que ter cuidado.

No versículo 16, diz:

E o Senhor lhe deu esta ordem: de toda árvore do jardim comerás livremente [podes comer à vontade],

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Esta árvore era simbólica desta atitude que “não acredito no que Deus diz, e eu tenho que decidir por mim próprio o que é bom e o que é mau” não seguirás esse caminho. Hoje o mundo está a fazer o que exatamente é esta atitude. Estão a seguir o caminho da árvore do conhecimento do bem e do mal. Estamos a comer, estamos a viver desse caminho. Pois que, no dia que dela comeres, isto é, no dia que seguirdes deste caminho – é o que o mundo hoje em dia está a praticar, o mundo, as pessoas certamente vão morrer. E por isso há muito sofrimento também.

Queridos irmãos, Deus sabe o que é bom e melhor para nós. E nós temos que ter confiança nele. Veja em Deuteronómio capítulo 30 versículos 1 - 5:

Quando, pois, todas estas coisas vierem sobre ti [isto é, os frutos das tuas ações], a bênção e a maldição [se lemos os capítulos anteriores, diz que há castigos pela desobediência e bênçãos por obediência; capítulo 28 a partir do versículo 15 – se não houver obediência ao Senhor, haverá castigos por desobediência] que pus diante de ti, se te recordares delas entre todas as nações para onde te lançar o Senhor, teu Deus [isto é, quando pecares é te der essas maldições, fores expulso ou receberes castigos];

E tornares ao Senhor [isto é, te arrependeres; voltares a obedecer a Deus], teu Deus, tu e teus filhos, de todo o teu coração e de toda a tua alma [e com toda a tua energia], e deres ouvidos à sua voz, segundo tudo o que hoje te ordeno,

Então, o Senhor, teu Deus, mudará a tua sorte [vai, então, abençoar-te], e se compadecerá de ti, e te ajuntará, de novo, de todos os povos entre os quais te havia espalhado o Senhor, teu Deus.

Ainda que os teus desterrados estejam para a extremidade dos céus [por mais que estejam do outro lado do mundo], desde aí te ajuntará o Senhor, teu Deus, e te tomará de lá.

O Senhor, teu Deus, te introduzirá na terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem e te multiplicrá mais do que teus pais.

O Senhor, teu Deus, circuncidará [circuncisão do coração] o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o Senhor, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma [com toda a tua energia], para que vivas.

 Versículos 10 e 11:

Se deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste Livro da Lei, se te converteres ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma.

Porque este mandamento que, hoje, te ordeno não é demasiado difícil, nem está longe de ti.

Versículos 15 a 19:

Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal;

Te dou hoje a escolher a vida – a árvore da vida; a morte e o mal – a ávore do conhecimento do bem e do mal.

Se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra  à qual passas para possuí-la.

Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires,

Então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás [a palavra perecer é forte; quer dizer, morrerás]; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres.

Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida [escolha pois a árvore da vida], para que vivas, tu e a tua descendência,

Sim, tens livre arbítrio, mas escolha a ávore da vida. Se escolheres a árvore do conhecimento do bem e do mal, isto é, não acreditas no que eu estou a dizer “olha eu vou decidir por mim próprio o que é bom e o que é mau” perecerás.

Queridos irmãos, quer dizer que não temos uma alma imortal.

Quantas pessoas hoje em dia pensa: “olha, o meu avô faleceu e está no céu a olhar para mim”. Irmãos, está morto, pereceu, está a dormir. Sim, vai ressuscitar, mas hoje em dia, está morto.

E os nossos antepassados a ver as coisas erradas que estamos fazendo e o mundo todo a sair para um caminho de mau a pior, como é que ele estaria no céu cheio de alegria? Não estariam. Mas felizmente, vão ressuscitar, depois de Jesus Cristo retornar à terra e vai haver justiça na terra. Vai haver justiça de Deus.

Queridos irmãos, este é o grande engano de satanás “para que vivas”. Leiam de novo aqui em Gênesis capítulo 3 versículo 1:

Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: é assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

Respondeu-lhe a mulher: do fruto das árvores [da árvore da vida] do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.

Versículo 4:

Então,  a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.

Estão a ver o que satanás está a dizer à mulher? Satanás está a dizer à mulher que não vais morrer porque és uma alma imortal. Queridos irmãos, o engano das religiões hoje em dia, é que você tem uma alma imortal. Era esse primeiro engano de satanás que simplesmente está a ser repetido pelas religiões.

Depois, vejam com satanás junta a mentira com a verdade no versículo  5:

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.

Está a dizer que vai ser como Deus.

Queridos irmãos, o golo de Deus para nós, é para sermos dEle, isto é, filhos dEle. Esse é o golo que Deus tem para conosco. Mas para alcançar esse golo tem que ser de uma maneira em que nós confiamos em Deus. Que Ele nos diz o que é bom e o que é mau.

Vê-se como satanás começou a juntar a mentira com a verdade para confundir. É o que acontece hoje em dia. Queridos irmãos, hoje a mídia, a internet está toda cheia de mentiras que parecem verdades mas é uma coisa de misturas para confundir o mundo.

Veja em II Coríntios capítulo 6 versículo 16-18:

Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos?  [Queridos irmãos, não podemos ter ligação com as pessoas que estão a quebrar as leis de Deus? Como Tiago diz, quebra uma, quebra todas e estão indo em idolatria. Por quê? Porque estão a pôr as suas ideias em frente de Deus como se fosse no lugar de Deus. Estão a pôr-se eles próprios como Deus. O que é uma idolatria.] Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,

Serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

O golo final, a meta final, o desejo final do que Deus quer fazer conosco é para nós sermos seus verdadeiros filhos e filhas. Veja em Hebreus capítulo 2 versículo 10 [diz doutra maneira, mas praticamente é  a mesma coisa]:

Porque, convinha que aquele [que é o Pai], por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória [Ele está a conduzir-nos à glória. Que glória? A glória de sermos filhos e filhas dEle], aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles [que é Jesus Cristo].

Queridos irmãos, Deus está a conduzir muitos filhos à glória, para a sua família, para serem filhos e filhas dEle. Esse é o golo de Deus para nós e Deus só quer o nosso bem. Deus só quer o nosso bem. Tal como você só quer o bem para os seus filhos e para os seus netos.

Por isso, as leis de Deus são para o nosso bem. Assim que Deus diz “obedeça essas leis para que possa viver” Ele nos está a dar leis de amor.

Então, se as leis de Deus são para o nosso bem, por quê as alianças? Então, por quê estas alianças entre Adão e Deus, entre Noé e Deus, entre Abraão e Deus, entre Moisés e Deus, por quê esta nova aliança entre nós e Deus? Esta nova aliança será entre todo o Israel e Deus. Por quê?

Por quê estes contratos? Pôr em outras palavras, em termos mais entendíveis pela maioria das pessoas. Por exemplo, o que é um contrato? Um contrato para abrir uma conta bancária. Você faz um contrato com o banco, depositas um dinheiro e terás que pagar as despesas. Se você não está a pagar as despesas, nesse contrato diz, qual vai ser a multa. E se você não pagar a multa, quando verem na tua conta algum dinheiro, eles vão tirar o dinheiro porque está nesse contrato.

Outro exemplo: você vai fazer um contrato de comprar algo a crédito. O contrato diz: eu vou comprar isto a crédito e vou pagar em certas parcelas; dez parcelas ao ano. Eles então, vão querer algo de volta porque você não está a cumprir a sua parte do comtrato.

Noutras palavras, o contrato faz isso para você e você aquilo para a empresa. A empresa, por exemplo, empresta dinheiro a você; e você vai pagar esse dinheiro de volta com certos juros. Seja qual for o contrato. E quando você assina o contrato, compremetes-te a isso.

Ou você compra uma mota e faz contrato com o vendedor que estás a comprar a mota. E no contrato vêm os compromissos que tem que realizar por parte deste contrato.

Então, por quê um contrato entre nós e Deus? Ou, noutras palavra, por quê uma aliança?

Porque vemos nos contratos de Deus e nós, o único que Ele [Deus] quer, o único que está a pedir, é que nós obedeçamos as Suas leis. Ora, se as leis já existem, então, por quê um contrato? Porque Deus diz que obedeça as minhas leis e vais ser abençoado e as coisas vão correr bem para ti. Desobedeça as leis e vais ter maldições. Então, por quê um contrato, então por quê uma aliança?

Quando Deus está a dizer que obedeça as minhas leis. Obedecer as leis é o ponto inicial que Deus deu a Adão e a Eva. Está aqui duas árvores: a árvore da vida e a árvore da morte. Obedeça à árvore da vida, acredita em mim, este é o caminho certo e vais ser abençoado por mim; e se não acreditares em mim e seguires a tua própria ciência, a árvore do conhecimento do bem e do mal, a tua própria ciência do bem e do mal, o resultado é a morte. Por quê?

Porque não temos confiança no que Deus está a dizer.

Tudo bem. Então, por quê contratos, por quê alianças com Deus? Porque a aliança com Deus está a repetir a mesma coisa: obedece. Por quê os contratos com Deus, Por quê as alianças com Deus?

A resposta é simples: para nos abençoar ainda mais. Para Deus nos abençoar ainda mais.

A aliança, o contrato que Deus faz conosco, Ele diz para lhe obedecermos, e se de fato obedeceres a Deus, vou te abençoar, não só o que é normal, de acordo ao obedeceres as leis de Deus, mas vou abençoar-te além disso com outras bênçãos. Eu, isto é Deus a falar, estou-te a dar a ti ainda promessas maiores que não é simplesmente o resultado de obedeceres as leis de Deus ou não obedeceres as leis. Olha, estou a fazer este contrato contigo para te dar ainda mais bênçãos. Isto é porquê das alianças com Deus.

Há uns anos, em julho de 2013, abordei este assunto num sermão, você pode ver no site ou no youtube, buscando pelo sermão usando “Quais leis de Moisés são aplicáveis hoje” [https://portugues.ucg.org/sermoes/quais-leis-de-moises-sao-aplicaveis-hoje] esse é o título desse sermão. Quais leis de Moisés são aplicáveis hoje? Podem fazer uma busca, aí vão encontrar um gráfico e se explica isso tudo.

Hoje, queridos irmãos, estou a fazer a mesma pergunta mas de um modo diferente. A pergunta que eu estou a fazer e olha que neste sermão estou a mencionar pontos praticamente iguais mas de outra maneira. Por isso, esses dois sermões andam bem de mão-em-mão. Por isso que recomendo que pesquisem esse sermão e os livros que abordam este tema.

Mas, vejamos aqui a minha pergunta hoje. A minha pergunta é: podemos decidir que obedeço esta lei ou não obedeço estas leis? Ou, noutras palavras, quais leis devemos observar como cristãos? Deixa-me fazer outra pergunta: Deus muda? Lemos em Hebreus capítulo 13 versículo 8:

Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.

Jesus Cristo não muda. Jesus Cristo antes de se esvaziar foi o Verbo, foi o Porta-Voz, por quem o Pai falou. Foi o representante, o Unigênito do Pai, por quem falou com os israelitas. Aquele, como lemos em João 1:1, “No princípio estava com Deus, e era Deus…” e ele existia desde o princípio. O Verbo era no princípio, estava no princípio, estava com o Deus – o Pai, era Deus – do gênero, da forma  de Deus. Por isso, Jesus Cristo, o Verbo, era eterno. O Verbo é aquele que criou tudo como lemos em João1:3; lemos igualmente em Hebreus, em João, em Efésios e outras, que tudo foi criado por Jesus Cristo. Pelo Verbo antes de se encarnar, antes de se esvaziar. E Jesus Cristo diz que não muda: o seu carácter, a sua forma de ver as coisas, as suas atitudes, não muda. Queridos irmãos, as leis de Deus são amor. E por isso Deus não muda. Também isso é citado em Malaquias capítulo 3 versículo 6:

Porque eu, o Senhor [YHWH – que significa Eterno. O Pai é Eterno; Jesus Cristo é Eterno. Esses (dois) Seres do gênero Deus], não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

Deus, por mais que nós pecamos, é cheio de misericórdia e de perdão. E Deus não muda.

Quais leis devemos observar como cristãos? Porque, devemos de entender e ver que há várias leis na Bíblia. Por exemplo:

  1. - Há leis espirituais que representam a mente de Deus, uma mente de amor.
  2. - Há leis cerimoniais que eram relacionadas com as leis dos sacrifícios e não só de sacrifícios como também apontavam para Jesus Cristo e apontavam também ao poder do Espírito Santo para nos ajudar neste processo de santificação e essas leis foram adicionadas por causa do pecado; lemos isto em Gálatas capítulo 3 versículo 19:

Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.

Se foi adicionada, a lei foi adicionada porque quebraram outra lei. Está claro, a lei cerimonial e dos sacrifícios foi adicionada porque quebraram as leis de Deus espiritual – os dez mandamentos. E, além dessas leis, existem outras que têm significados espirituais que vamos abordar daqui a pouco. Por isso, vemos as leis espirituais, as leis cerimoniais.

  1. - Depois havia também leis civis. No Antigo Testamento estamos a ver leis da Nação, leis civis – certos sistemas judiciais, julgamentos e castigos civis. Como uma Nação como, hoje, as nações têm essa responsabilidade. Porque a Igreja não é uma nação. Não pode estar aí a implemetar essas leis civis. Não pode! Porque não somos uma Nação. Os israelitas eram uma nação nessa era e o seu Rei devia de ser o Senhor [YHWH] Deus através do Porta-Voz, o Verbo [que era da forma de Deus (Filipenses 2:6)]. Mas eles desobedeceram.
  2. - Há no Antigo Testamento outros princípios aplicáveis de acordo com a sociedade. Por exemplo, como tratar escravos e coisas desse gênero. Que eram assuntos da sociedade que não são aplicáveis hoje em dia porque vivemos numa sociedade diferente mas os princípios práticos, espirituais que são ensinados nessas leis que são aplicadas a essa sociedade, esses princípios são aplicáveis hoje.

Por isso, estamos aqui a ver que Deus estabeleceu leis e estabeleceu alianças para desenvolver um relacionamento conosco. Tal como nós temos regras em casa porque queremos ter um relacionamento saudável com os nossos filhos.

As leis [espirituais] existiam antes de Moisés.

Muitas leis existiam muito antes de Moisés, isto é, antes do que nós chamamos Antiga Aliança.

  1. - Por exemplo, veja em Gênesis capítulo 2 versículo 2 e 3; e, queridos irmãos, isto foi no período de Adão e Eva, foi muito antes de Moisés como sabem.

E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.

E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.

Deus santificou o dia sétimo da semana e queridos irmãos, Deus fez isso para os judeus? Os judeus ainda não tinham nascido. Muito depois de Abraão e, depois, é que nasceram Abraão, depois Isaac e Jacó e os seus doze filhos, dos quais, do quarto filho é que deriva a tribo de Judá. Por isso, os sábados, diz assim no versículo 3 já existiam antes de Moisés.

Queridos irmãos, não tem nada a ver o sábado como uma simples obediência para os judeus. O sábado foi criado para o homem como Jesus Cristo disse. Diga-se aqui, foi criado no período de Adão, quando criou o homem. Imediatamente criou o sábado.

2. - Também veja em Gênesis capítulo 4 versículo 3 a 5:

Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta;

Ao passo que de Caim e de sua oferta não se agrado [vê-se aqui que houve uma oferta; uma oferta das primícias do rebanho. Isto é, sacrifícios. Os sacrifícios já existiam no tempo de Adão e Eva. Aqui vê-se isto nos filhos de Adão – Caim e Abel.]. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e desceu-lhe o semblante.

Vê-se também no versículo 6-7:

Então, lhe disse o Senhor [à Caim]: por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?

Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado [o pecado já existia nos dias de Adão e Eva? Sim. Já existia nos dias de Adão] jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

Sim, nós temos que dominar as paixões humanas. Temos que ter o domínio próprio para dominar os desejos carnais, pois, os desejos carnais são contra nós para nos destruir. Sim, [o pecado] dá uma coisa como satisfação temporária mas ao fim de contas é para nos destruir e nós temos que dominá-las. E se vê aqui que já havia pecado. E mais adiante, no versículo 8:

Disse Caim a Abel, seu irmão: vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.

Um assassinato.

Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?

Mas que falta de amor! As leis de Deus são amor. E vê-se aqui esse quebrar das leis de Deus.

  1. - Depois, vejam no capítulo 7 de Gênesis versículo 2, quando Deus dá instruções a Noé. Isto é bem antes de Moisés. Deus dá instruções a Noé:

de todo animal limpo levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea.

Também das aves dos céus, sete pares: macho e  fêmea; para se conservar a semente sobre a face da terra.

Aqui vê-se claramente que esses animais vieram sozinhos em pares. Não foi ele que teve que ir à caça a procura dos animais e pô-los aos pares. Vieram livremente em paz. E como é que os animais sabiam que eram limpos e impuros? E, outra coisa: Noé teve que preparar a arca, na construção, com gaiolas e espaços para pôr certos animais e teve que planear isso tudo. Isso tudo foi planeado. Por isso, animais puros e impuros já existiam antes de Moisés; antes da Antiga Aliança. Essas leis de Deus existiam muito antes da Antiga Aliança. Isto é, muito antes de Moisés e estamos a ver aqui claramente.

  1. - Vejam em Gênesis 14:20:

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abraão o dízimo.

Oh! O dízimo antes de Moisés. Deu o dízimo a Melquisedeque.

Certas leis existem bem antes de Moisés, de ele ter dado a lei no monte de Sinai. Ele deu a Lei no monte de Sinai. Isso lemos em Êxodos 20. Mas vocês sabem que em Êxodos 20, no monte Sinai, foram para o monte Sinai onde receberam a Lei mas antes de receberem a Lei pela própria voz de Deus; pela Voz, pela Palavra, pelo Verbo porque ele é que falou – foi o Porta-Voz que falou em nome do Pai, sob a autoridade do Pai e ele foi quem se apresentou ali a Moisés e como agente representante do Pai mas quando eles estavam aí no monte o quê que tinha acontecido antes? Foi cinquenta e poucos dias antes de terem saído do Egito. Sim, sairam do Egito, houve a situação do Mar Vermelho, depois estavam no desert; lembram-se? Estavam no deserto e o quê que aconteceu? Receberam o maná e receberam o maná em porção dupla na sexta-feira. Por que? Por causa do sábado. Isso foi antes da lei de Moisés que foi em Êxodos 20.

  1. - Também em Êxodos 12, foi quando tiveram que matar o cordeiro no dia da Páscoa e depois disso, Deus disse que tens que passar sete dias sem comer pães asmos. Quer dizer que os festivais de Deus foram antes, como a Páscoa, os Pães Asmos, os festivais de Deus anuais foram antes da Lei de Moisés que veio depois de Êxodo 20.

Por isso irmãos, vemos que a lei de Moisés em Êxodo 20 que inclui os dez mandamentos e depois lemos em Êxodo 21 a 23 que é o livro da Antiga Aliança e que dá a descrever essa aliança, esse contrato; foi desse período do Sinai em diante.

Por isso irmãos, lemos que leis existiam bem antes da antiga Aliança. Houve outras leis que depois foram adicionadas. Por quê? Por causa da desobediência, como disse a pouco. Porque desobedeceram as leis de Deus e por isso foram adicionadas as leis dos sacrifícios. Mas lembrem-se que as leis dos sacrifícios por si próprios já existiam desde os dias de Caim e Abel. Mas eram feitos individualmente até Noé quando saiu da arca fez um sacrifício. Depois daí, houve uma aliança com o significado que Deus disse que é a aliança eterna que é o sinal do arco-íris.

Por isso vemos irmãos que houve várias alianças e as leis de Deus, e as leis dos dízimos, e as leis dos dias santos e das carnes limpas existiam antes de Êxodo 20, antes do monte Sinai, antes da antiga Aliança que foi dada em Êxodos 20 a 23. Por isso vemos que  houve sacrifícios pelos levitas.

  1. - Outro ponto, circuncisão. A circuncisão foi feita com Abraão antes da Lei de Moisés. Mas foi uma promessa feita a Abraão e sua família para serem membros daquela família. Mas vemos hoje em dia, que a circuncisão é mandada a nós, mas é a circuncisão do coração que representa para nós sermos espiritualmente membros da mesma família [espiritual] – somos enxertados nessa oliveira selvagem e assim somos circuncidados espiritualmente.

Chegamos agora ao ponto da vinda de Cristo. E Cristo veio e em Mateus 5 versículos 17 a 20:

Não penseis que vim revogar a Lei [os cinco livros da Torá] ou os profetas [os livros dos profetas]; não vim para revogar, vim para cumprir.

O que isso quer dizer? A lei tinha os sacrifícios que apontavam a Cristo e quando Cristo veio cumprir essa lei, sendo assim esses sacrifícios, cumprindo a lei de que Ele era o sacrifício ao que o Antigo Testamento apontava – os sacrifícios de ovelhas, de touros, etc., apontavam para o verdadeiro sacrifício que é o cordeiro pascal que é Cristo e Ele cumpriu essa lei.

Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra [tudo tem que ser cumprido da lei. Certas profecias que estavam na Lei vão ser completadas. Mas não só isso, nós temos que obedecer às Leis também].

Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus [no reino de Deus sobre a terra, quando estivermos no reino de Deus as pessoas que estão a debobedecer as leis de Deus vão ser consideradas o mínimo. Quer dizer, não vão estar no reino de Deus]; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.

Ora, os escribas e fariseus estavam a obedecer as leis e nós temos que exceder mais que eles para entrar no reino. Imagina aqueles que estão a violar… são considerados o mínimo. Porque está aqui a dizer que os escribas e fariseus se se mantiverem com a sua autojustiça não vão entrar no reino de Deus.

E por isso, aqueles que não estão a obedecer – que estão a violar esses mandamentos ainda menos, ainda serão o mínimo. Menos que os próprios fariseus que não vai entrar no reino de Deus. É o que está aqui a dizer no versículo 20.

Vejam em Mateus capítulo 7 versículo 21:

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

As pessoas dizem: “Não, não, não! Eu estou a obedecer às leis de Jesus mas não às leis de Deus”. Ridículo! Diz aqui que você não vai entrar no reino de Deus a não ser que faças a vontade do Pai – que são os mandamentos de Deus.

Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?

E o que Jesus vai dizer: Não vos conheço. Tchau!

… apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.

Saiam daqui vós que estão a quebrar as leis de Deus.

Queridos irmãos, aqui vemos que Jesus Cristo era e é muito maior que os sacerdotes. Quando Jesus Cristo veio Ele se tornou o Sumo Sacerdote. Na Antiga Aliança, os sacerdotes eram os levitas. O sumo sacerdote era da família dos levitas, na realidade da família de Arão. Uma das famílias dos levitas. E vemos que Jesus Cristo era muito maior que esses sacerdotes. Veja em Hebreus capítulo 7 versículo 11:

Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico [sacerdotes da Antiga Aliança]  (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?

Lembrem-se que Abraão deu dízimo a Melquisedeque. Esse Melquisedeque não era nenhum outro que Jesus Cristo. Está ser representado por este. Sim, Jesus Cristo tomou várias posições para dar vários simbolismos ao que ele está a fazer como nosso Sumo Sacerdote e vários simbolismos dele sobre suas outras responsabilidades.

Versículo 12:

Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamnete há também mudança de lei [Mudança da lei – por isso se mudou o sábado para o domingo? Não é isso que aqui está a dizer. Está aqui a dizer mudança da lei do sacerdócio. Invés de ser o sacerdócio levítico, é o sacerdócio de Jesus Cristo de acordo a ordem de Melquisedeque].

Por isso, a mudança do sacerdócio há mudança da lei. Porque a lei dizia: “dar os dízimos aos levitas” agora, na mudança: temos que dar os dízimos na Igreja de Deus aos ministros de Jesus Cristo aos sacerdotes de acordo com a ordem de Jesus Cristo, a ordem de acordo a Melquisedeque.

Lemos também um bocadinho mais adiante aqui no versículo 17:

Porquanto se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Também diz no versículo 21:

Mas este, com juramento, por aquele que lhe disse: o Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre;

O Pai, o Senhor, jurou e disse ao Filho: “Tu és sacerdote para sempre.”

Quando Deus, através do Verbo, fez os levitas – especificamente os filhos de Arão, foi por uma instrução sem jurar. Mas agora, quando Deus faz Jesus Cristo como Sumo Sacerdote não é só dizer mas jurou.

Versículo 28:

Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra de juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.

Deus, através do Verbo disse que os sacerdotes levíticos tinham esta responsabilidade, essa lei que tinha sido dado à Moisés. Mas o Senhor jurou que o sacerdócio para sempre é de Melquisedeque. Alterou a Lei. Não é o caráter de Deus: Deus é sempre o mesmo. Deus não muda; é sempre o mesmo. Ele cortou esse sacerdócio temporário. Porque este sacerdócio apontava simplesmente para o sacerdócio eternal que é de Jesus Cristo. Os sacrifícios apontavam para o sacrifício final que é Jesus Cristo. Todas essas coisas, digamos assim, eram como metáfora para apontar para Cristo. E por lemos em Hebreus capítulo 8 versículo 4:

Ora, se ele estivesse na terra [se Cristo estivesse na terra], nem mesmo sacerdote seria [Porque os sacerdotes eram os levítas. Cristo é da tribo de Judá e não de Levi], visto existirem aqueles que oferecem os dons segundo a lei,

Essas coisas são metáforas das coisas celestes.

Assim como Moisés foi divinamente instruído para construir o tabernáculo: vê que faças todas as coisas de acordo o modelo que te foi mostrado no monte.

Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.

Por isso, Moisés foi instruído a construir o tabernáculo e isso tudo… de acordo com o tabernáculo celestial que simplesmente é uma analogia do tabernáculo físico para apontar para o tabernáculo espiritual. Moisés, os sacerdotes, o tabernáculo, tudo apontava para coisas celestiais.

Agora, Jesus Cristo é o Mediador de uma melhor aliança, como vê-se aqui, com superiores promessas. A antiga aliança só prometia para eles irem para a terra prometida. A antiga aliança não prometia vida eterna. A nova aliança promete, é uma aliança que Deus faz conosco e Deus está a fazer uma promessa, está a dar uma maior bênção – e está maior bênção é o quê? É a vida eterna no reino de Deus como filhos e filhas de Deus. Melhor promessa.

Queridos irmãos, estas coisas físicas eram temporárias. Vejam em Hebreus capítulo 9 versículos 9 a 10:

É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto,

Os quais não passam de ordenanças da carne, basadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas até ao tempo oportuno de reforma.

Quer dizer que, esses sacrifícios, essas leis cerimoniais eram simplesmente uma parábola, uma metáfora para ver o significado do sacrifício de Jesus Cristo e para ver a promessa para a vida eterna. Por isso, quando vemos aqui, versículo 11:

Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados [sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque, como já mencionamos], mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação [não deste tabernáculo, quer dizer, não desta analogia; mas Jesus Cristo veio agora, representando o tabernáculo do céu],

Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos [Jesus Cristo entrou no Santo dos Santos uma vez por todas. Não no Santo dos Santos do tabernáculo humano, mas no céu que é o trono do Pai], uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.

Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne,

Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a sim mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

Por isso irmãos, hoje em dia, fazemos sacrifícios vivos como lemos em Romanos 12:1-2. Os nossos sacrifícios são sacrifícios vivos. É o sacrifício que devemos ter de acordo com o que Deus quer que nós façamos.

Por isso, as leis de Deus são eternas.

Sim, há uns pontos adicionais que são importantes mencionar: haviam leis civis no antigo testamento; tem que ter uma justiça, tem que ir ao tribunal e haviam regras civis, na lei de Moisés, de como deviam ser implementados esses tribunais civis debaixo dessa nação.

Mas hoje em dia, queridos irmãos, não somos uma nação. O Brasil é uma nação; Angola é uma nação; Portugal é uma nação; Moçambique é uma nação; estas responsabilidades civis nacionais pertencem aos governantes dessas nações. Por isso é que diz “submetam-se aos governos humanos” (Romanos 13:1-6) porque essas posições foram dadas à eles por Deus temporariamente e têm uma responsabilidade de fazer o que é correto.

Por isso a Igreja não é responsável pelas leis civis e governamentais da Nação. Deus dá essa responsabilidade aos governos desse país. O governo nacional do seu país tem regras: se você quebra uma regra você vai ao tribunal … no antigo testamento, onde Israel tinha essas regras, mesmo estando na Bíblia, eram regras civis, de governos. Hoje em dia o governo nacional está em outras mãos, e Deus dá a responsabilidade aos líderes nacionais para implementar essas regras civis.

Há certas regras também que são culturais:

  1. - Por exemplo, acerca de escravos. Hoje em dia, não há escravos ou não deveria haver. Sabemos que existem muitos problemas de escravidão no mundo mas oficialmente não há.
  2. - Há certas leis de controlo de animais que a Bíblia tinha e essa era uma parte dessas regras civis, desses governos. Mas hoje em dia essas regras, cuidados de animais são aplicáveis para nós com princípios espirituais. Por exemplo: trata o animal bem. Esse traz para nós um princípio espiritual; se o animal se magoar trata o animal. São regras  que têm princípios espirituais que nós podemos aplicar em nossas vidas.
  3. - Cuidado a ter com máquinas, leis de segurança no trabalho; que haviam assim… se construíres um prédio tinhas que antes construir um muro para as pessoas não caírem – hoje em dia existem regras de segurança. Não são regras espirituais; são regras físicas usadas de outra maneira e o princípio espiritual continua ao praticarmos essas regras para o bem, para o amor do próximo.

Por isso, queridos irmãos, nós temos que viver por toda a palavra de Deus. Temos que viver por toda a palavra de Deus. A palavra de Deus, as leis de Deus, estão a expressar o sentimento e a mentalidade de Deus que é amor.

Os dez mandamentos são permanentes; são espirituais. O sábado é para nós, para o homem, para a humanidade e é o dia que Deus diz que foi santificado para o bem do homem e também os dias santos que apontam para o plano de salvação como vemos que existiam antes que existia a antiga aliança do monte Sinai. Também temos carnes limpas e imundas que existiam no tempo de Noé como vimos. E por isso, o que vemos, queridos irmãos, as leis de Deus, que Deus deu através de Moisés são parte da antiga aliança apontam para princípios espirituais e apontam para a intenção do coração de amor – que é a intenção do coração de amor de Deus que tem amor para conosco.

Nós temos que tomar consideração com estas leis por isso aquelas espirituais têm sido constantes antes do antigo acordo, da antiga aliança. Essas são espirituais e têm existido sempre. Dessas incluem os dez mandamentos, incluí a lei do sábado, inclui os dias santos, inclui as leis de carnes limpas e imundas, inclui os dízimos. Esses todos existiam antes do Sinai.

Depois, no Sinai, certas leis foram adicionadas por causa da desobediência e essas leis são leis cerimoniais que apontam para o grande sacrifício de Jesus Cristo.

Nós, hoje em dia, através da ajuda do Espírito Santo vemos e entendemos essas leis e entendemos os princípios espirituais destas leis de amor.

Espero irmãos, que entendam um bocadinho melhor quais leis devemos observar como cristãos. As leis eternas são constantes; as leis espirituais de Deus são constantes e não mudam e nunca mudarão porque Des é mesmo ontem, hoje e amanhã.