De Volta ao Começo

De Volta ao Começo

Quando começamos esta lição, o nosso foco da lição era o desejo de Deus de se relacionar eternamente com a Sua criação humana. Ele quer compartilhar a sua natureza divina com Seus filhos. Ao longo dos séculos, Deus tem convidado as pessoas—também uma nação—para fazer uma aliança especial de relacionamento com Ele. Os acordos divinos resultantes disso abrangiram muitas promessas que Deus cumpriu e cumprirá para o bem do Seu povo.

Isso tudo começou há quase dois mil anos, quando Deus prometeu a Abraão e ao seu Descendente (Gálatas 3:16), que convidaria uma nação espiritual, aqueles que seriam chamados a entrar em Sua Igreja num relacionamento com Ele. Ele estabeleceu um processo para isso se tornar possível. A Bíblia chama isso de conversão (Atos 3:19; 15:3).

Deus nos chama a um relacionamento pessoal com Ele. Observe que isso significa o "desejo de bondade" de Deus compartilhar conosco as suas promessas e os Seus dons: "Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação e cumpra todo desejo da sua bondade e a obra da fé com poder; para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele" (2 Tessalonicenses 1:11-12).

No princípio Deus tinha oferecido ao homem uma oportunidade de escolha determinante, simbolizada por duas árvores no jardim do Éden (Gênesis 3). Mais uma vez, Deus oferece ao Seu povo a oportunidade de participar da árvore da vida e entrar num relacionamento eterno com Ele. Esse é o cumprimento espiritual da intenção original de Deus para com Adão e Eva. O sacrifício de Jesus Cristo tornou tudo isso possível.

Jesus nos diz: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas" (Apocalipse 22:13-14).

Lembre-se do firme cumprimento da promessa inspirada sobre o relacionamento da nova aliança que temos com Deus. Ele fará com que Suas promessas sejam cumpridas! Ele resume o que quer de todos nós: "E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis" (Apocalipse 21:3-5).

Deus nos chama—convida-nos—a entrarmos nesse relacionamento com Ele como membros de Sua família. Na próxima lição explicaremos como Deus quer que respondamos ao Seu chamado e desenvolvamos um relacionamento com Ele.

Esta lição abrangeu, resumidamente, aspectos muito importantes do plano e propósito de Deus para a humanidade e Seu procedimento e relacionamento conosco. Para entender melhor os pontos vitais abordados nesta lição, não deixe de ler os seguintes guias de estudo gratuitos:

Por que Você Nasceu?

O Caminho Para a Vida Eterna

Tranformando a Sua Vida: O Processo de Conversão

Você Pode Ter Uma Fé Viva

A Nova Aliança: Será que a Lei de Deus foi Abolida?

A Igreja Que Jesus Edificou

O Evangelho do Reino de Deus

Os Dez Mandamentos

Para baixar ou encomendar estes guias de estudo gratuitos basta ir ao nosso site portugues.ucg.org.