A Derrocada do Reino de Satanás

Você está aqui

A Derrocada do Reino de Satanás

Download (Baixar)
MP3 Audio (7.48 MB)

Download (Baixar)

A Derrocada do Reino de Satanás

MP3 Audio (7.48 MB)
×

“Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo” (Apocalipse 12:12).

Se considerarmos toda a quadro, não deve restar nenhuma dúvida de que este é o mundo de Satanás e não de Deus. Paulo ainda se refere a nossa era como o “presente século mau” (Gálatas 1:4).

No entanto, Satanás não dominará para sempre o planeta terra. A profecia bíblica revela que uma série incrível de eventos vai abalar o nosso mundo como nunca antes e inaugurará uma nova era―mil anos sob o reinado de Jesus Cristo no Reino de Deus (Mateus 6:10; Lucas 21:31).

Essas boas novas do Reino de Deus estão no centro do ensinamento de Cristo: “Veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1:14-15).

A transição do domínio de Satanás na terra para o governo de Jesus Cristo não será nem fácil nem indolor. O profeta Daniel descreve como “um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações até então” (Daniel 12:1, NVI). Cristo afirmou que nenhum ser humano sobreviveria se Deus não interviesse nos assuntos do mundo para estabelecer o Seu Reino e expulsar Satanás de seu controle sobre a humanidade (Mateus 24:21-22).

Sinais do fim dos tempos

Como o fim do ministério terrestre de Cristo se aproximava, os discípulos perguntaram a Ele quando os eventos que levariam ao estabelecimento de Seu Reino iriam ocorrer: “Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” (Mateus 24:3). Jesus resumiu as tendências e eventos que caracterizariam esse período. Ao fazer uma rápida revisão do que foi dito vemos que é bastante parecido com as manchetes de hoje.

Jesus respondeu: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos” (versículos 4-5). Aqui, Ele estava falando da religião falsa difundida em Seu nome―um grande e falso Cristianismo. (Não deixe de ler “A Publicidade Enganosa de Satanás―Até mesmo no Cristianismo” e “O Grande Falsário”.)

Jesus continuou: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores” (versículos 6-8).

Ele descreveu outras tendências significativas―perseguição e ódio dirigido aos verdadeiros servos de Deus; o aumento do engano religioso e a proclamação do verdadeiro evangelho do Reino de Deus a todo o mundo (versículos 9-14).

O mundo, Cristo disse, iria se tornar cada vez mais perigoso à medida que se aproxime Seu retorno. “Porque nesse tempo haverá grande tribulação”, advertiu, “como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados” (versículos 21-22, ARA).

Ele disse que o engano religioso vai continuar aumentando e será seguido de dramáticos sinais celestiais (versículos 23-29). Ademais, esses acontecimentos serão seguidos por um evento de transformação mundial: “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (versículo 30).

O papel de Satanás no fim dos tempos

A profecia de Jesus é uma visão geral dos eventos do fim dos tempos. Muitas outras profecias, principalmente no livro do Apocalipse, preenchem vários detalhes.

Satanás não vai abandonar o seu reino sem lutar. À medida que se aproxime a volta de Cristo, devemos entender mais esse aviso sério de Apocalipse 12:12: “Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo”. Muitas profecias detalham um desvario de destruição dirigido à Igreja de Deus, ao povo de Israel e à humanidade como um todo quando estiver retornando Jesus Cristo.

A ira de Satanás está enfocada principalmente àqueles que estão na Igreja, simbolicamente representada por uma mulher em Apocalipse 12. “E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo” (versículo 17).

Novamente, a perseguição religiosa mostrará sua face horrenda―pelo estímulo de Satanás (Apocalipse 2:10). “Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome”, alertou Jesus. “Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão” (Mateus 24:9-10).

Marcos preservou outro detalhe arrepiante da profecia de Cristo sobre essa perseguição profetizada: “E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai, o filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais e os farão morrer” (Marcos 13:12). E Apocalipse 6:9-11 também descreve esse período de martírio.

O grande engano religioso porvir

Nós lemos antes que o engano religioso vai aumentar à medida que o retorno de Cristo se aproxime. Satanás terá participação direta no surgimento de um grande líder que irá desempenhar um papel central no enérgico engano religioso do fim dos tempos.

Ao escrever sobre os eventos que vão preceder o retorno de Cristo, Paulo nos diz que “não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição” (2 Tessalonicenses 2:3, ARA). Esse homem “se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus” (versículo 4).

Como uma pessoa poderia afirmar ser Deus e ainda convencer os outros a acreditar nele? Paulo acrescenta que “a vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo” (versículos 9-10, NVI). Esses milagres poderosos convencerão a muitos, mas na realidade fazem parte da obra enganosa de Satanás.

Infelizmente, o engano desse homem atrairá milhões de pessoas. No cataclismo que marcará o final desta era, muitos serão vítimas de uma “ilusão poderosa” e morrerão “porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar “ (versículos 10-11, NVI).

Devemos levar muito a sério essa advertência a todos nós. Se não amamos a verdade, se as nossas crenças não estão firmemente enraizadas na verdadeira Palavra de Deus e não temos a força de caráter para nos aferrarmos a elas, nós também poderemos facilmente cair nesse ou noutros enganos satânicos. Pois isso já aconteceu antes, e tanto Jesus como Paulo nos garante que isso vai acontecer novamente.

Uma guerra satânica contra a humanidade

Embora a atitude de ganância, ódio e ressentimento de Satanás tenha levado a humanidade para incontáveis ​​guerras ao longo da história, a profecia revela que o diabo pessoalmente irá orquestrar uma última grande conflagração mundial, pouco antes da volta de Cristo.

Em Apocalipse 9:1-12, lemos sobre o que parece ser uma enorme força militar representada por uma nuvem de gafanhotos decorrentes de um poço sem fundo. Os dispositivos aterrorizantes, parecidos com gafanhotos, com caudas como escorpiões e asas emitindo ruído como uma grande força de carruagens e cavalos―talvez modernos helicópteros, como sugeriram alguns―infligirão às pessoas dor que é comparada a picadas de escorpião, mas sem matá-las (versículos 5, 10). O resultado desse som é semelhante aos efeitos de uma nova geração de armas que causam dor lancinante para incapacitar os inimigos, mas sem causar danos permanentes.

E quem trará essa onda de sofrimento, como “rei sobre eles”, será “o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego, Apoliom” (versículo 11). Estes títulos significam “destruição” e “destruidor”, respectivamente. Ao que parece esse não é outro senão o próprio Satanás, cujo caráter e razão de ser perfeitamente são resumidos por esses títulos (ver “Deus e Satanás: A Verdade e a Vida versus a Mentira e o Homicídio”).

Em seguida, lemos sobre o surgimento de uma poderosa força militar de duzentos milhões de soldados (versículo 16). E tem início uma carnificina inimaginável. Um terço da humanidade―literalmente bilhões de pessoas da atual população da terra―morrem nessa grande guerra (versículos 15, 18), superando todas as vítimas em todas as guerras anteriores.

Aparentemente, nesse frenesi de destruição, Satanás não conseguindo mais manter seu controle sobre a humanidade e na iminência do retorno de Cristo, ele vai instigar o massacre de tantos quantos ele puder. (Para saber mais sobre esses acontecimentos proféticos, baixe ou solicite suas cópias gratuitas dos guias de estudo bíblico O livro de Apocalipse Revelado, Os Estados Unidos e a Inglaterra na Profecia Bíblica e Você Pode Entender a Profecia Bíblica).

O último confronto de Satanás

Em Apocalipse 13 vemos que Satanás será por trás do surgimento de duas “bestas”. Ums delas será uma coalizão de nações no fim dos tempos liderada por um poderoso governante humano que vai “fazer guerra aos santos e vencê-los” (versículos 1-7). A outra será um falso sistema religioso guiado por um líder religioso, como lemos antes (versículos 11-18), que também é conhecido como “falso profeta” (Apocalipse 16:13; 19:20).

Demônios―como emissários espirituais do dragão (Satanás), da Besta e do falsa Profeta―“vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso” (Apocalipse 16:13-14).

Sem saberem dos eventos que acontecem nos bastidores, esses reis serão meros peões no plano de Satanás. Embora sua intenção seja a de lutar uns contra os outros, o objetivo de Satanás será usar os exércitos do mundo para lutar contra Jesus Cristo, ao Seu retorno. Seus exércitos se reunirão na grande planície adjacente “Armagedom” (versículo 16)―isto é, em hebraico, Har Megiddo (“monte de Megido”)―uma antiga fortaleza a 55 quilômetros ao norte de Jerusalém. A batalha final contra o retorno de Jesus Cristo terá lugar em Jerusalém (Zacarias 14:1-4, 12-15).

Apocalipse 19 descreve o retorno triunfante de Cristo à terra: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo.

“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei Dos Reis E Senhor Dos Senhores” (versículos 11-16).

Estes versículos mostram conclusivamente que todos os exércitos da terra não são nada comparados ao poder do Rei que está chegando na terra, Jesus o Messias.

“E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército. E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo” (versículos 19-21).

Com seus exércitos derrotados, o reino de Satanás é desmantelado e destruído. Mas Satanás e seus demônios têm que ser impedidos de continuar a enganar e manipular a humanidade. E isso é assegurado através do que João vê na sequência de sua visão: “Vi descer dos céus um anjo que trazia na mão a chave do Abismo e uma grande corrente. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo” (Apocalipse 20:1-3, NVI).

Esse iminente fim do governo de Satanás sobre o mundo irá marcar o fim do “presente século mau” (Gálatas 1:4). Ele e seus demônios, então, serão afastados da humanidade nos próximos mil anos. Depois da batalha pelo controle da terra, finalmente chega a hora de começar uma nova era!