Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Obra de Satanás em Nosso Mundo

Você está aqui

A Obra de Satanás em Nosso Mundo

Download (Baixar)
MP3 Audio (16.23 MB)

Download (Baixar)

A Obra de Satanás em Nosso Mundo

MP3 Audio (16.23 MB)
×

“O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo” (2 Coríntios 4:4 2 Coríntios 4:4nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Agora que vimos que Satanás é um ser real e com poderes reais, precisamos entender como ele usa os seus poderes. Devemos também compreender suas intenções e objetivo geral.

Vimos no capítulo anterior que Satanás liderou outros anjos desviados em uma tentativa frustrada de usurpar a autoridade de Deus. Sua vaidade, orgulho e ânsia de poder levou-o à guerra contra o governante do universo.

Depois de seu fracassoo, acintosamente Satanás tentou impedir e interromper o relacionamento de Deus com a raça humana, fazendo o que podesse fazer para prejudicar a humanidade. E seu trabalho malévolo tem sido incessante.

A meta principal de Satanás

O diabo não perdeu tempo, interferindo prontamente. Como vimos anteriormente, Gênesis 3 descreve o aparecimento de Satanás na cena, logo depois que Deus criou Adão e Eva.

A primeira coisa que Satanás tentou fazer foi destruir o relacionamento de Deus com os primeiros seres humanos. Ele sutilmente perguntou a Eva:

“É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Versículo 1). Ele habilmente evitou mencionar tudo o que Deus tinha dado a ela e Adão―todas as outras árvores, plantas e toda espécie de fruto do jardim. Em vez disso, ele conseguiu fazer com que ela se concentrasse no fruto da única árvore da qual Deus tinha lhes proibido comer.

Ele, astuciosamente, começou a enganar a Eva. Ele introduziu a primeira mentira, dizendo que ela não morreria se tomasse do fruto proibido (versículo 4). Ele seguiu com outra mentira, caluniando a Deus e acusando-O de privá-la da valiosa fonte de Seu conhecimento (versículo 5). Então, ela foi seduzida por seu poder de persuasão. Tomou do seu fruto e depois o compartilhou  com Adão.

Eva foi enganada pela astúcia de Satanás (2 Coríntios 11:3 2 Coríntios 11:3Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo.
Almeida Atualizada×
). Adão não foi enganado (1 Timóteo 2:14 1 Timóteo 2:14E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão;
Almeida Atualizada×
). Ele simplesmente seguiu-a, juntando-se a sua esposa na desobediência das claras instruções de Deus. Temos visto que a pressão de acompanhar os outros, mesmo quando sabemos que certa ação seja errada, ainda permanece conosco depois de tanto tempo.

Esse relato nos ajuda a ver que o objetivo principal de Satanás é frustrar o plano de Deus de construir uma relação familiar com a humanidade.

Desde o início Deus tem tido um plano magnífico para os seres humanos―o de nos conceder Seu dom da vida eterna. Uma das passagens mais conhecidas da Bíblia deixa isso claro: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16 João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Almeida Atualizada×
).

O objetivo de Deus é de expandir bastante Sua família. Agora, a família eterna consiste de dois seres divinos―Deus Pai e Jesus Cristo, Seu Filho (Lucas 10:22 Lucas 10:22Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Almeida Atualizada×
). O objetivo de Deus para a humanidade―vida eterna em Sua família―é o foco central de toda a criação: “Toda a criação espera com paciência e esperança por aquele dia futuro quando Deus ressuscitará os seus filhos” (Romanos 8:19 Romanos 8:19Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
Almeida Atualizada×
, Bíblia Viva).

Esse relacionamento próximo de família é o desejo ardente de Deus para a humanidade. Paulo chama Jesus de “primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29 Romanos 8:29Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes � imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
Almeida Atualizada×
). Como Filho primogênito de Deus, Ele é o primeiro de muitos filhos de Deus que vão nascer na família de Deus, e “Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos” (Hebreus 2:11 Hebreus 2:11Pois tanto o que santifica como os que são santificados, vêm todos de um só; por esta causa ele não se envergonha de lhes chamar irmãos,
Almeida Atualizada×
, NVI).

Deus nos promete que “quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho” (Apocalipse 21:7 Apocalipse 21:7Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Almeida Atualizada×
). “Eu serei para vós Pai,” Ele diz, “e vós sereis para mim filhos e filhas” (2 Coríntios 6:18 2 Coríntios 6:18e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.
Almeida Atualizada×
). Deus quer nos dar a imortalidade para que possamos viver com Ele para sempre.

Ele quer começar um relacionamento íntimo de família com a gente agora (João 14:23 João 14:23Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
Almeida Atualizada×
). (Para uma compreensão mais profunda dessa verdade, você pode baixar ou fazer o pedido de nosso guia de estudo bíblico gratuito Qual é o Seu Destino?)

Satanás, no entanto, quer frustrar o plano de Deus de qualquer maneira. Ele quer nos impedir de desenvolver essa relação íntima com Deus. Ele quer nos impedir de alcançar nosso destino como os filhos de Deus.

O grande engano de Satanás

Como observamos anteriormente, Satanás é um ser poderoso e inteligente, que nunca deixará de tentar atingir seus objetivos. Como o mestre manipulador da humanidade, ele tem muitos métodos e recursos à sua disposição.

Em certo sentido, seu objetivo imediato―manter a humanidade longe de Deus―tem sido relativamente fácil. Nós, como seres humanos, estamos inclinados a nos concentrar em nossas próprias necessidades e desejos―e Satanás tem reforçado isso a tal ponto que o egoísmo é o principal motivador do comportamento humano. Como Paulo diz: “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja” (Romanos 8:5 Romanos 8:5Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Almeida Atualizada×
, NVI). Aqueles, cujas mentes estão focadas em si mesmas, são, percebendo ou não, “contra Deus” (versículo 7).

Citando vários Salmos, Paulo resume a condição espiritual da maioria da humanidade: “Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

A sua . . . boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos” (Romanos 3:10-18 Romanos 3:10-18 [10] como está escrito: Não há justo, nem sequer um. [11] Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. [12] Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. [13] A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; [14] a sua boca está cheia de maldição e amargura. [15] Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. [16] Nos seus caminhos há destruição e miséria; [17] e não conheceram o caminho da paz. [18] Não há temor de Deus diante dos seus olhos.
Almeida Atualizada×
).

Como mestre da persuasão, Satanás facilmente engana a humanidade a focar em tudo, menos em Deus. Através da teoria da evolução, por exemplo, ele tem convencido a milhões de que Deus não existe. (Para a prova de que Deus é real, baixe ou solicite os guias de estudo gratuitos A Questão Fundamental da Vida: Deus Existe? e Criação ou Evolução: Realmente Importa em que Você Acredita?).

Através de centenas de religiões corruptas ele tem, ao longo dos tempos, convencido a bilhões de pessoas a adorar o sol, a lua, as estrelas, os animais, a natureza, os antepassados​​, os deuses e deusas imaginários e uma variedade impressionante de outras coisas―ou absolutamente nada. Mesmo entre as muitas variações do Cristianismo tradicional, encontramos pessoas divididas e disputas sobre quem e o que é Deus, qual Seu propósito para nós e sobre a maneira como Ele quer que O adoremos e como devemos viver. O diabo tem feito um trabalho eficaz em confundir as pessoas quanto ao que a Bíblia realmente diz.

Satanás não se importa a qual desses grupos é que as pessoas pertencem. Se eles não acreditam em nenhum Deus ou aceitam e adoram um deus falso, ou são enganados por uma falsa visão do verdadeiro Deus e Seu plano para nós, Satanás continuará dominando-os de qualquer jeito―“alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração” (Efésios 4:18 Efésios 4:18entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
Almeida Atualizada×
, ARA).

Talvez isso nos ajude a entender melhor o que Deus quer dizer quando fala que o diabo “engana todo o mundo” (Apocalipse 12:9 Apocalipse 12:9E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.
Almeida Atualizada×
). Paulo explica que “o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4 2 Coríntios 4:4nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Almeida Atualizada×
).

Em uma de suas parábolas Jesus explica que assim que algumas pessoas ouvem a verdade de Deus “vem o diabo e tira-lhes do coração a palavra, para que se não salvem, crendo” (Lucas 8:12 Lucas 8:12Os que estão � beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos.
Almeida Atualizada×
). Satanás nunca vai parar de manter as pessoas cegas quanto à plenitude da verdade de Deus. O resultado, como Jesus explicou, que “larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela”, e “estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mateus 7:13-14 Mateus 7:13-14 [13] Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz � perdição, e muitos são os que entram por ela; [14] e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz � vida, e poucos são os que a encontram.
Almeida Atualizada×
, ARA).

As causas dos problemas da humanidade

Quando entendemos a magnitude do engano de Satanás, podemos entender melhor as raízes de muitos dos problemas da humanidade. Coletivamente, tivemos milhares de anos para experimentar governos, filosofias e modos de vida. Então porque temos sido incapazes de resolver os nossos problemas? Por que tantas dificuldades persistem ano após ano, século após século?

Os governos humanos e outros esforços não tiveram sucesso porque, em última análise, nós simplesmente não sabemos qual é a maneira certa de viver. Salomão, rei da antiga Israel, responde sem rodeios: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14:12 Provérbios 14:12Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz � morte.
Almeida Atualizada×
e 16:25).

Através do profeta Jeremias, Deus nos diz que “não é do homem o seu caminho, nem do homem que caminha, o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23 Jeremias 10:23Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos.
Almeida Atualizada×
). Infelizmente, a humanidade tem provado a verdade dessas palavras por gerações. Sob o domínio humano, influenciado pela atitude de Satanás de obter tudo o que pudermos para nós mesmos, o mundo nunca viu um tempo livre de turbulência, guerra e sofrimento.

O mundo sofre problemas crônicos e imensos porque temos rejeitado a Deus. Sob inspiração de Deus, o rei Davi, pai de Salomão, escreveu:

“O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um” (Salmos 14:2-3 Salmos 14:2-3 [2] O Senhor olhou do céu para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento, que buscasse a Deus. [3] Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
Almeida Atualizada×
).

Jeremias também observou que as pessoas, em sua grande maioria, estão cegas pelo engano de suas próprias más intenções e motivacões: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9 Jeremias 17:9Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
Almeida Atualizada×
, ARA).

O homem separado de Deus

O profeta Isaías acrescenta: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniquidade; os vossos lábios falam falsamente, e a vossa língua pronuncia perversidade. Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade . . . Não conhecem o caminho da paz, nem há juízo nos seus passos; as suas veredas tortuosas, as fizeram para si mesmos; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz” (Isaías 59:1-8 Isaías 59:1-8 [1] Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; [2] mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça. [3] Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam a mentira, a vossa língua pronuncia perversidade. [4] Ninguém há que invoque a justiça com retidão, nem há quem pleiteie com verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão � luz a iniqüidade. [5] Chocam ovos de basiliscos, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e do ovo que for pisado sairá uma víbora. [6] As suas teias não prestam para vestidos; nem se poderão cobrir com o que fazem; as suas obras são obras de iniqüidade, e atos de violência há nas suas mãos. [7] Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; a desolação e a destruiçao acham-se nas suas estradas. [8] O caminho da paz eles não o conhecem, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.
Almeida Atualizada×
).

Os caminhos de Deus são muito diferentes do homem. Ele nos diz: “Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos . . . Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:8-9 Isaías 55:8-9 [8] Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. [9] Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Almeida Atualizada×
).

Satanás tem, eficazmente, enganado o mundo ao longo da história, influenciando os seres humanos a se isolar da orientação de Deus. Ele levou-nos a querer fazer as coisas do nosso jeito, a confiar em nós mesmos ao invés de Deus como a autoridade máxima.

Paulo descreve os resultados de rejeitar a Deus: “Assim, quando eles abandonaram a Deus e nem mesmo O reconheceram, Deus os deixou fazer tudo quanto suas mentes malignas poderiam imaginar. Suas vidas ficaram cheias de toda espécie de maldade e pecado, ganância e ódio, inveja, assassínio, brigas, mentira, amargura e mexericos”.

“Falam mal uns dos outros mentindo, cheios de ódio contra Deus, insolentes, fanfarrões orgulhosos, pensando sempre em novas maneiras de pecar, e sendo continuamente desobedientes a seus pais. Procuravam compreender mal, quebravam suas promessas e tornaram-se criaturas sem coração - sem nenhuma compaixão. Eram perfeitamente sabedores da pena de morte divina por todos esses crimes; contudo, continuaram assim mesmo e os praticaram de todas as maneiras, encorajando outros também para que agissem do mesmo modo” (Romanos 1:28-32 Romanos 1:28-32 [28] E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; [29] estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; [30] sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; [31] néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; [32] os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.
Almeida Atualizada×
, NVI).

As palavras de Paulo ressoam como verdadeiras, mais do que nunca, em nossos dias. Nossas notícias e mídia de entretenimento exaltam e toleram a degeneração, o estilo de vida e práticas pecaminosas, embora condenem as pessoas que apóiam os padrões bíblicos como fanáticas que impõem seus preconceitos aos outros. Tais valores distorcidos são o inevitável resultado de uma mentalidade que rejeita o conhecimento e os mandamentos de Deus. (Para entender melhor as consequências de rejeitar os ensinamentos de Deus, não deixe de baixar ou solicitar nosso guia de estudo bíblico gratuito Por que Deus permite o Sofrimento?)

Este não é o mundo de Deus

Embora Deus esteja sempre no controle, as Escrituras deixam claro que Ele não é a razão dos muitos problemas crônicos do mundo. Como Jesus Cristo disse em João 18:36 João 18:36Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui.
Almeida Atualizada×
: “Meu reino não é deste mundo”.

Deus não está por trás da miséria que assola nosso planeta. Satanás, o diabo é o verdadeiro “príncipe deste mundo” (João 12:31 João 12:31Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
Almeida Atualizada×
, 14:30 e 16:11). João nos diz que “o mundo todo está debaixo do poder do Maligno” (1 João 5:19 1 João 5:19Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.
Almeida Atualizada×
, NTLH). Outra vez, Satanás é o deus deste século (2 Coríntios 4:4 2 Coríntios 4:4nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Almeida Atualizada×
).

Além disso, as hostes demoníacas de Satanás também exercem controle sobre esse mundo—às vezes influenciando poderosamente os governos humanos. No livro de Daniel, o anjo justo Gabriel diz a Daniel que ele tinha acabado de lutar, com a ajuda do arcanjo Miguel, contra uma personalidade espiritual poderosa referida como “o príncipe da Pérsia” e que logo teria de lutar com outra chamada “o príncipe da Grécia” (Daniel 10:13 Daniel 10:13Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.
Almeida Atualizada×
, 20).

Evidentemente, esses são apenas subordinados do diabo. Em uma tentativa de desviar Jesus, em Mateus 4:8-9 Mateus 4:8-9 [8] Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; [9] e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.
Almeida Atualizada×
, Satanás Lhe ofereceu “toda esta autoridade e a glória destes reinos”—pois, realmente estavam sob o seu domínio (comparar Lucas 4:5-7 Lucas 4:5-7 [5] Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. [6] E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser; [7] se tu, me adorares, será toda tua.
Almeida Atualizada×
, ARA).

Embora não possamos ver Satanás, sua influência é poderosa e profunda. Paulo compreendeu isso, lembrando aos cristãos que “noutro tempo, andou, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2 Efésios 2:2nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,
Almeida Atualizada×
). O resultado da influência do diabo é que, antes da conversão, nosso foco estava em “satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos” (versículo 3, NVI).

Observe mais uma vez que Paulo chama Satanás “o príncipe da potestade do ar”, como o espírito que age numa humanidade desobediente. O que isso significa? Evidentemente, Satanás é responsável por todo tipo de “difusão” espiritual na mente humana sintonizada nele. Assim como o ar ao nosso redor está cheio de sinais de TV e rádio que podem ser sintonizados por receptores eletrônicos, também está cheio da transmissão espiritual de Satanás de atitudes egoístas e rebeldes, as quais nossas mentes estão receptivas.

Assim, o diabo influencia, espiritualmente, a humanidade para rejeitar a Deus e Sua lei. Sob essa influência, “a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo” (Romanos 8:7 Romanos 8:7Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita � lei de Deus, nem em verdade o pode ser;
Almeida Atualizada×
, NVI).

Separado de Deus, o homem escolhe seguir seu próprio caminho e os resultados são devastadores. Sob a influência de Satanás, a humanidade rejeitou a revelação e a orientação de Deus, assim construindo sociedades e civilizações sob os fundamentos errados. Mas não será assim para sempre. Vamos aprender como as coisas vão mudar nos próximos dois capítulos deste livro.