Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Retorno de Jesus Cristo e o Vindouro Reinado

Você está aqui

O Retorno de Jesus Cristo e o Vindouro Reinado

Transferência

Transferência

O Retorno de Jesus Cristo e o Vindouro Reinado

×

Jesus Cristo veio à terra cerca de 2.000 anos atrás, “para tirar os pecados de muitas pessoas. Depois ele aparecerá pela segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar os que estão esperando por ele” (Hebreus 9:28 Hebreus 9:28assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Almeida Atualizada×
BLH ). Naquele tempo Seu reinado sobre todas as nações terá início com o anúncio impressionante, “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11:15 Apocalipse 11:15E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Almeida Atualizada×
).

A futura vinda do Messias, o Cristo, como Rei dos reis e Senhor dos senhores é uma verdade frequentemente confirmada na Bíblia. É prometida no Antigo Testamento (Isaías 40:10 Isaías 40:10Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e a sua recompensa diante dele.
Almeida Atualizada×
, Daniel 2:44 Daniel 2:44Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.
Almeida Atualizada×
, Miquéias 1:3 Miquéias 1:3Porque eis que o Senhor está a sair do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra.
Almeida Atualizada×
) e reafirmada no Novo Testamento (Mateus 24:30 Mateus 24:30Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
Almeida Atualizada×
, João 14:3 João 14:3E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Almeida Atualizada×
, Atos 1:11 Atos 1:11os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Almeida Atualizada×
; Apocalipse 1:7 Apocalipse 1:7Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Almeida Atualizada×
; 19:16).

Confiando na Escritura como Palavra de Deus, então, nós acreditamos completamente no retorno pessoal, visível e pré-milenar do Senhor Jesus Cristo (isto é, imediatamente anterior ou no início do Seu profetizado reino de 1.000 anos).

Seu retorno não acontecerá em segredo, pois todas as pessoas que estiverem vivas O verão (Mateus 24:30 Mateus 24:30Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
Almeida Atualizada×
, Apocalipse 1:7 Apocalipse 1:7Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Almeida Atualizada×
). Grandes sons sobrenaturais acompanharão o evento: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus”  (1 Tessalonicenses 4:16 1 Tessalonicenses 4:16Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, � voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Almeida Atualizada×
). Os reis da terra tentarão fazer guerra contra Ele, mas Ele vai superá-los rapidamente (Apocalipse 17:14 Apocalipse 17:14Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.
Almeida Atualizada×
) para finalmente trazer paz à terra.

O período que procederá o Seu retorno será o pior período de sempre de calamidades. Jesus disse que “haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais” (Mateus 24:21 Mateus 24:21porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.
Almeida Atualizada×
). Jeremias 30:7 Jeremias 30:7Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; todavia, há de ser livre dela.
Almeida Atualizada×
diz que vai cair duro sobre os descendentes de Jacó ou Israel: “Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela”—isto é, depois de sofrerem.

A própria terra será abalada com agitações cataclísmicas durante o período do juízo de Deus sobre toda a humanidade referido em muitas passagens das Escrituras como “o dia do Senhor.” Ele vai culminar com o retorno e reino de Cristo.

O profeta Zacarias proclamou a mensagem de Deus quanto a este juízo: “Eis que vem o dia do senhor … Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém … E o senhor sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha. E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente…então, virá o senhor, meu Deus, e todos os santos contigo  … E o senhor será rei sobre toda a terra” (Zacarias 14:1-5 Zacarias 14:1-5 1 Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti. 2 Pois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro mas o resto do povo não será exterminado da cidade. 3 Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha. 4 Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul. 5 E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos com ele.
Almeida Atualizada×
, 9).

Jesus Cristo, Aquele que os israelitas conheciam como Deus no Antigo Testamento (ver João 8:58 João 8:58Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
Almeida Atualizada×
, 1 Coríntios 10:4 1 Coríntios 10:4e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.
Almeida Atualizada×
), cumprirá esta profecia. (Veja o capítulo intitulado “Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo”, começando na página 4.)

Em submissão à vontade de Deus Pai, Jesus vai sentar-se no trono do rei Davi, Seu ancestral humano, governando de Jerusalém sobre Israel e sobre as nações gentias (Isaías 9:7 Isaías 9:7Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.
Almeida Atualizada×
; Jeremias 3:17 Jeremias 3:17Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono do Senhor; e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do Senhor, a Jerusalém; e não mais andarão obstinadamente segundo o propósito do seu coração maligno.
Almeida Atualizada×
, 23:5; Lucas 1:32 Lucas 1:32Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;
Almeida Atualizada×
; Romanos 15:12 Romanos 15:12E outra vez, diz também Isaías: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para reger os gentios; nele os gentios esperarão.
Almeida Atualizada×
), estabelecendo, literalmente, o Reino de Deus como um governo mundial—“um reino que não será jamais destruído … e será estabelecido para sempre” (Daniel 2:44 Daniel 2:44Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.
Almeida Atualizada×
).

Durante os primeiros 1.000 anos deste reinado, Cristo inaugurará “os tempos do refrigério … tempos da restauração de tudo” (Atos 3:19 Atos 3:19Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,
Almeida Atualizada×
, 21). Esta era vindoura, o maravilhoso mundo de amanhã, será um tempo de paz, retidão, justiça, e abundância (Amós 9:13-14 Amós 9:13-14 13 Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; :e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão. 14 Também trarei do cativeiro o meu povo Israel; e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão; plantarão vinhas, e beberão o seu vinho; e farão pomares, e lhes comerão o fruto.
Almeida Atualizada×
, Isaías 2:2-4 Isaías 2:2-4 2 Acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor, será estabelecido como o mais alto dos montes e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. 3 Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, � casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. 4 E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
Almeida Atualizada×
; 11:1-9; Miquéias 4:1-5 Miquéias 4:1-5 1 Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido como o mais alto dos montes, e se exalçará sobre os outeiros, e a ele concorrão os povos. 2 E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e � casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, de sorte que andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. 3 E julgará entre muitos povos, e arbitrará entre nações poderosas e longínquas; e converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. 4 Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do Senhor dos exércitos o disse. 5 Pois todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos para todo o sempre em o nome do Senhor nosso Deus.
Almeida Atualizada×
). O inimigo de Deus e da humanidade, Satanás, o diabo, será banido durante esse período (Apocalipse 20:1-3 Apocalipse 20:1-3 1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. 3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
Almeida Atualizada×
). (Veja o capítulo intitulado “Satanás, o Diabo”, começando na página 11.)

Jesus vai ser assistido no Seu reino pelos santos—Seus seguidores fiéis de todos os períodos da história humana, que serão ressuscitados quando Ele retornar. Eles se tornarão filhos imortais de Deus (1 Coríntios 15:50-53 1 Coríntios 15:50-53 50 Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. 51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
Almeida Atualizada×
), ascenderão para se encontrar com Cristo nos ares (1 Tessalonicenses 4:17 1 Tessalonicenses 4:17Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Almeida Atualizada×
) e juntar-se-ão a Ele na conquista das nações rebeldes da terra e no estabelecimento do Reino de Deus (Salmo 149:5-9; Apocalipse 5:10 Apocalipse 5:10e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
Almeida Atualizada×
, 20:6). É-nos dada a garantia de que em Cristo “os santos do Altíssimo receberão o reino e possuirão o reino para todo o sempre e de eternidade em eternidade” (Daniel 7:18 Daniel 7:18Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, sim, para todo o sempre.
Almeida Atualizada×
).

O Milênio será seguido por uma breve libertação de Satanás, como uma lição importante para a humanidade, e depois a sua remoção permanente (Apocalipse 20:7-10 Apocalipse 20:7-10 7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, 8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. 9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; 10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.
Almeida Atualizada×
). Logo a seguir à remoção permanente de satanás, virá outra ressurreição por meio da qual todos os que já viveram, serão dados a oportunidade de ser salvos e receber a vida eterna (versículos 5, 11-12). E, após esse período, virá a destruição permanente no lago do fogo dos ímpios incorrigíveis, aqueles que finalmente se recusarem a arrepender-se (versículos 13-15; 21:8). (Veja o capítulo intitulado “As Ressurreições e o Juízo Eterno”, começando na página 65.)

Finalmente, o ambiente terrestre será transformado em “um novo céu e uma nova terra” (Apocalipse 21:1 Apocalipse 21:1E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.
Almeida Atualizada×
) e a gloriosa cidade de Nova Jerusalém descerá do céu para a terra, juntamente com Deus Pai, que na última habitará com Seus filhos, agora imortais (versículos 2-3). “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque as primeiras coisas são passadas” (versículo 4).

Esta é a culminação do plano de salvação de Deus, quando Cristo “tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai … Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de Seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte” (1 Coríntios 15:24-26 1 Coríntios 15:24-26 24 Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. 25 Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. 26 Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.
Almeida Atualizada×
). Os filhos imortais de Deus, submissos a Cristo e ao Pai, então herdarão “todas as coisas” (Apocalipse 21:7 Apocalipse 21:7Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Almeida Atualizada×
)—o universo inteiro. (Veja o capítulo intitulado “O Propósito de Deus para a Humanidade”, começando na página 53.)  E “do incremento deste principado e da paz, não haverá fim” (Isaías 9:7 Isaías 9:7Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.
Almeida Atualizada×
).

Esta é a salvação impressionante pela qual esperamos—que começará no retorno glorioso do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. “Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará” (Hebreus 10:37 Hebreus 10:37Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará.
Almeida Atualizada×
). Como Ele declara no último capítulo da Bíblia:  “E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra” (Apocalipse 22:12 Apocalipse 22:12Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.
Almeida Atualizada×
). Sim, Jesus Cristo está voltando. O Rei está vindo—em breve! Então, nas palavras de Hebreus 10:23 Hebreus 10:23retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa;
Almeida Atualizada×
, “retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o  que prometeu.”